Diretores da FIERN destacam importância da sanção da revisão do Plano Diretor de Natal

Divulgação/FIERN

A revisão do Plano Diretor de Natal (PDN) foi sancionada pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, em solenidade realizada, na noite desta segunda-feira (7), no Centro Municipal de Referência em Educação (Cemure). O diretores da FIERN Roberto Serquiz, que é primeiro tesoureiro da Federação, e Silvio Bezerra, que é presidente do Sinduscon/RN e um dos vices-presidentes do Sistema Indústria, participaram do evento.

O novo Plano Diretor é considerado um marco para o desenvolvimento e modernização da capital do Rio Grande do Norte. O Sistema FIERN contribuiu ativamente na discussão e construção das propostas para a revisão do documento que define as regras para a construção e ocupação das áreas da cidade.

O diretor Roberto Serquiz pontuou que a FIERN esteve presente ativamente em várias etapas de elaboração da revisão do Plano Diretor de Natal, com a participação em audiências públicas, promovendo a realização de encontros com empresários para esclarecimentos de dúvidas e sugestão de propostas. “Desde o planejamento até a execução participativa em que, de forma democrática, esse trabalho foi desenvolvido, a FIERN esteve presente”, disse.

Em dezembro do ano passado, a Federação das Indústrias do RN encomendou e apresentou uma pesquisa de opinião pública inédita em que ouviu os natalenses sobre a revisão do PDN e apontou que 87% dos entrevistados eram favoráveis à proposta de revisão. Além disso, realizou o seminário “Novo Plano Diretor — Como Natal Pensa”, em parceria com o jornal Tribuna do Norte, no auditório da Casa da Indústria, em que foram analisados os números da sondagem desenvolvida pelo Instituto Conectar Pesquisa e Inteligência para a Federação – dias antes da votação do documento no plenário da Câmara Municipal.

Serquiz frisou que a Federação entende a importância do Plano ser revisto, após vários anos de espera, para o desenvolvimento econômico sustentável da cidade. “Ele [o PDN] que pavimenta a estrada para colocar Natal novamente na rota do desenvolvimento. É um resgate para a cidade que precisa ser modernizada, melhorada”, comentou. E acrescentou ainda que o novo PDN é importante para melhoria da competitividade da cidade. “Sobretudo vai resgatar a qualidade de vida do natalense”, ponderou.

Ele parabenizou o prefeito Álvaro Dias pela “determinação e motivação” e também os vereadores da Câmara Municipal pela “serenidade e equilíbrio para aprovar e trazer importante ferramenta para levar natal ao patamar que ela merece”.

O vice-presidente da FIERN, Silvio Bezerra, ressaltou que o novo PDN representa a retomada dos projetos e, consequentemente, dos investimentos que gerarão impostos e empregos para população de Natal. Bezerra lembrou que o mercado imobiliário está parado “há uns quatro anos” e agora, com a nova lei, tende a se revitalizar para gerar projetos e empregos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.