7 de agosto de 2022

Sesap confirma 4º caso de varíola dos macacos e diz que RN vive transmissão comunitária da doença

SCIENCE PHOTO LIBRARY

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte confirmou, nesta sexta-feira (5), o primeiro caso da doença varíola dos macacos na cidade de Mossoró, na região Oeste. Este é o quarto caso registrado no estado.

Ainda de acordo com o governo, o estado já vive a transmissão comunitária da doença.

Nos primeiros casos, sabia-se que os pacientes tinham visitado outros países, onde foram infectados. Porém, nos mais recentes, as autoridades perceberam que os pacientes não viajaram ou tiveram contato com pessoas de fora, o que significa que a doença já circula no estado.

“A gente percebe que essa transmissão já acontece entre a população do Rio Grande do Norte, ou seja, a transmissão comunitária. A última pessoa diagnosticada não teve contato com ninguém de fora do estado”, considerou Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesap.

Ainda de acordo com ela, todos os casos registrados até esta sexta-feira (5) são leves. Os pacientes ficam isolados nos seus próprios domicílios.

A Sesap ainda afirmou que também monitora as pessoas que tiveram contato com os pacientes, que podem desenvolver sintomas da doença. Além disso, orienta os municípios sobre as ações vigilância e notificação de casos suspeitos.

O Rio Grande do Norte teve dois casos confirmados em Natal, um em Parnamirim, na região metropolitana da capital, e agora um quarto em Mossoró. A capital potiguar ainda conta com dois pacientes cadastrados como casos prováveis.

Outros 18 pacientes são analisados como casos suspeitos para a doença, em todo o estado. Nove em Natal, quatro em Parnamirim, dois em São Gonçalo do Amarante e outros três distribuídos nas cidades de Angicos, Ceará-Mirim e Lagoa de Pedras.

Outros 14 casos suspeitos já foram descartados pelas autoridades estaduais.

Casos confirmados
– Natal (2)
– Mossoró (1)
-Parnamirim (1)
Casos prováveis
– Natal (2)

Casos suspeitos
Natal (9)
Parnamirim (4)
São Gonçalo do Amarante (2)
Angicos (1)
Ceará-Mirim (1)
Lagoa de Pedras (1)

Com informações do G1 RN

Rogério recebe apoio de 11 prefeitos do Potengi e encontra multidão em Macaíba e Cerro Corá

Divulgação

O candidato a senador, Rogério Marinho (PL), recebeu importantes apoios ao seu projeto durante este sábado (06). Onze prefeitos de cidades do Potengi potiguar decidiram se unir a candidatura do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, além de vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças que promoveram um grande encontro na região. Depois, Rogério se encontrou com uma verdadeira multidão nas cidades de Macaíba e em Cerro Corá, nesta última para prestigiar o Festival de Inverno da cidade.

O primeiro compromisso foi em São Tomé, onde Rogério e o candidato a governador Fábio Dantas (SDD) receberam os apoios de 11 gestores da região. Os prefeitos que anunciaram apoio são Babá Pereira, de São Tomé; Fabiano Lopes, de Barcelona; Tiquinho, de Ruy Barbosa; Keka, de São Bento do Trairi; Luciano, de Lajes Pintadas; Rossane Patriota, de Ielmo Marinho; Pacelli, de São Paulo do Potengi; Maciel, de Elói de Souza; Fernando Teixeira, de Espírito Santo; Soniara, de Lagoa de Velhos; e Clécio Azevedo, de Bom Jesus. Todos estiveram reunidos com Fábio e Rogério para firmar a parceria a favor do RN.

“A nossa responsabilidade aumenta a cada dia com a chegada de novos apoios, que reforçam nosso compromisso em defesa de melhorias para os municípios potiguares. Agradeço pela confiança e reafirmo nossa disposição de continuarmos trabalhando e lutando juntos por mais desenvolvimento para nossas cidades”, disse Rogério Marinho.

Já na parte da tarde, o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior, comandou um grande evento no campo do Cruzeiro. Uma multidão foi até o local para o gestor apresentar seus candidatos nas eleições desse ano. Além de Rogério, também participaram do ato os deputados federal, João Maia (PL), e estadual, Kleber Rodrigues (PSDB), que disputarão a reeleição.

Rogério agradeceu pela calorosa recepção do povo macaibense. “São momentos como este que nos mostram que estamos no caminho certo. Há ainda um longo percurso, mas cada abraço recebido ou palavra de incentivo, renova nossa disposição e esperança. Estamos juntos”, disse o ex-ministro.

A agenda do sábado foi encerrada em mais um grande evento, dessa vez no Festival de Inverno de Cerro Corá. Rogério foi até a cidade atendendo ao convite do prefeito Novinho, que acompanhou o candidato a senador durante a visita aos estandes. “Parabenizar ao prefeito e a cidade de Cerro Corá. O Festival de Inverno gera emprego e renda, fortalece a economia e fomenta o turismo nesta região que é um orgulho para todos nós potiguares. Terra de gente trabalhadora e de muita fé”, disse Rogério.

Band RN realiza primeiro debate com candidatos ao Governo neste domingo

Reprodução

A Band RN  realizará amanhã, 07, o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Rio Grande do Norte. Com duas horas de duração, o debate focará nas perguntas entre os candidatos, sobre temas livres.

O debate terá início às 21h com transmissão simultânea pela TV e pelo portal ibandRN. A mediação será da jornalista Anna Ruth Dantas, apresentadora do jornal Band Cidade.

Confirmaram presença no debate a governadora Fátima Bezerra (PT), o ex-vice-governador Fábio Dantas (Solidariedade), o senador Styvenson Valentim (Podemos) e Danniel Moraes (PSOL).

Clorisa Linhares (PMB) havia sido desconvidada porque a legislação só torna obrigatória a convite para debates de candidatos de partidos que tenham no mínimo cinco parlamentares no Congresso Nacional. Ela conseguiu na justiça o direito de participar por estar coligada com o Patriotas, que preenche os requisitos.

Rosália Fernandes (PSTU), Rodrigo Vieira (DC) e Bento da Silva (PSTU) não foram convidados sob a mesma alegação de Clorisa.

Blog do Barreto

Homem morre após cair de cima de mesa e bater cabeça no chão em festa no interior do RN

Imagem: reprodução

Um homem de 28 anos morreu após cair de cima de uma mesa de plástico e bater a cabeça no chão, durante uma festa realizada em Acari, na região do Seridó potiguar. O caso aconteceu no início da manhã deste domingo (7).

Segundo o sargento José Emerson, da Polícia Militar do município, a corporação não foi acionada ao local. No entanto, testemunhas disseram que o rapaz estava dançando em cima da mesa, quando caiu e bateu a cabeça. O homem estava vestido de camisa azul e dançava em cima de duas mesas de plástico sobrepostas.

A assessoria da prefeitura do município informou que o caso aconteceu por volta das 5h30, perto do fim da festa. A vítima teria consumido bebida alcoólica durante a noite e, ao tentar descer da mesa, se desequilibrou e caiu.

Lucas Gabriel de Melo Silva chegou a ser socorrido e levado ao pronto-atendimento da cidade, mas não resistiu e morreu.

Segundo Pedro Santos, cunhado de Lucas, o jovem estava trabalhando na festa. Ele atuava com montagem de iluminação de eventos.

“Ele trabalhou durante a festa e, segundo me falaram, ele bebeu, já perto do fim. Estávamos em casa, quando recebemos a notícia que ele já estava no hospital, sendo atendido”, contou o cunhado.

Lucas deixou sua companheira e uma filha de 3 anos de idade. Segundo a família, o sepultamento dele deve ocorrer às 17h deste domingo (7), na cidade.

A prefeitura de Acari publicou nota lamentando o falecimento do morador e disse que Lucão, como era conhecido, era um “jovem trabalhador, sempre atuante e presente em todas as atividades sociais da cidade”.

g1-RN