Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Riachuelo é anulada

FOTO: VANDERLUCIO VARELA

Na noite desta segunda-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal de Riachuelo, houve uma derrubada na eleição para presidente da Casa. Isso aconteceu porque a eleição antecipada da Mesa Diretora, que havia sido realizada em 22 de agosto de 2022, foi anulada na noite de ontem pela maioria dos vereadores da situação através de requerimento do vereador Rêmulo Basílio.

PARA RECORDAR

Neguinho Gabi (PSD) e a ex-vereadora Neide de Cachoeira (PSD), que jantaram na casa do prefeito Joca Basílio (PSB) na noite da eleição, surpreenderam a todos e se juntaram ao grupo de oposição. “A união dos traíras”, como ficou conhecido o fato, e culminou com a vitória de Neguinho para presidente.

REVIRAVOLTA

A conturbada eleição fez o grupo da situação tomar decisões, uma delas foi a volta do vereador Rêmulo Basílio (PSD) à Casa Legislativa. Ele havia se licenciado para assumir o cargo de secretário municipal de Finanças.

Em sua volta, o vereador junto aos outros colegas do grupo da situação, se debruçaram no regimento interno da casa e detectaram vários pontos que não foram observados no processo de eleição. O ponto mais grave identificado pelo vereador Rêmulo Basílio foi a antecipação da eleição sem nenhum projeto de resolução que autorizasse o pleito.

Diante do fato, e com provas concretas, coube ao vereador Rêmulo Basílio solicitar a anulação da pleito.

JULGAMENTO

O requerimento foi analisado pelo presidente da Casa Legislativa, Washington Alves (PSD), que após orientação jurídica, tomou decisão pela anulação da eleição, acatando os fundamentos arguido pelo vereador Rêmulo Basilio (PSD). Na reunião desta segunda-feira (21), o requerimento foi submetido à decisão ao plenário da casa, o qual foi aprovado pela maioria dos presentes. A nova eleição está prevista para acontecer na próxima segunda-feira (28) do mês corrente, dentro do prazo legal e última sessão legislativa de 2022, conforme preceitua o Regimento interno daquela Casa.

DETALHE

Desse vez a situação conta com cinco vereadores, contra quatro da opção. Tudo indica que o prefeito Joca Basílio fará a presidência da casa e ganhará mais uma eleição.

RN NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.