Transmissões atingem pico no Rio Grande do Norte

Foto: Reprodução Adriano Abreu

O Rio Grande do Norte registra, atualmente, a segunda maior taxa de transmissão da Covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. O índice verificado desta semana está em 1,55, segundo dados do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (LAIS/UFRN). Aliado a isso, o mês de janeiro tem sido marcado por alta de casos positivos, aumento da demanda por testes em laboratórios privados e recomendações para contenção do contágio. Nesta quarta-feira (19), o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) registrou 1.304 novos casos de covid, o maior número de 2022.

O maior índice de transmissibilidade em toda pandemia foi registrado na semana 11 de 2020, com uma taxa de 1,57. Isso significa que o contágio está fora de controle, com 100 infectados podendo transmitir o vírus para outras 155 pessoas. Os altos índices de transmissibilidade também são vistos nas três principais cidades do RN. Em Natal, a taxa é de 1,63, o mais alto em toda a pandemia. Em Mossoró, 1,52 (terceiro mais alto da pandemia), e em Parnamirim, 1,38. As taxas são exemplificadas nos novos casos diários de coronavírus no Estado. Nos últimos sete dias, por exemplo, em dois deles foram registrados 975 e 968 notificados. No dia 13 de janeiro, 682 registros já haviam sido notificados, número que até então era o maior em seis meses.

Segundo Diana Rêgo, subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN, já há transmissão comunitária da variante Ômicron. Esse aumento de casos já faz a Sesap cogitar a reabertura de leitos. “Continuamos em alerta. Foi diante desse número de casos que saiu esse decreto do passaporte vacinal. Embora não tenhamos um número grande de pessoas internadas, nos preocupamos que esse número de casos vá superlotar os hospitais. A regulação está prevendo a reabertura de mais leitos já se precavendo de possíveis aumentos de internações”, disse. O número de leitos reabertos e os hospitais ainda não foi definido, mas será divulgado nesta quinta-feira (20) pela Sesap.

Para especialistas em saúde pública ouvidos pela TRIBUNA DO NORTE, o aumento de casos também pode estar associado às festas de fim de ano e encontros familiares, bem como o avanço da vacinação, que faz com que parte da população relaxe nas medidas de segurança.

“Praticamente todos os setores do comércio estão em funcionamento, não estamos com restrições, será publicado um decreto que exigirá o passaporte da vacinação em todos os estabelecimentos fechados, mas não há restrição neste momento. Percebemos também um comportamento da população em relação ao uso da máscara, em que as pessoas já não estão usando da forma adequada, assim como o período de veraneio, onde estão sendo realizados eventos, festas, ocasiões de grande circulação de pessoas, são fatores que contribuem para o aumento da transmissibilidade”, acrescenta Diana Rêgo.

Para o epidemiologista Ion de Andrade, professor da UFRN, explica que o fato de boa parte da população estar vacinada faz com que haja uma “diminuição dos mecanismos de controle”, como uso de máscara e higienização. “A população estar vacinada evita casos graves mas não evita o contágio. As pessoas passam a ter um comportamento mais liberal”, aponta o epidemiologista Ion de Andrade, professor da Escola de Saúde Pública do RN.

“Esses dois componentes tornam a explosão dos casos de covid em algo que é muito maior do que ocorreu na pandemia até aqui. O grande problema é que na medida que tem muita gente transmitindo, apesar de que a maioria dos casos serem leves, isso faz chegar ao vírus às pessoas vulneráveis que podem desenvolver a forma grave. Por isso que apesar da vacinação, continua tendo pressão nos hospitais”, disse.

Covid e gripe aumentam a pressão em sistema de saúde
A covid-19 e o surto de gripe e outras síndromes respiratórias estão pressionando o sistema de saúde do RN. É o que indica a plataforma LAIS/UFRN, que monitora em tempo real a situação assistencial da rede pública do Estado. Somadas às duas doenças, a taxa de ocupação de leitos críticos chegou a atingir 73,95% na última terça-feira (18). É a taxa mais alta desde 25 de junho de 2021, quando a plataforma monitorava apenas os leitos críticos para covid-19.
Atualmente, a taxa de ocupação exclusivamente para covid está em 50% de ocupação dos leitos críticos para covid. A região Metropolitana já alcança índices maiores, de 61,8%. Oeste e Seridó estão com 38,9% e 20,0%, respectivamente.

O professor Ricardo Valentim, diretor do LAIS/UFRN, aponta que, apesar do cenário de aumento de casos na pandemia, as autoridades sanitárias não precisam se preocupar em reabrir leitos.

“Estamos muito longe de ver aquele cenário do meio do ano passado. Esse aumento de casos, são provenientes da variante ômicron, que apresentam sintomas leves e também pelo aumento da testagem, que aumenta o diagnóstico e consequentemente a descoberta. Esses casos não tem demandado novas internações, tanto no privado quanto no público. Outro fato que justifica é que cerca de 50% dos leitos de covid-19, nesse momento são ocupados por pacientes não covid.

Abertura de leitos
O professor da Escola de Saúde Pública do RN, Ion de Andrade, tem pensamento diferente. “Eu acredito que o Poder Público deve sim se esforçar para abrir leitos, porque hoje no RN temos 33 disponíveis para internamento de pacientes covid, mas temos tido casos graves de gripe. E temos tido média móvel de 40 demandas de leito por dia. O volume de demanda tende a ultrapassar a disponibilidade de leitos num horizonte que não seja muito longo. De maneira que é o esforço de reabrir leitos me parece que está na ordem do dia. Não estamos distantes novamente de não ter disponibilidade de leitos suficientes para os pacientes que estão precisando de leitos na velocidade que eles aparecem. Então é recomendável esse esforço”, diz.

Além da rede pública, os hospitais privados de Natal estão com alta demanda de atendimentos para pessoas com sintomas gripais e a procura, em alguns casos, chegou a dobrar nos últimos dias. A dificuldade também atinge laboratórios particulares de Natal, que em alguns casos, estão restringindo os testes ou fazendo pré-agendamentos em virtude da alta procura.

Cidades cancelaram carnaval
O aumento dos casos de covid já tem provocado uma série de cancelamentos de carnavais nos principais destinos turísticos do Estado para a festividade. O caso mais recente foi o de Macau, que publicou decreto cancelando eventos públicos e comemorações de rua relacionados ao carnaval 2022. A capital Natal também já decidiu sobre o tema e cancelou o carnaval deste ano.

Em várias cidades do Rio Grande do Norte, as prefeituras já estão anunciando o cancelamento do carnaval em virtude da possibilidade do alto risco de contágio, o surto de gripe e o avanço da variante ômicron. Municípios como Parnamirim, Tibau do Sul (praia de Pipa), Areia Branca, Apodi, entre outros, já anunciaram que não terá carnaval de rua em seus territórios. Caicó, um dos destinos mais procurados pela festividade no Nordeste, ainda não oficializou o cancelamento.

Aliado a isso, o Governo do Rio Grande do Norte publicou um decreto determinando a obrigatoriedade do passaporte vacinal em diversos estabelecimentos. Sem especificação clara, a regra passa a vigorar na sexta-feira (21), mas não valerá para os supermercados. Por outro lado, o Poder Executivo recomendou que municípios suspendam as festas e eventos públicos. Essa foi uma das recomendações do último relatório elaborado pelo Comitê Científico do RN.

Pelo decreto, a comprovação de vacinação vale para os “segmentos socioeconômicos de alimentação, a exemplo de bares e restaurantes, bem como centros comerciais, galerias e shopping centers que utilizem sistema artificial de circulação de ar”. Esses locais deverão realizar o controle de entrada de cada indivíduo nas suas dependências, mediante comprovação do esquema vacinal em conformidade ao calendário de imunização. Pela norma, ficam dispensados da obrigatoriedade os estabelecimentos de alimentação em locais abertos com capacidade máxima de 100 pessoas.

Com informações da Tribuna do Norte

Confira também

  • Senadora Zenaide Maia participa do “RN do Futuro” com lançamento da pré-candidatura de Allyson Bezerra”

    A Senadora Zenaide Maia (PSD/RN) marcou presença e teve participação ativa neste sábado (07) no “RN do Futuro – Encontro Suprapartidário”, um evento para a articulação política e o planejamento estratégico do Rio Grande do Norte, além do anúncio oficial da pré-candidatura de Allyson Bezerra ao governo do Estado.

    Realizado na Praia Mar Arena (antigo Holiday Inn), em Natal, o encontro reuniu uma vasta gama de lideranças políticas, filiados, simpatizantes e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento do Estado.

    Com o objetivo de promover um diálogo construtivo, união e a edificação coletiva de ideias, o evento serviu como plataforma para solidificar a caminhada conjunta de partidos como PSD, MDB, União Brasil, Progressistas e Solidariedade. A iniciativa visa a construção de um projeto político sério, responsável e intrinsecamente ligado às necessidades e aspirações da população potiguar.

    Um dos momentos de maior destaque do “RN do Futuro” foi o lançamento oficial da pré-candidatura ao governo do Estado de Allyson Bezerra, atual e bem-sucedido prefeito de Mossoró. O anúncio reforça a proposta de renovação e união que o evento buscou consolidar, gerando grande expectativa entre os presentes e os partidos envolvidos, e selando uma importante aliança política, na qual Allyson Bezerra caminhará junto com a Senadora Zenaide Maia.

    A Senadora Zenaide Maia, figura de destaque na política nacional e potiguar, ressaltou a importância da convergência de esforços em prol de um futuro mais próspero para o Rio Grande do Norte. “Este é um momento histórico para o nosso estado. Ver tantos líderes, prefeitos, deputados e cidadãos engajados em um mesmo propósito, dialogando sobre o futuro que queremos construir, é inspirador. A união de forças políticas com ideais e programas voltados para o desenvolvimento social e econômico do RN é o caminho para superarmos os desafios e alcançarmos um patamar de excelência que nosso povo merece, e a pré-candidatura de Allyson é um passo fundamental nessa direção,” afirmou a Senadora.

    O “RN do Futuro” foi também uma oportunidade valiosa para aqueles que desejam se filiar ou aprofundar seu conhecimento sobre os princípios, programas e propósitos dos partidos envolvidos. A grande adesão e a presença massiva de autoridades políticas, incluindo dezenas de prefeitos, deputados e outras lideranças regionais, evidenciaram o sucesso do encontro e a crescente mobilização em torno da proposta suprapartidária.

    A lotação do local demonstrou o anseio da sociedade por um projeto político coeso e comprometido com as demandas estaduais.

  • Em encontro histórico, Allyson anuncia pré-candidatura ao Governo do RN com apoio de cinco partidos

    Os partidos União Brasil, MDB, Solidariedade, Progressistas e PSD lançaram neste sábado (7), em grande encontro político em Natal, o nome do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, como pré-candidato a Governador do Rio Grande do Norte. O anúncio aconteceu durante o evento “RN do Futuro”, que contou com a presença de lideranças de todas as regiões para discutir ideias, propostas e o planejamento conjunto das legendas, em uma demonstração de unidade e apoio ao nome de Allyson no cenário estadual.

    “Eu estou aqui hoje falando com o meu povo do Rio Grande do Norte olhando no olho do meu povo, com coragem de fazer muito mais do que aquilo que eu já fiz. Eu estou aqui porque acredito nos sonhos, tá aqui quem sabe sonhar, e quem acredita que com muito trabalho e coragem, podemos realizar grandes sonhos. Eu aceito o chamado, eu aceito a missão do meu povo. O projeto que nós apresentamos aqui é o projeto que levanta a bandeira do Rio Grande do Norte. Quem me conhece sabe, eu não faço gestão olhando pra dificuldades, eu faço gestão olhando para a solução”, destacou Allyson Bezerra.

    O encontro reforça a capacidade de articulação e diálogo de Allyson, que tem se consolidado como uma liderança capaz de reunir um amplo grupo em torno de um projeto estadual construído com participação, planejamento e escuta. Ao reunir, já na largada, cinco grandes partidos e lideranças de todo o estado, o “RN do Futuro” se apresenta como um movimento de convergência para pensar um RN mais moderno, eficiente e preparado para os desafios dos próximos anos.

    Participaram do evento representantes e dirigentes do União Brasil, MDB, Solidariedade, Progressistas e PSD, além de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais lideranças políticas do estado. A proposta do “RN do Futuro” é abrir um ambiente de diálogo e escuta, reunindo forças diferentes em torno de uma agenda comum para pensar caminhos e prioridades para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

    Entre os presentes estiveram a senadora Zenaide Maia; os deputados federais João Maia, Benes Leocádio e Robinson Faria; e os deputados estaduais Hermano Morais, Nelter Queiroz e Galeno, e o ex-governador Garibaldi Alves.

    Também participaram os presidentes estaduais das legendas: o ex-senador José Agripino (União Brasil), o vice-governador Walter Alves (MDB), o ex-deputado estadual Kelps Lima (Solidariedade), além de Zenaide Maia (PSD) e João Maia, presidente do Progressistas no RN, e da diretora-tesoureira do União Brasil, Mila de Rueda.

    Com trajetória marcada por renovação e resultados, Allyson foi eleito deputado estadual em 2018 e, em 2020, venceu em Mossoró um grupo político que esteve no poder por mais de sete décadas. À frente da Prefeitura, construiu uma gestão reconhecida pelo trabalho e pelas entregas. Em 2024, foi reeleito com 113.221 votos, a maior votação da história do município. Agora, com o “RN do Futuro”, Allyson amplia o diálogo com forças políticas de diferentes campos e reforça que o planejamento do estado começa ouvindo as pessoas e unindo lideranças em torno de um caminho comum.

  • Prefeitura de Parnamirim capacita Guarda Municipal para fortalecer Ronda Escolar

    Buscando melhorar e fortalecer a segurança das unidades escolares, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (Sesdem), realizou na manhã desta sexta-feira (6) uma capacitação sobre Ronda Escolar com os agentes da Guarda Municipal de Parnamirim.

    A formação reuniu uma média de 120 agentes da Guarda Municipal e teve como objetivo aprimorar as práticas adotadas durante as ações de patrulhamento nas escolas, promovendo um ambiente mais seguro para estudantes, professores, servidores e toda a comunidade escolar.

    A Ronda Escolar é uma ação estratégica que visa garantir a segurança no entorno e no interior das unidades de ensino, atuando de forma preventiva e integrada com a rede municipal de educação.

    Com a capacitação contínua dos agentes, a Prefeitura reforça o compromisso com a proteção das crianças e adolescentes, além de contribuir para um ambiente escolar mais tranquilo e acolhedor.

  • MPRN realiza mutirão de reconhecimento de paternidade dia 28 de fevereiro

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) irá realizar o primeiro mutirão do ano de 2026 do Projeto Pai Legal. O evento de reconhecimento de paternidade acontecerá no dia 28 de fevereiro, das 10h às 17h, no 1º piso do Shopping Midway Mall, com oferta gratuita de exames de DNA. A ação terá vagas limitadas e quem deseja garantir o atendimento pode fazer o agendamento via whatsapp (84) 99972-5249.

    O mutirão é destinado a crianças e adolescentes que foram registrados sem o nome do pai. Durante o atendimento, poderá ser feito o reconhecimento espontâneo, com a presença da mãe e do pai biológico da criança. Outra opção, consiste no reconhecimento via exame de DNA, caso o pai tenha dúvidas sobre a paternidade.

    Para a realização do exame de DNA, é preciso que estejam presentes o suposto pai e a criança ou adolescente para que seja colhido o material biológico de ambos. Nos casos em que o suposto pai não aceitar comparecer ao evento ou se submeter ao exame de DNA no ato do mutirão, será aberto um procedimento extrajudicial para acompanhar a necessidade da criança ou adolescente.

    Para ser atendido é preciso ter em mãos os seguintes documentos: Certidão de nascimento da criança ou do adolescente e identidade da genitora, além do endereço e telefone do suposto pai. Os dois últimos dados serão necessários para os casos em que não for possível o reconhecimento voluntário ou a coleta de material para exame.

  • Base Aérea de Natal testa lançamento de bombas do caça F-39 Gripen

    A Base Aérea de Natal sediou, nas últimas duas semanas, uma etapa decisiva do processo de desenvolvimento do caça F-39 Gripen. A aeronave passou por ensaios de separação segura de bombas, fase fundamental para a ampliação das capacidades de ataque ao solo do modelo que será utilizado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

    Os testes fizeram parte da Operação Thor, realizada no Rio Grande do Norte, e tiveram como foco garantir que o armamento se desprenda de forma estável e previsível, sem riscos à aeronave ou ao piloto no momento da liberação.

    Segundo o coordenador da operação, coronel-aviador Alisson Henrique Vieira, o instante em que o piloto aciona o sistema de lançamento exige atenção máxima. “Há situações em que fenômenos aerodinâmicos podem interferir nesse processo e gerar riscos. Por isso, cada detalhe é analisado antes da validação para uso operacional”, explicou.

    Os ensaios foram feitos com a aeronave de matrícula 4100, pertencente ao Gripen Flight Test Center, em Gavião Peixoto, São Paulo. Parte dos voos foi conduzida pelo major-aviador Thiago Camargo, do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), que se tornou o primeiro piloto brasileiro a realizar lançamentos de bombas com o F-39 Gripen.

    De acordo com o coronel Alisson, apesar de os voos serem curtos, a complexidade técnica é elevada. “Há ajustes e configurações que fogem da rotina operacional, o que exige treinamento específico antes de cada missão”, afirmou.

    Os lançamentos foram monitorados em tempo real. No estande de tiro de Maxaranguape, uma equipe acompanhou a preparação dos alvos, a coordenação com a aeronave e o registro de imagens para análise do comportamento das bombas e do ponto de impacto.

    Encerrada na sexta-feira (6), a Operação Thor confirmou avanços importantes no programa Gripen. Para o chefe de Ensaios em Voo da Saab, Mikael Olsson, os resultados reforçam o protagonismo brasileiro no projeto. “Os dados mostram como a aeronave amplia significativamente a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira”, destacou.

    O F-39 Gripen deverá atuar, nos próximos anos, em missões de defesa aérea, ataque ao solo e reconhecimento, consolidando-se como uma das principais plataformas de combate da FAB.

  • Trump publica vídeo ofensivo contra Barack e Michelle Obama e gera reação de democratas

    Donald Trump – Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

    O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou na quinta-feira (5) um vídeo nas redes sociais que gerou forte repercussão política e críticas de lideranças democratas. O conteúdo associa o ex-presidente Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama a imagens de macacos, em um trecho final da gravação.

    Divulgado na plataforma Truth Social, o vídeo tem cerca de um minuto e apresenta teorias conspiratórias sobre o sistema eleitoral norte-americano. Nos segundos finais, os rostos de Barack e Michelle aparecem sobrepostos a corpos de macacos, acompanhados da música The Lion Sleeps Tonight. Os Obamas não têm qualquer relação com as acusações feitas no vídeo.

    A publicação retoma alegações já desmentidas sobre suposta fraude nas eleições de 2020, envolvendo a empresa Dominion Voting Systems. Mesmo sem provas, o conteúdo alcançou milhares de interações nas primeiras horas após a divulgação.

    A reação veio rapidamente do Partido Democrata. O gabinete do governador da Califórnia, Gavin Newsom, classificou a publicação como “repugnante” e cobrou posicionamento público de lideranças republicanas. Newsom é visto como um possível candidato à Presidência em 2028 e é um dos principais críticos de Trump.

    Barack Obama, primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, apoiou a candidata democrata Kamala Harris na eleição presidencial de 2024, disputada contra Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.