Quatro toneladas de fios irregulares são retiradas de postes em 17 municípios do RN

Quatro toneladas de fios irregulares são retirados de postes em 17 municípios do RN – Foto: Neoenergia Cosern/Divulgação

Quatro toneladas de fios e equipamentos irregulares de telecomunicações (internet e telefonia) instalados à revelia em postes da Neoenergia Cosern em Arez, Assú, Barcelona, Carnaubais, Ceará-Mirim, Doutor Severiano, Florânia, João Câmara, Macau, Mossoró, Portalegre, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Tomé, São Vicente e Senador Eloy de Souza foram retirados.

O volume de material que representava risco à segurança da população e ao fornecimento de energia elétrica recolhido este ano pela “Operação Ordenamento” já se aproxima do total de 2021, quando a Neoenergia Cosern retirou cinco toneladas de material irregular dos postes em todo estado.

“O objetivo é reforçar a segurança com a população, reduzir a poluição visual, evitar o desgaste das nossas estruturas e identificar ligações à revelia e clandestinas de cabos de telecomunicação em nossa rede”, explicou Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Neoenergia Cosern.

A operação de ordenamento vai continuar nas próximas semanas e a população pode colaborar, enviando relatos de onde haja possíveis irregularidades por meio do telefone 116 ou pelo e-mail [email protected].

Como se regularizar

De acordo com a Neoenergia Cosern, as empresas de telecomunicação precisam apresentar projeto e aguardar a análise e aprovação da distribuidora antes de lançar os cabos nos postes, conforme determinação das agências reguladoras ANEEL/ANATEL/ANP.

As irregularidades identificadas pela empresa durante a fiscalização são tratadas da seguinte forma:

Nos casos em que forem identificados pontos de fixação ou equipamentos instalados clandestinamente ou cabos que possam causar risco à segurança, tanto da população quanto ao fornecimento de energia (como fios descascados ou rompidos, vão baixo, repetidoras, mão francesa, cabos descumprindo as distâncias de segurança etc.), a instalação irregular será retirada pela Neoenergia Cosern imediatamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.