julho 2022

Convenção do Solidariedade homologa candidatura de Fábio Dantas ao Governo

Divulgação

Mudar o RN com seriedade e comprometimento com as pessoas. Esse é o compromisso do partido Solidariedade que, na manhã desta sexta-feira (29), em convenção estadual, homologou a candidatura de Fábio Dantas para Governador, tendo como candidato a vice, Ivan Júnior.

A executiva estadual do Solidariedade,  presidida por Janiel Hercílio, e também com a presença do prefeito de Mossoró, Alysson Bezerra, chancelou ainda as candidaturas para deputados federal e estadual.

Nas eleições 2022, o Solidariedade forma coligação com o União Brasil, PL, PP e PSD. O candidato ao senado na chapa majoritária é o ex-ministro Rogério Marinho.

Litoral do Rio Grande do Norte tem 29 cidades sob aviso de chuvas; veja lista

Elisa Elsie

G1 RN – A faixa litorânea da região Leste do Rio Grande do Norte está sob aviso de chuvas. Ao todo são 29 municípios listados no informe divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso alerta para chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de baixa probabilidade de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. O aviso está em vigor e segue até às 10h deste sábado (30).

O grau de severidade do alerta é de perigo potencial, sendo a legenda de menor risco. Ela é representada pela cor amarela. Há ainda a cor laranja, intermediária que representa perigo, e a cor vermelha, a de maior risco e que representa grande perigo.

O Inmet recomenda que os cidadãos evitem enfrentar mau tempo, observem alteração nas encostas e, se possível, não usem aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante as chuvas. Mais informações podem ser consultadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Veja lista de cidades no aviso de chuvas:

  • Arês
  • Baía Formosa
  • Brejinho
  • Canguaretama
  • Ceará-Mirim
  • Espírito Santo
  • Extremoz
  • Goianinha
  • Jundiá
  • Macaíba
  • Maxaranguape
  • Montanhas
  • Monte Alegre
  • Natal
  • Nísia Floresta
  • Nova Cruz
  • Parnamirim
  • Passagem
  • Pedro Velho
  • Pureza
  • Rio do Fogo
  • São Gonçalo do Amarante
  • São José de Mipibu
  • Senador Georgino Avelino
  • Tibau do Sul
  • Touros
  • Várzea
  • Vera Cruz
  • Vila Flor

Imprensa nacional diz que presidenciável desistiu da disputa após pressão do PT

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado federal e presidente da União Brasil, Luciano Bivar (PE), desistiu de sua candidatura ao Palácio do Planalto e tentará a reeleição. Em troca, Bivar terá o apoio da federação formada por PT, PCdoB e PV para disputar Presidência da Câmara em 2023.

Como vinha noticiando O Antagonista, emissários de Lula iniciaram uma ofensiva na semana passada para tentar articular uma aliança entre o União Brasil e o PT. Tanto em âmbito nacional quanto em alguns estados.

O acerto ocorreu hoje pela manhã em um almoço que teve a presença de Luciano Bivar e do ex-líder do governo no Senado Fernando Bezerra Coelho e outros integrantes do MDB em Pernambuco. O ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), filho de Fernando Bezerra, terá o apoio do PT no estado.

Com esse acerto, o PT também deve apoiar a candidatura de ACM Neto ao governo da Bahia.

O Antagonista

PL realizará convenção em Natal no domingo para homologar candidatura de Rogério Marinho ao Senado

O Partido Liberal (PL) realizará sua convenção partidária no Rio Grande do Norte neste domingo, dia 31 de julho. O evento será realizado no Palácio dos Esportes, em Natal, a partir das 9 horas. Na oportunidade, a legenda homologará candidaturas a deputado estadual, federal e de Rogério Marinho para senador.

“A convenção mostrará a nova cara do PL no Estado, que sob a liderança do deputado João Maia caminha para sair das urnas como um dos maiores partidos do RN. Estaremos juntos para oficializar nosso projeto ao Senado nesta grande festa da democracia”, disse o ainda pré-candidato Rogério Marinho, ex-ministro do Desenvolvimento Regional.

A convenção também confirmará o apoio do PL a Fábio Dantas (SDD) para governador e a Ivan Júnior (UB) para vice-governador.

Convenção do Solidariedade homologa candidaturas de Fábio Dantas ao Governo e Cristiane para deputada estadual

Mudar o RN com seriedade e comprometimento com as pessoas. Esse é o compromisso do partido Solidariedade que, na manhã desta sexta-feira (29), em convenção estadual, homologou a candidatura de Fábio Dantas para Governador, tendo como candidato a vice, Ivan Júnior.

A executiva estadual do Solidariedade, presidida por Janiel Hercílio, chancelou também as candidaturas para deputados federal e estadual, entre elas da deputada Cristiane Dantas, que irá para a disputa da terceira eleição na Assembleia Legislativa.

“É com muita confiança e expectativa que compartilho com vocês a confirmação da minha candidatura à reeleição para a deputada estadual. Estou muito feliz, porque hoje o nosso partido deu passo significativo ao projeto político em 2022, tendo meu marido Fábio como principal nome para o Governo do Estado, disposto a promover as mudanças que o RN precisa para voltar ao rumo do desenvolvimento. Vamos levar nossa mensagem e prestação de contas a todas as regiões do estado, mostrando o nosso trabalho e a nossa dedicação pelo bem do Rio Grande do Norte. Com otimismo, acredito que, caminhando junto com o povo e sendo uma legítima representante da mulher potiguar, iremos alcançarmos mais uma vitória”, disse Cristiane.

Nas eleições 2022, o Solidariedade forma coligação com o União Brasil, PL, PP e PSD. O candidato ao senado na chapa majoritária é o ex-ministro Rogério Marinho.

MP Eleitoral: entidades religiosas do RN não devem se envolver em propaganda política nas Eleições de 2022

A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) expediu recomendação para que entidades religiosas não pratiquem atos de propaganda eleitoral relativos às eleições deste ano. O período de campanha inicia a partir de 16 de agosto. O documento foi enviado a mais de 10 entidades das mais diferentes religiões no estado.

De acordo com a recomendação, dentro dos templos não se deve realizar ou permitir a realização de “qualquer espécie de propaganda eleitoral, inclusive a negativa, pedido de voto, ainda que dissimulado, manifestação de apoio ou de agradecimento público a pré-candidatos ou candidatos a cargos públicos nas Eleições de 2022”. Para tanto, os dirigentes de entidades religiosas devem instruir todos que façam uso da palavra na respectiva instituição sobre a vedação de propaganda eleitoral nos templos, seja verbal ou impressa, sob pena de multa pela Justiça Eleitoral.

A PRE/RN orienta, ainda, que a recomendação seja amplamente divulgada a todos os membros de entidades religiosas que sejam candidatos ou pré-candidatos nestas eleições. Em caso de descumprimento da legislação eleitoral, eles poderão ser responsabilizados pelos atos irregulares em conjunto com a entidade.

Eleições e religião – A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) proíbe que candidatos e partidos políticos recebam doação de organizações religiosas, seja em dinheiro, estimável em dinheiro ou por meio de qualquer tipo de publicidade. A legislação também veda a veiculação de propaganda eleitoral em bens acessíveis a população em geral, o que inclui os templos religiosos.

A recomendação da PRE/RN enfatiza, ainda, que nenhuma pessoa jurídica pode fazer doação eleitoral (ADIN nº 4.650 e Lei nº 13.165/2015), o que reforça a impossibilidade de contribuição financeira a campanha eleitoral por entidades religiosas. Além disso, o Tribunal Superior Eleitoral firmou entendimento de que a prática de atos de propaganda em prol de candidatos por instituição religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar hipótese de abuso de poder econômico.

Ministério da Saúde confirma primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Foto: Ilustrativa

O Ministério da Saúde confirmou, nesta sexta-feira (29), a primeira morte por varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. O óbito foi registrado em Uberlândia (MG) na quinta; o paciente era um homem com baixa imunidade.

Nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou os primeiros casos da doença em crianças. A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para outra por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. (Veja mais detalhes sobre a transmissão).

A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Casos graves podem ocorrer, mas a varíola dos macacos é bem menos letal que a varíola humana, erradicada em 1980.
Nos últimos tempos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de letalidade da varíola dos macacos foi de cerca de 3% a 6%; para a varíola humana maior, esse percentual chegava a 30%.

A doença ainda não tem uma vacina específica, mas três vacinas já existentes contra a varíola humana podem ser usadas para proteger contra a varíola dos macacos. Alguns países já estão aplicando uma delas, mas ainda não há previsão de chegada no Brasil.

G1

Convenção Nacional do Podemos contará com representação potiguar

Felipe Madruga, presidente estadual do partido no RN e membro da executiva nacional estará presente; ele tem encontro marcado com líderes para discutir candidatura majoritária no estado

A executiva nacional do Podemos se reúne em convenção partidária no próximo domingo (31), na sede da Câmara Municipal de São Paulo, para definir os rumos do partido nas eleições deste ano.

O evento contará com a participação de lideranças de todo o país, e do Rio Grande do Norte, o advogado Felipe Madruga, presidente estadual do Podemos, fará as honras de representar os potiguares. Além do comando da sigla no RN, Madruga é membro da executiva nacional e deverá contribuir na construção do projeto político da agremiação visando as eleições do próximo outubro.

A convocação foi feita pela presidente nacional do Podemos, a deputada federal por São Paulo Renata Abreu, e o encontro homologará as alianças e formações que o partido integrará no plano nacional, dando diretrizes para todos os filiados.

Encontro com líderes para definir situação no RN

Além da agenda oficial na convenção nacional, Felipe Madruga tem encontro marcado com a presidente nacional do partido, deputada Renata Abreu, e com o senador Álvaro Dias, para discutir o cenário político no Rio Grande do Norte e a possível candidatura majoritária no Estado.

Potengiense lançará seu livro nesta sexta-feira (29) em Natal

Foto: reprodução

A Potengiense Joana Maria Dantas, professora aposentada da UFRN, de família tradicional de São Paulo do Potengi, a Adelino Dantas, irmã de Seu Alfeu (in memorian) tia de Paulo de Alfeu, dentre vários outros irmãos e irmãs, lançará nesta sexta-feira (29) na Biblioteca Câmara Cascudo às 19h em Natal, o seu mais belo livro que retrata fatos de sua infância nas fazendas Barra Nova (em São Tomé) e Belo Monte (São Paulo do Potengi), utilizando bastante linguagem poética.

Uma viagem pessoal pelo interior potiguar antigo, conduzida pelas memórias de quem o viveu de perto. O passeio pelo passado está em “Na aridez da caatinga brotavam sonhos, ternuras, medos…” (Editora CJA), livro de Joan.

Aos que nasceram ou, de alguma forma, viveram “no meio do mato”, o livro vai proporcionar uma agradável “viagem de volta” às suas origens. E, àqueles que não tiveram contato com a vida no campo, será uma oportunidade de conhecer um “outro mundo”, com seus encantos e mazelas. A capa e as ilustrações são de autoria do artista plástico Pedro Pereira, que as pensou especialmente para a obra.

Com acréscimo de informações da Tribuna do Norte e do Blog Silvério Alves

Senador Jean protocola mais um pedido de impeachment contra Bolsonaro

É o 146º pedido protocolado em virtude de ações do presidente

O Senador Jean (PT/RN), líder da Minoria no Senado, protocolou o 146º pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Desta vez, o pedido é baseado no fato de que o presidente teria “convocado e promovido publicamente, de modo leviano e inconsequente, atos antidemocráticos no sete de setembro”. Além disso, o documento acusa Bolsonaro de se “comportar de forma desrespeitosa contra magistrados do STF e do TSE”.

O pedido de impeachment cita as declarações de Jair Bolsonaro durante a convenção do Partido Liberal, realizada no Rio de Janeiro, no último dia 24 de julho – “Convoco todos vocês agora para que todo mundo no sete de setembro vá às ruas pela última vez. Vamos às ruas pela última vez! Esses poucos surdos de capa preta têm que entender o que é a voz do povo”. O discurso, noticiado pela maioria dos órgãos de imprensa brasileiros, segundo o documento, incitou apoiadores a atentarem contra o regime democrático por ocasião das vindouras comemorações de sete de setembro, e proferiu novas agressões contra instâncias do Poder Judiciário.

O Senador Jean afirma que as atitudes do presidente são um atentado contra à democracia. “Não se trata de força de expressão ou de liberdade de pensamento. O presidente da República é e deve se comportar como a representação maior da nossa democracia. Bolsonaro sabe do poder que detém, enquanto presidente, e usa disso para incitar pessoas contra as instituições e contra o regime democrático. Isso é criminoso”, declarou.

O pedido é o segundo apresentado pelo líder da minoria apenas no mês de julho e, se seguir o caminho dos outros já apresentados por instituições da sociedade civil e parlamentares, deve repousar na gaveta do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL).

“Não é porque Arthur Lira se recusa a dar andamento a esses pedidos que devemos desistir deles. Todas as vezes em que Bolsonaro atentar contra a democracia ou o cargo que ocupa vou protocolar um novo pedido. A gaveta de Arthur Lira vai ficar pesada, mas ele vai ter que se explicar com a história em muito pouco tempo”, disse Jean.