
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas simultâneos de perigo potencial para o Rio Grande do Norte. As recomendações valem até às 10h desta quinta-feira (7) e envolvem a previsão de ventos costeiros intensos e acumulado significativo de chuvas, exigindo atenção especial da população em diversas regiões do estado.
O primeiro alerta atinge as áreas litorâneas do RN e do Ceará, com destaque para a intensificação dos ventos ao longo da costa. A previsão é de rajadas que podem provocar deslocamento de dunas de areia sobre imóveis localizados próximos à faixa litorânea, especialmente em áreas urbanas. A orientação é que moradores e gestores públicos fiquem atentos ao risco de acúmulo de areia em vias e edificações.
No território potiguar, estão sob esse alerta as regiões Oeste, Central, Agreste e Leste Potiguar, totalizando 19 municípios: Areia Branca, Caiçara do Norte, Galinhos, Grossos, Guamaré, Jandaíra, João Câmara, Macau, Mossoró, Parazinho, Pedra Grande, Pedro Avelino, Porto do Mangue, Pureza, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Tibau e Touros.
O segundo aviso emitido pelo Inmet diz respeito ao acumulado de chuvas, com precipitações variando entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Esse alerta inclui municípios do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. No RN, as áreas mais afetadas devem ser o Leste Potiguar e o Agreste Potiguar.
Ao todo, 36 cidades potiguares estão sob o alerta de chuvas, entre elas: Natal, Parnamirim, Macaíba, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, Nísia Floresta, Goianinha, Nova Cruz, Monte Alegre, Extremoz, Maxaranguape, Tibau do Sul, Touros, Rio do Fogo, Baía Formosa, Canguaretama, Montanhas, Pedro Velho, Arês, Brejinho, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Passagem, Vera Cruz, Várzea, Espírito Santo, Pureza, Senador Georgino Avelino, São Pedro, Santo Antônio, Jundiá, Ielmo Marinho, Vila Flor, Serrinha e Taipu.
Apesar de o risco ser considerado baixo para alagamentos e deslizamentos, o Inmet orienta que a população evite se expor ao mau tempo, monitore áreas de encosta e mantenha cuidados com o uso de aparelhos eletrônicos durante as chuvas. Em casos de emergência, os contatos indicados são a Defesa Civil, pelo número 199, e o Corpo de Bombeiros, pelo 193.