Lula escolhe Jean Paul Prates para Petrobras

Senador não confirma convite e garante que está focado em concluir o mandato parlamentar

O senador Jean Paul Prates (PT) será anunciado presidente da Petrobras. O martelo foi batido pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

Senador pelo Rio Grande do Norte desde o fim de 2018, quando a então senadora Fátima Bezerra (PT) renunciou para assumir o Governo do Estado. Jean é advogado, economista e ambientalista. Tem mais de 25 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais.

Jean Paul cursou Direito na UERJ e Economia na PUC/RJ. Nos Estados Unidos, tornou-se Mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pennsylvania. Na França, concluiu mestrado em Economia de Petróleo e Motores, pelo Instituto Francês do Petróleo.

É Botafoguense de coração (e de nascimento, como costuma dizer, por ter nascido no bairro de Botafogo, Rio). Alecrinense no RN, foi diretor de futebol do Alecrim Futebol Clube em 2015, ano do Centenário do clube levando o time à decisão do primeiro turno do Campeonato Potiguar após quase trinta anos do clube sem disputar uma final.

Na área de petróleo, participou da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro), no final da década de 80. Em 1991 fundou a primeira consultoria brasileira especializada em petróleo, chegando a ter 120 consultores associados. Hoje, a empresa conta com mais de 60 profissionais reunidos. Em 1997, participou da elaboração da Lei do Petróleo. Também foi o redator do Contrato de Concessão oficial brasileiro e do Decreto dos Royalties, que beneficiou inúmeras cidades e estados brasileiros.

Iniciou um plano de planejamento energético para o RN em 2001, trabalhando voluntariamente numa proposta apresentada ao então governador Garibaldi Alves. Em 2003, sua proposta de desenvolvimento para o setor energético, com fontes renováveis e a revitalização do setor de petróleo, foi adotada pela Governadora Wilma de Faria.

Fixou residência no RN em 2005. Recebeu os títulos de cidadão mossoroense (2008) e cidadão norte-riograndense (2011), além de outras cidades do Rio Grande do Norte.

Assumiu a Secretaria de Estado de Energia do Rio Grande do Norte e, em menos de 3 anos, levou o Estado à auto-suficiência energética, assegurando mais de 10 bilhões de reais em investimentos para o RN.

À frente da Secretaria de Energia, Jean-Paul Prates conseguiu a ampliação e reconhecimento da Refinaria Clara Camarão (em Guamaré), viabilizou a entrada da Termoaçu (no Vale do Açu) e da Bioformosa (primeira usina térmica a biomassa do RN, no Agreste), e iniciou o planejamento para os investimentos em energia solar no Estado.

Foi na gestão de Jean-Paul Prates que o RN saiu do zero em geração de energia e se transformou em exportador de energia (eólica principalmente), e combustíveis (gasolina, óleo diesel, QAV – querosene de aviação, gás de cozinha e biodiesel), para toda a região Nordeste.

Em 2014, foi eleito primeiro suplente da Senadora Fátima Bezerra (RN) para o período 2015-2022. Em janeiro de 2019, assumiu a cadeira de Senador da República pelo Estado do Rio Grande do Norte, com a eleição e posse da atual Governadora Fátima Bezerra.

Até 2018, dirigiu duas empresas de consultoria: uma na área de petróleo/gás (RJ), outra nas áreas de energia renovável e meio ambiente (RN). Também presidiu o Sindicato da Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN) e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) que reúne associações nacionais, empresas e fornecedores do setor energético.

Foi recentemente reconhecido como um dos três mais influentes no setor de energia renovável no Brasil, e uma das 50 personalidades mais importantes do setor energético mundial, pelas duas principais revistas internacionais especializadas em energia – Recharge (européia) e WindPower (americana). Também foi eleito um dos 25 mais influentes da indústria eólica mundial pela revista Windpower.

No Senado, é hoje Vice-Líder da Minoria no Congresso, membro do Colégio de Líderes do Senado e membro titular em 9 comissões temáticas, além de suplente em outras 5. É vice-presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, e da Frente em Defesa da Petrobras. É presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes e membro dos Grupos Parlamentares Brasil-China e Brasil-Cingapura.

Novo Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.