Pórtico dos Reis Magos passará por revitalização com reforço na estrutura

Pórtico foi construído para marcar os 400 anos da cidade de Natal

Em dezembro o Pórtico dos Reis Magos, construído sobre a BR-101, na entrada sul da capital potiguar, completa 24 anos de sua inauguração. A obra, considerada emblemática, por ser o maior balanço em concreto suspenso do País, passará por reformas. A Prefeitura de Natal realizou a licitação e a empresa contratada terá quatro meses para revitalizar todo conjunto arquitetônico.

“Em uma vistoria observamos algumas patologias em relação à questão estrutural. Sendo assim, definimos por uma manutenção preventiva”, explicou Lucas Gabriel, secretário adjunto de Conservação da Seinfra – Secretaria de Infraestrutura de Natal.

Será feito um reforço da estrutura, criando uma área adicional ou aumento de secção que permite, consequentemente, diminuir as tensões aplicadas. A área adicional é obtida por meio do envolvimento total ou parcial do pilar por concreto aliado ou não às armaduras.

De acordo com o representante da Seinfra, a obra será uma manutenção com reforço e recuperação estrutural no valor de RS 424.363,36 e a empresa já está com o contrato assinado e mobilizando o pessoal pra iniciar a obra. O prazo de vigência do contrato é de 180 dias (6 meses) e o prazo para a realização do serviço é de 120 dias (4 meses).

A Prefeitura de Natal irá se reunir com a empresa realizadora da obra para tratar sobre a necessidade de possíveis interdições parciais na BR-101, entre outras ações. “A empresa tem um projeto executivo em mãos, mas precisa ver in loco como vamos proceder. Iremos nos reunir com eles para ver a questão de locação de canteiro e se vai precisar interditar uma via da marginal, por exemplo. Tudo também precisará do aval do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, que administra a BR”, explicou.

Arquitetura
O Pórtico dos Reis Magos é uma obra assinada pelo arquiteto Moacyr Gomes, falecido em 2022, em parceria com o arquiteto Eudes Galvão Montenegro. O autor do projeto também projetou o estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado (o “Machadão”), o Ginásio Poliesportivo Humberto Nesi, ambos derrubados para dar lugar à Arena das Dunas, a Faculdade de Odontologia da UFRN, a sede da Associação Atlética Banco do Brasil, a Biblioteca Câmara Cascudo, além do Centro Administrativo do Estado e o edifício Barão do Rio Branco, um dos mais emblemáticos da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.