Partidos dão os primeiros passos para definir candidaturas

Podemos realizou encontro no último sábado (2) – Foto: Divulgação

Faltando menos de três meses para as eleições, os partidos políticos no Rio Grande do Norte começam a planejar tomadas de decisões visando o pleito eleitoral de outubro próximo. O maior destaque para o anúncio de data para a convenção da “Federação Brasil da Esperança”, entre o Partido dos Trabalhadores (PT), o Partido Verde (PV) e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que em âmbito estadual se reúne no próximo dia 23 para definir os nomes que estarão à disposição do povo potiguar nas urnas eletrônicas.

Em comunicado enviado à imprensa, a Federação cita as parcerias com o MDB e o PDT, que deverão indicar o deputado Walter Alves como vice, e o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves como senador na composição da chapa que tem a petista Fátima Bezerra como cabeça.

O afunilamento do prazo faz com que as movimentações de bastidores se intensifiquem. O grupo governista foi o primeiro a dar um passo, mas não o único. Depois do anúncio feito na última sexta-feira (1), marcando o encontro para o penúltimo sábado do mês, o primeiro dentro do prazo permitido para realizar convenções, ninguém mais marcou convenção, no entanto, outros encontros estratégicos já aconteceram ou têm datas marcadas.

Podemos se reúne

No último sábado (2), o Podemos, do senador Styvenson Valentim, que até agora não tomou decisão quanto a uma candidatura ao Governo do Estado, se reuniu em um evento dividido em dois momentos: o primeiro aberto a convidados, e outro mais exclusivo, só para os pré-candidatos da legenda ao cargo de deputado federal. O encontro, realizado em um hotel em Ponta Negra, contou com a presença de economistas e advogados na primeira metade, que aconteceu pela manhã, quando um estudo econômico sobre o Rio Grande do Norte, “Pensando o Desenvolvimento do RN”, foi apresentado.

Já o segundo momento, ocorrido durante a tarde no mesmo local, contou somente com nomes do partido que estão pretendendo lançar candidatura à Câmara dos Deputados. As assessorias jurídica, contábil e de comunicação do partido estiveram presentes, prestando orientações e tirando dúvidas. O senador Styvenson não participou de nenhum dos momentos, mas justificou a ausência alegando que estaria em uma agenda com o senador Eduardo Girão, no Ceará.

PSDB Mulher apresenta pré-candidatas a federal e estadual

“No PSDB do RN não haverá candidaturas fictícias de mulheres, apenas para cumprir a cota mínima de 30% determinadas por lei. Vamos ter três nomes que concorrerão a deputada federal e também estamos viabilizando cerca de sete mulheres para concorrer à Assembleia Legislativa”, diz Isa Carneiro, ex-vereadora e ex-vice-prefeita de Cruzeta, e que é responsável pelas tucanas potiguares.

Entre os nomes que serão apresentados amanhã, estão Júlia Ferreira, Engracia Alves, Leila Maia, Thaysa Barbosa, Karina Pereira, Delkiza Cavalcante, Wanderleya Firmino, Juliana Dantas, Luciene são nomes confirmados pelo PSDB.

A convenção estadual do PSDB ainda não tem data definida, mas já há uma previsão e deve acontecer até o fim deste mês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.