RN tem segundo maior índice de vacinação infantil no País
Fiocruz comparou índice de vacinação dos estados, com dados do ultimo dia 14, e o RN ficou na segunda colocação. Hoje, 39% das crianças tomaram a 1ª dose/ Foto: Magnus Nascimento O Rio Grande do Norte tem o segundo maior índice de vacinação infantil do País, segundo nota técnica do Observatório Covid-19 da Fiocruz sobre a baixa cobertura vacinal entre crianças de 5 a 11 anos do Brasil, divulgada na tarde desta quinta-feira (17).
A pesquisa levou em consideração a média nacional em todas as Unidades Federativas do Brasil. Constatou-se que o RN é o segundo com melhor cobertura de primeira dose maior e está acima da média nacional (21%). O Estado potiguar tem 32,6%, atrás apenas do Distrito Federal, com 34,6%. Os dados da Fiocruz são da última segunda-feira (14). Hoje, o RN tem cobertura de 39%.
O pior desempenho está no Amapá, com apenas 5,3% de vacinados. Onze capitais estão abaixo da marca do país: Macapá (1,6%), Boa Vista (20,6%), Rio Branco (6,9%), Porto Velho (16%), Teresina (8,4%), João Pessoa (15,8%), Recife (1,9%), Belo Horizonte (18,4%), Campo Grande (1,6%) e Cuiabá (15,7%). Natal está acima da média nacional, com 29,1%.
A Nota Técnica mostra que a cobertura vacinal de primeira dose é diretamente proporcional e maior nos estados onde a expectativa de vida ao nascer e o IDH são também maiores. Ao contrário disso, a cobertura vacinal de primeira dose é menor onde há maior desigualdade de renda, pobreza e internações por condições sensíveis à atenção primária.
O documento apresenta um panorama da vacinação contra Covid-19 entre as crianças, aponta a grande heterogeneidade no nível subnacional e reforça a necessidade de articulação de todas as esferas de gestão para a expansão da cobertura vacinal no país. Em um cenário em que apenas este grupo não está imunizado, ele se torna particularmente vulnerável à infecção e à disseminação do vírus, inclusive entre outros grupos etários.
A campanha de vacinação contra o coronavírus no Rio Grande do Norte imunizou 2,48 milhões de potiguares com duas doses ou com a dose única, até a quinta-feira (17), o que corresponde a 78% da população vacinável (acima de 5 anos de idade). Entre o grupo de 5 a 11 anos, das 335 mil crianças, 132 mil receberam a primeira dose da vacina anticovid (39%). Nenhuma D2 foi aplicada neste grupo específico devido ao intervalo entre as aplicações.
Entre os adolescentes, que formam um grupo de 318 mil pessoas, 62% já foi vacinado com as duas doses e 85% já recebeu pelo menos uma dose do imunizante. Nos maiores de 18 anos, a taxa de adesão à vacinação é 86% com as duas doses e 92% com pelo menos uma dose. As informações foram consultadas na plataforma de monitoramento RN Mais Vacina, gerida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap) e Laboratório de Tecnologia e Inovação em Saúde da Universidade Federal do RN (LAIS/UFRN).
Problemas cardiovasculares são raros em vacinados
O risco de desenvolver problemas vasculares, como coágulos sanguíneos, trombose e AVC, é consideravelmente maior ao ser infectado pela covid-19 do que ao receber doses da vacina contra o coronavírus. É o que afirma o diretor de publicação da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), André Chacon, baseado em um estudo elaborado por cientistas da França e publicado no The British Medical Journal (BMJ). De acordo com Chacon, a incidência de trombose venosa induzida pela vacina é extremamente rara: cerca de 0,89 caso a cada grupo de 100 mil habitantes.
Por outro lado, as chances de desenvolver a mesma doença aumentam 14,7% em decorrência da infecção por covid-19. “O que a gente tem visto é que tem evidências de trombose, mais comum em mulheres jovens, entre 20 e 50 anos, sem comorbidades, que acontecem entre 4 e 28 dias, após a vacina, mas a incidência é muito baixa. Alguém pode falar ‘ah, não vou tomar vacina porque vai dar trombose’, então essa pessoa deveria estar muito mais preocupada com a covid porque o risco da covid causar trombose é muito maior do que a vacina. As vacinas salvam e são seguras”, detalha Chacon.
O representante dos angiologistas e cirurgiões vasculares afirma ainda que nas formas graves da covid, os riscos de trombose podem chegar a 30%, enquanto que nos casos leves, a incidência varia de 3% a 5%. “Esse estudo, que se chama meta-análise, que é um conjunto de vários estudos, com mais de 64 mil pacientes, mostra que a taxa média de risco de trombose venosa foi de 14,7% e de 4% para trombose arterial. As vacinas diminuem o risco de trombose porque hoje é muito fácil você se infectar com a covid e as chances de desenvolver problemas vasculares é muito maior pela covid grave do que pelas vacinas”, complementa.
A trombose arterial ocorre na circulação arterial, que transporta o sangue oxigenado dos pulmões para os tecidos. Já a venosa compromete as veias que transportam o sangue – que já deixou o oxigênio nos tecidos – de volta para os pulmões para um novo ciclo de oxigenação. As doenças vasculares são as que afetam a integridade dos vasos sanguíneos e provocam obstruções na circulação do sangue pelo corpo, sobretudo nos membros superiores e inferiores, pés e cabeça.
A mais comum delas é a insuficiência venosa crônica, popularmente conhecida como varizes. As varizes são responsáveis por dilatar veias, principalmente das pernas, provocando dor e desconforto, além de aumentar o risco do surgimento de outras patologias como a trombose, que pode ser fatal. As doenças vasculares podem se manifestar ainda através de trombose venosa profunda, pé diabético, doença carótida, aneurisma da aorta abdominal e doença arterial obstrutiva periférica, por exemplo.
“O principal é o surgimento de varizes, uma doença venosa crônica que muita gente acha que é só estético, mas é uma doença que tem que ser tratada e avaliada por um angiologista ou cirurgião vascular, e acomete quase 50% das mulheres. Tem uma alta taxa de prevalência e tem que ser tratada para não causar outras doenças”, comenta André Chacon.
O médico explica ainda que os fatores de risco da doença vascular se complementam com os da covid, o que aumenta o risco do paciente ter algum comprometimento vascular em caso de infecção pelo coronavírus. Os principais fatores de risco das doenças vasculares são: colesterol alto, tabagismo, sedentarismo, obesidade, pressão arterial alta, diabetes, doença cardíaca e histórico de doenças vasculares ou derrame na família.
“Aquela paciente que, por exemplo, fuma, é sedentária, obesa, ou que usa anticoncepcional são fatores que se associados à covid, que é outro fator de risco, são fatores que se acumulam para aumentar as chances da paciente ter trombose. Portanto isso evidencia a importância da vacina, as vacinas são seguras e eficazes contra os casos graves e a gente vê que diminuiu muito o número de casos graves em pacientes vacinados, com o esquema vacinal completo”, explica Chacon.
Um artigo publicado na revista científica Memórias do Instituto Oswaldo Cruz chama a atenção para a relação entre o aumento da formação de coágulos (também chamados de trombos), que podem obstruir a circulação, e o Sars-CoV-2 (vírus da covid). Seus autores, um grupo de dez pesquisadores, propõem que sua classificação seja mudada e que a covid-19 seja a primeira infecção considerada uma febre viral trombótica. Atualmente, o agravo é classificado como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Um outro estudo, desta vez feito por pesquisadores da Universidade de Oxford, concluiu que o risco de ocorrer trombose venosa cerebral em pessoas com covid-19 é consideravelmente maior do que nas que receberam vacinas. A pesquisa “Trombose venosa cerebral: um estudo de coorte retrospectivo de 513.284 casos de Covid-19 confirmados e uma comparação com 489.871 pessoas recebendo vacina de mRNA” reuniu cientistas do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Oxford; Oxford Health NHS Foundation Trust; Departamento Nutfield de Ciências Clínicas da Universidade de Oxford; Oxford University Hospitals NHS Foundation Trust; e TriNetX, de Cambridge.
“Embora a magnitude do risco não possa ser quantificada com certeza, o risco após a Covid-19 é aproximadamente de 8 a 10 vezes o relatado para as vacinas, e cerca de 100 vezes maior em comparação com a taxa da população. O aumento do índice de CVT [trombose venosa cerebral no acrônimo em inglês] com a Covid-19 é notável, sendo muito mais marcante do que os riscos aumentados para outras formas de acidente vascular cerebral e hemorragia cerebral”, diz trecho do estudo.
Com informações da Tribuna do Norte
Mortes pela chuva em Petrópolis chegam a 120
Bombeiros, moradores e voluntários trabalham no local do deslizamento no Morro da Oficina, após a chuva que castigou Petrópolis, na região serrana fluminense/ Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil O número de mortes pela chuva em Petrópolis chegou a 120, segundo a Defesa Civil estadual. Na última terça-feira (15), forte temporal caiu sobre a cidade da região serrana fluminense, provocando deslizamentos e enchentes em vários pontos.
Ontem (18) outro temporal atingiu a cidade, provocando novas enchentes. Ruas do centro histórico precisaram ser interditadas devido a alagamentos. Sirenes tocaram em alguns locais e pessoas tiveram que sair de suas casas em locais como a Quitandinha. Na comunidade 24 de Maio, novo deslizamento foi registrado.
De acordo com a Defesa Civil municipal de Petrópolis, núcleos de chuva de fraca a moderada se deslocam hoje em direção à cidade.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, deve sobrevoar o município na manhã de hoje. Em seguida, deve participar de reunião de trabalho com autoridades locais para definir medidas emergenciais.
Com informações da Agência Brasil
Presidente da Câmara de Mossoró busca convênio com a FECAM para emissão do RG Digital
reprodução Com objetivo de buscar sempre parceria e fortalecer ações para a Câmara Municipal de Mossoró, o vereador e presidente da Casa Legislativa, Lawrence, cumprirá agenda na capital do nosso estado. Nesta quinta-feira, 17, Lawrence esteve na FECAM e foi recebido pela Diretora Executiva, Erineide Sá, para tratar de convênio com a Câmara Municipal de Mossoró para emissão do RG Digital.
“Nossa intenção é facilitar a busca dos serviço por parte da população e desafogar a Central do Cidadão. Em breve, a Câmara Municipal estará apta para emissão”, enfatizou Lawrence.
Cantora Paulinha Abelha, da banda Calcinha Preta, tem piora no quadro clínico e está em coma

A cantora Paulinha Abelha teve uma piora clínica nas últimas 12 horas e está em coma. A informação foi divulgada na tarde desta quinta-feira (17) pela assessoria da cantora no perfil dela em uma rede social.
De acordo com o último boletim médico divulgado às 13h desta quinta, está programada a transferência de unidade hospitalar, mas por conta da instabilidade neurológica, a paciente não reúne condições clinicas seguras para que o procedimento seja feito no momento.
Paulinha Abelha foi hospitalizada na última sexta-feira (11), depois de chegar de uma turnê com a banda Calcinha Preta em São Paulo.
Sobre a internação
A cantora Paulinha Abelha, de 43 anos, integrante da banda de forró Calcinha Preta, está internada na unidade de terapia intensiva de um hospital particular de Aracaju em virtude de problemas renais. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (14), pela assessoria e família.
A artista foi hospitalizada na última sexta-feira (11). O quadro de saúde é considerado estável. “Paulinha está sendo acompanhada por equipe médica especializada. Agradecemos todas as orações e energias positivas”, disse a nota.
G1
Ezequiel Ferreira parabeniza ministro Emmanoel Pereira pela posse na presidência do TST

O deputado estadual e presidente de Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira (PSDB), usou o horário destinado aos oradores, nesta quinta-feira (17), para destacar, em nome de todos os parlamentares, a Moção de Congratulações ao ministro Emmanoel Pereira, que tomou posse como presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) para o biênio 2022-2024.
“Nosso reconhecimento indelével ao ministro potiguar que sempre atuou no exercício da função pública pensando no coletivo, sempre atuando de forma firme, garantindo o pleno direito de defesa das partes. Não temos dúvida de que, como presidente, conseguirá superar todos os desafios, mantendo diálogo aberto e fraterno com as instituições democráticas, conduzindo a corte com exemplar firmeza, serenidade e transparência, baseado nos valores republicanos que o orientam. O Rio Grande do Norte reconhece a força e a vivacidade de seu nome, bem como seu legado de progresso e eficiência”, destacou o presidente Ezequiel Ferreira.
Emmanoel Pereira nasceu em Natal, é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atuou na advocacia durante 20 anos. Durante sua trajetória, foi Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, vice-presidente da Comissão de Relações Internacionais, membro efetivo da Comissão de Prerrogativa para o exercício da advocacia e membro efetivo do Órgão Especial do Conselho Federal da OAB, no biênio 2000-2002.
Em visita à Assembleia Legislativa, Sindicato dos Auditores Fiscais comemora 33 anos

Os atuais e ex-dirigentes do Sindicato dos Auditores Fiscais do Rio Grande do Norte (Sindifern) estiveram na Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (17), e se reuniram com o presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), para celebrar com o Poder Legislativo os 33 anos do Sindicato. Por sugestão do presidente Ezequiel Ferreira uma Moção de Congratulação pelo aniversário da entidade foi subscrita por toda a Casa Legislativa. “A todos os auditores fiscais o nosso reconhecimento da importância do trabalho em defesa da sociedade”, disse.
Durante o encontro com o Legislativo, o presidente do Sindifern, Juarez Moura, lembrou da história de luta da categoria que, nas palavras dele, marcou a economia do estado. “É uma data muito especial para a gente. Nós queremos continuar contribuindo com o RN e acreditamos que precisamos estreitar a relação do fisco potiguar com o Legislativo”, disse.
O diretor do Sindifern, Fernando Carvalho, lembrou que a entidade nasceu no processo de redemocratização do País. “A democracia voltou e corremos para criar um sindicato de luta que defendesse o fisco e também a sociedade”, declarou.
O deputado estadual Francisco do PT estava presente na reunião. Ele foi um dos propositores da Moção de Congratulações ao sindicato. O parlamentar agradeceu ao presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, pela disponibilidade de receber os membros do Sindifern e agradeceu aos dirigentes presentes pelas parcerias e contribuições para a sociedade potiguar.







