Esquerda se esforça para obter consenso e formar federação partidária
Ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva/ Foto: Reprodução Ricardostuckert/PTDivulgação Ainda que a aliança para a federação entre os partidos de esquerda esteja bem encaminhada, dentro das agremiações ainda há imensas divergências que se voltam sobretudo contra o PT. Vários integrantes não aceitam a ideia de que a legenda esteja no comando da aliança e contestam a colocação do ex-governador Geraldo Alckmin (sem partido) como vice na chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Reservadamente, um parlamentar relatou ao Correio que se sente incomodado com o fato de o PT utilizar seu tamanho para monopolizar as decisões. Mas, para o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), os petistas apenas reivindicam um espaço que seja proporcional ao tamanho da legenda.
“Os partidos menores não serão lesados. É tudo proporcional, para equilibrar e impedir que haja hegemonia”, disse.
Sobre a vice-presidência, o deputado frisa a importância de ter um programa de governo. “Ainda que o vice seja o Alckmin, eu duvido que qualquer partido da federação apresente motivação contrária. O que vai orientar o posicionamento no Congresso é o programa de governo”, explicou.
Para a deputada Talíria Petrone (PSol-RJ), nesse momento a ideia é formar uma grande aliança entre os partidos de esquerda para eleger Lula. Mas admite as resistências a Alckmin. “A principal tarefa é tirar Bolsonaro do poder, mas só isso não ajuda a sair da tragédia. Queremos abrir diálogos sobre programas para reconstruir o Brasil. Alckmin vai contra esse programa”, salientou.
Para marcar posição, o PSol lançou, na quarta-feira (16/2), cinco eixos programáticos que nortearão as conversas na tentativa de firmar uma aliança eleitoral em torno da candidatura de Lula: economia, trabalho e renda; ampliação dos direitos sociais; direitos humanos e combate às opressões; meio ambiente, crise climática e transição energética; democracia, instituições e relações internacionais.
Com informações do Correio Braziliense
Licitação do transporte será lançada em março, diz STTU
STTU deve propor linhas de ônibus com viagens mais curtas e um sistema mais integrado/ Foto/ Reprodução Adriano Abreu A licitação do transporte público da capital potiguar deve ser lançada em março, segundo Daliana Bezerra, titular da pasta de Mobilidade Urbana (STTU). A Secretaria continua trabalhando com a expectativa de cumprir com a publicação do edital no primeiro trimestre de 2022. Inicialmente previsto para o final do ano passado, o edital precisou ser adiado, uma vez que não foi possível analisar as mais de 1,8 mil contribuições feitas em 17 reuniões presenciais nas comunidades da cidade.
De acordo com a secretária, está mantido o prazo do primeiro trimestre desse ano e a STTU corre contra o tempo para ter sucesso e lançar a licitação nesse período. “Não podemos garantir que não haverá um atraso porque tem todo um trâmite a ser seguido mas, pela parte técnica, a STTU trabalha para manter esse prazo. Tínhamos um planejamento inicial e a ideia era que fosse publicado até o final do ano passado, só que com as reuniões públicas acabamos tendo mais encontros que o planejado e recebemos muitas contribuições”, comenta.
Ao todo, foram 17 reuniões em diferentes bairros de Natal, nas quatro regiões da cidade, com o objetivo de arrecadar opiniões e sugestões das comunidades sobre a proposta de redesenho de linhas de ônibus. A partir disso, a STTU recebeu 1.830 sugestões, de forma presencial e online, além das submissões em enquetes propostas pelo site da Prefeitura do Natal para perguntas mais direcionadas.
“Temos um limite de recursos humanos na Secretaria, que não trata só do transporte público, como também somos responsáveis pelo transporte de táxis, projetos viários, semáforos, entre outras demandas. Acabamos tendo um atraso nessa análise porque nosso intuito em fazer essas reuniões era ouvir a população verdadeiramente, analisar o que foi posto e dar uma resposta. Tivemos que fazer alguns ajustes na rede a partir dessas contribuições de imediato, o que também contribuiu para esse atraso, mas já começamos até a responder aqueles que deixaram seu contato”, explica a secretária Daliana Bezerra.
Nova rede de transporte
Viagens mais curtas e o sistema, como um todo, mais integrado. Essa é a ideia central proposta pela STTU. O plano aumentará o número de linhas no transporte público natalense de 55 para 90, sendo 18 delas estruturais, 28 de bairro, 24 regionais, 10 diretas e 10 corujão.O projeto manterá a mesma estrutura da rede de transporte atual, mudando a forma como ela é operada. Com isso, a quantidade de quilômetros totais foi diminuída, enquanto o número de viagens deve aumentar em até 62%. Também devem ser publicados editais de licitações independentes, para revitalizar e instalar abrigos de parada e terminais de integração em Natal.
A nova rede baseia suas alterações no incremento de viagens e na adequação do sistema de integração. Para tanto, a STTU estuda a possibilidade de aumento no tempo desse serviço, para garantir que o usuário tenha condições de realizá-lo.
“Quando você incrementa as viagens, o tempo de espera deve ser reduzido. Dessa forma, eu vou integrar mas não vou sair do primeiro veículo e ficar ali 30 minutos esperando o próximo. Em relação as linhas no horário de pico, vamos trabalhar com uma frequencia de 5 a 10 minutos”, explica a secretária.
“A integração passa a ser desconfortável, por exemplo, da maneira como ela é feita atualmente, em que o seu próximo ônibus demora e muitos pontos da cidade não tem abrigos adequados. Com essa nova rede, pensamos e propomos o incremento de viagens, reduzindo o seu tempo de espera e de viagem total”, finaliza.
Além disso, a STTU esclarece que, no plano apresentado, as linhas de bairro e regionais devem operar com tarifa reduzida de R$ 3,20. Caso o usuário precise completar sua viagem através de uma linha estrutural, vai precisar pagar a diferença de 70 centavos, mas será garantida a integração em todas as viagens, de origem ao destino, pagando apenas uma passagem.
STTU esclarece situação da linha 68 após paralisação
Usuários do sistema de transporte público apontaram problemas na linha N-68 (Alvorada IV/Petrópolis, via Av. Bernardo Vieira) com a paralisação das atividades pela empresa responsável. No entanto, a STTU esclareceu que a linha não foi devolvida à Secretaria e que o serviço foi interrompido sem autorização da pasta. Além disso, informam que o restabelecimento da linha já foi solicitado.“O serviço da linha N-68 foi paralisado, primeiro de uma forma informal, sem comunicar à STTU, e nesta segunda-feira (14) recebemos um ofício da empresa dizendo que iam paralisar a linha por 90 dias. Estamos analisando juridicamente para dar uma resposta se isso é possível ou não porque não sei se uma empresa simplesmente pode paralisar um serviço dessa forma, mas já foi solicitado para que retomem o serviço da linha, que tem um caráter social muito importante em seu trajeto”, diz a secretária.
A Secretaria reforça que nenhuma linha foi oficialmente devolvida à STTU, desde aquelas 24 que foram retiradas de circulação devido ao impacto da pandemia no transporte. Uma delas foi a linha 588 do Campus Universitário, que depois voltou de uma outra forma como linha alimentadora. “Recebemos denúncias da população de algumas linhas que paralisaram durante a greve e não retornaram como a linha N-68, sem autorização da Secretaria. Continuamos fazendo as autuações nos terminais diariamente, de segunda a segunda, e lavrando os autos de infração de acordo com o descumprimento do serviço”, finaliza a titular da STTU.
Com informações da Tribuna do Norte
Caixa paga Auxílio Brasil a beneficiários com NIS final 4
Benefício é pago nos dez últimos dias úteis do mês/ Foto: Reprodução José Cruz/ Agência Brasil A Caixa Econômica Federal paga hoje (16) a parcela de fevereiro do Auxílio Brasil aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4. O valor mínimo do benefício é R$ 400. As datas seguem o modelo do Bolsa Família, que pagava nos dez últimos dias úteis do mês.
O beneficiário poderá consultar informações sobre datas de pagamento, valor do benefício e composição das parcelas em dois aplicativos: Auxílio Brasil, desenvolvido para o programa social, e Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Atualmente, 17,5 milhões de famílias são atendidas pelo programa. No início do ano, 3 milhões foram incluídas no Auxílio Brasil.
A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.
Benefícios básicos
O Auxílio Brasil tem três benefícios básicos e seis suplementares, que podem ser adicionados caso o beneficiário consiga emprego ou tenha filho que se destaque em competições esportivas, científicas e acadêmicas.Podem receber o benefício as famílias com renda per capita até R$ 100, consideradas em situação de extrema pobreza, e até R$ 200, em condição de pobreza.
A Agência Brasil elaborou guia de perguntas e respostas sobre o Auxílio Brasil. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão critérios para integrar o programa social, nove tipos diferentes de benefícios e o que ocorreu com o Bolsa Família e o auxílio emergencial, que vigoraram até outubro.
Neste mês, não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficiará 5,5 milhões de famílias até o fim de 2026. O benefício, que equivale a 50% do preço médio do botijão de 13 quilos, só é pago a cada dois meses e retornará em março.
Com informações da Agência Brasil
América-RN sai na frente com golaço, mas cede empate ao Santa Cruz de Natal no fim
Santa Cruz de Natal e América-RN empatam na Arena das Dunas — Foto: Alexandre Lago/ge Santa Cruz de Natal e América-RN empataram por 1 a 1 na noite desta quarta-feira, em duelo que valia a liderança do segundo turno do Campeonato Potiguar, na Arena das Dunas. O Alvirrubro saiu na frente com um golaço marcado por Thiaguinho, mas cedeu a igualdade aos 42 minutos do segundo tempo. João Victor fez o gol da jovem equipe tricolor.
Com o resultado, América e Santa Cruz chegaram aos quatro pontos. O Alvirrubro lidera a Copa Rio Grande do Norte por causa do saldo de gols.
Na próxima rodada, o Tricolor de Natal joga contra o Potyguar em Currais Novos. A partida está marcada para sábado, às 19h, no Estádio Coronel José Bezerra. O América visita o Assu no domingo, às 16h, no Edgarzão.
O jogo
O primeiro tempo na Arena das Dunas foi bem ruim. Se não conseguiu chegar com a bola trabalhada, o Alvirrubro tentou de longe de Zé Eduardo e assustou o goleiro Matheus. Leozinho, após cobrança de escanteio ensaiada, também levou perigo com chute forte que explodiu no defensor tricolor. O Santa respondeu com a melhor chance do jogo. Em contra-ataque, Danielzinho acionou João Victor, que acertou a trave. O América ainda teve um gol anulado, em lance que Thiaguinho foi flagrado em impedimento após a batida de fora da área de William Marcílio.O América voltou para a segunda etapa mais presente no campo de ataque. Após erro de passe de Gustavinho – o jogador do Santa reclamou que a bola teria tocado no árbitro Leonilson Trigueiro -, Elvinho lançou Thiaguinho, que dominou e acertou um chutaço de fora da área, sem chances para Matheus. O curioso é que o autor do gol, bastante desgastado, iria ser substituído pouco antes. O Santa também teve um gol invalidado em jogada que João Victor estava impedido. Aos 42, a valentia Tricolor foi brindada. Jean Pierre tentou cortar de cabeça e a bola sobrou para João Victor finalizar da meia-lua, no canto esquerdo de Bruno Pianissolla, que nada pôde fazer. Nos acréscimos, após boa trama do ataque, Maycon quase conseguiu a virada para o Santa, parando no goleiro rubro.
Com informações do G1 RN
Chuva em Petrópolis já deixou mais de 100 mortos
Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense/ Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil O temporal que caiu em Petrópolis, na região serrana fluminense, na última terça-feira (15), deixou pelo menos 104 mortos, segundo informações divulgadas hoje (17) pela Defesa Civil estadual. A Polícia Civil está trabalhando para agilizar o reconhecimento e a liberação de corpos.
Os bombeiros entraram no terceiro dia de buscas, já que ainda há desaparecidos. Os trabalhos de resgate resultaram no salvamento de 24 pessoas até a noite de ontem. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) preparou uma lista com os nomes de mais de 30 desaparecidos.
Mais de 20 pontos de deslizamento foram registrados em toda a cidade. Apenas no morro da Oficina, no Alto da Serra, um dos locais mais atingidos, dezenas de casas foram soterradas. Há ainda casos de pessoas que foram levadas pelas cheias nas ruas.
Mais de 300 pessoas tiveram que deixar suas casas e estão acolhidas em abrigos ou casas de parentes e amigos.
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que essa foi a pior chuva da região desde 1932. Outros desastres já ocorreram na serra fluminense. Em 1988, foram 134 mortos em Petrópolis. Em 2011, 918 pessoas morreram e outras dezenas desapareceram na região serrana, principalmente em Nova Friburgo e Teresópolis.
Com informações da Agência Brasil




