O candidato do Solidariedade ao governo do Estado, Fábio Dantas, propõe 11 medidas com o objetivo de transformar a educação do Rio Grande do Norte na “melhor do Nordeste”. No plano de governo apresentado à Justiça Eleitoral nesta terça-feira (9), junto com o pedido para registrar a candidatura, Fábio Dantas critica a gestão da governadora Fátima Bezerra (PT) pelos resultados no setor.
“O RN tem a pior educação de ensino médio do País; a pior educação dos anos finais do ensino fundamental; a 2ª pior educação dos anos iniciais do ensino fundamental; apenas 2% dos alunos que terminam o ensino médio nas escolas estaduais sabem resolver uma equação; apenas 20% conseguem entender o que leem; 2º estado do Brasil com a maior taxa de abandono escolar; 67% dos alunos das escolas municipais do RN não estão alfabetizados na idade certa; e é o estado do Nordeste que possui o menor número de escolas de ensino médio tempo integral, apenas 9% da rede estadual”, aponta Fábio Dantas.
Para reverter os resultados, Fábio Dantas propõe as seguintes medidas:
- Programa “Educando para a vida”, atualizando o currículo para o novo ensino médio através do modelo estabelecido no programa “Escola da Escolha”
- Educação municipal e estadual integradas e ensino integral de excelência
- “Educação Inteligente” – Atualmente a gestão dos recursos humanos da educação pública estadual no RN é feita parcialmente através de sistemas informatizados (SIGEDUC). A proposta é que os sistemas atuais serão utilizados na íntegra
- Avaliação continuada
- Capacitação continuada
- Prêmio melhores escolas
- Educação municipal de excelência
- Merenda de qualidade especialmente na primeira infância
- Transporte escolar de qualidade
- Fortalecimento e valorização do “Proerd” e do Programa “Jovem aprendiz”, envolvendo as forças de segurança e a iniciativa privada com a escola e com a comunidade local.
- Programa “Um livro por semana”, para estimular a leitura.
98 FM