Águas do Rio São Francisco chegam ao Rio Grande do Norte

Na noite da quarta-feira, 13, às 23h53, as águas do Rio São Francisco finalmente chegaram ao Rio Grande do Norte, marcando um momento histórico para a segurança hídrica do estado. A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do evento, afirmando que “é a concretização de um sonho que se torna presente e futuro”.

O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella, também ressaltou a singularidade do momento, destacando que a integração de bacias é uma política de Estado que garante desenvolvimento sustentável e fortalece a economia.

O Projeto de Integração de Águas do Rio São Francisco (PISF) é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, com 477 quilômetros em dois eixos (Leste e Norte), beneficiando 12 milhões de pessoas em 390 municípios de quatro estados. No Rio Grande do Norte, a água chega com um volume inicial de 2,95 m³/s, prioritariamente para abastecimento humano e agricultura familiar.

A água que chega ao estado vem das barragens Caiçara, Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba, e tem como destino final as barragens Oiticica e Armando Ribeiro. A Barragem Oiticica, inaugurada em março deste ano, beneficia 43 municípios e permite a irrigação de 10 mil hectares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.