A Band anunciou nesta quinta-feira (4) uma mudança no debate entre os candidatos ao governo do Estado que será promovido no próximo domingo (7), a partir das 21h. De acordo com a emissora, com a alteração, só vão participar do programa os candidatos dos partidos que têm, no mínimo, cinco deputados federais. A restrição é permitida por lei.
Com isso, só vão participar do debate quatro candidatos: a governadora e candidata à reeleição Fátima Bezerra (PT) e os candidatos Fábio Dantas (Solidariedade), Styvenson Valentim (Podemos) e Danniel Morais (PSOL). Dos quatro participantes, o único que ainda não homologou candidatura em convenção foi Styvenson. Mesmo assim, ele confirmou presença.
Cinco candidatos ao governo ficarão de fora do debate: Clorisa Linhares (PMB), Antônio Bento (PRTB), Rosália Fernandes (PSTU), Nazareno Neris (PMN) e Rodrigo Vieira (DC).
Até o início da semana, a emissora vinha divulgando que o debate teria a participação de todos os candidatos ao governo do Estado. Ao PORTAL DA 98 FM, no entanto, a Band afirmou que precisou a aplicar a cláusula de barreira por questões técnicas. O formato do debate não comportaria 9 candidatos.
O debate será transmitido ao vivo direto dos estúdios da emissora em Candelária, na Zona Sul de Natal, e terá mediação da jornalista Anna Ruth Dantas, apresentadora do programa Band Cidade.
O debate consistirá em rodadas de sabatina entre os candidatos de modo que cada candidato seja sabatinado pelos demais e, da mesma forma, possa sabatinar os seus adversários. Antes de iniciar as sabatinas, os candidatos terão direito a um período de 45 segundos para apresentação aos telespectadores. E antes do encerramento do programa, após todos os candidatos serem sabatinados, será aberto um espaço de 45 segundos para que cada um faça as suas considerações finais.
De acordo com o compromisso assinado pelos representes, os candidatos confirmaram participação em um debate caso exista segundo turno. O programa está pré-agendado para o dia 5 de outubro de 2022.
98 FM