São Gonçalo: Prefeito Eraldo Paiva cria sala de operações e acompanha medidas emergenciais para estragos das chuvas

Em função das fortes chuvas que voltaram a cair em São Gonçalo do Amarante/RN, assim como em outros municípios da Região Metropolitana de Natal, desde a madrugada desta sexta-feira (8), o prefeito Eraldo Paiva criou uma sala de monitoramento e operações com vários técnicos e equipes de intervenção imediata e está acompanhando de perto o trabalho de atendimento a urgências em todo o município.

Pela manhã, ele esteve no local montado no prédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, para o atendimento dos chamados que estão chegando pelo canal virtual da Defesa Civil, por meio do aplicativo Whatsapp: (84) 9 9621-7300 e também da plataforma disponibilizada pela Prefeitura Municipal para solicitações dos moradores das áreas afetadas. O link de acesso é bit.ly/atendimentosga.

“Estamos monitorando as chuvas que voltaram a cair fortemente na nossa cidade e geram muitas preocupações; e aqui, com nossos técnicos, para ajudar na coordenação desse trabalho importante. Várias equipes estão nas ruas, equipe de tapa-buraco, de máquinas, de empresas que estão corrigindo e consertando vários problemas causados em virtude das grandes chuvas que atingem toda Região Metropolitana”, comentou Eraldo.

Para avaliar os casos mais graves, o prefeito Eraldo e o secretário municipal interino de Infraestrutura, Vagner Araújo, visitaram alguns pontos, conversaram com moradores e direcionaram ações emergenciais. Entre as urgências está a contenção das águas para evitar mais estragos e riscos às residências. Os locais que já sofreram intervenções estruturais ao longo da semana também estão sendo vistoriados para avaliar se as soluções encaminhadas estão resistindo ao temporal.

“Quero agradecer aos nossos técnicos e todos os servidores da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante por essa força-tarefa. Desde o último domingo, que estamos nas ruas, em regime de mutirão, para diminuir as consequências das chuvas. Nossa orientação aos moradores de São Gonçalo é que qualquer problema que esteja sendo causado nos bairros que nos comunique através da Defesa Civil ”, enfatizou.

Decreto de Calamidade Pública
Na última segunda-feira (4), a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante publicou o Decreto Municipal n° 1.549, declarando estado de calamidade pública em relação à infraestrutura urbana e aos prédios públicos do município afetados em consequências das fortes chuvas dos últimos dias. O estado de calamidade é válido pelos próximos 90 dias.

Com o decreto, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos e entes da Administração Pública Municipal, que atuarão coordenados pelo Gabinete do Prefeito. Além disso, com a publicação, a Prefeitura poderá atuar de maneira mais efetiva nas respostas aos desastres ocasionados pelas fortes chuvas, bem como na prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários afetados, levando em conta o prazo máximo de 180 dias consecutivos para a devida conclusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.