Cruzamento de avenidas de Natal completa uma semana interditado após transbordamento de lagoa

Foto: Vinícius Marinho

O cruzamento entre as avenidas Ayrton Senna e Alagoas, no bairro de Neópolis, zona Sul de Natal, segue interditado há mais de uma semana. A lagoa de captação do conjunto Pirangi transbordou e alagou as duas vias do cruzamento, um dos principais da região, no fim de semana entre os dias 2 e 3 de julho. No entanto, a via segue interditada até esta segunda-feira (11).

Moradores da região estão ilhados. A Secretaria Municipal de Infraestrutura afirmou que realiza manutenção da rede de drenagem no entorno das avenidas e que o serviço deve ser concluído até o próximo sábado (16) – quando o alagamento deverá completar duas semanas. Segundo os moradores, a água baixou apenas alguns centímetros desde as últimas chuvas.

“Não posso crer que o sistema de bombeamento dessa lagoa esteja plenamente funcionando, já que não está baixando. Como está essa tubulação? Ela teve manutenção? O bombeamento é pra existir em toda lagoa. Se as bombas estão funcionando em sua plena capacidade, então elas estão mal dimensionadas ou a rede de drenagem está com problema”, afirma a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte, Ana Adalgisa.

No dia 5 de julho, a Secretaria da Infraestrutura afirmou que a rede de drenagem joga as águas de lagoas de captação para lençóis freáticos com auxílio de bombas. Ainda de acordo com as pastas, os equipamentos não estavam conseguindo concluir o trabalho porque o solo que absorve a água já estaria sobrecarregado.

G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.