Professores ocupam prefeitura de São Gonçalo do Amarante para negociar reajuste do piso salarial do magistério
Professores ocupam prédio da prefeitura de São Gonçalo do Amarante — Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi Os professores da rede municipal de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, ocuparam na tarde desta quinta-feira (17) o gabinete do prefeito em exercício da cidade, o vice Eraldo Paiva, em busca de uma negociação para o pagamento do piso do magistério – o prefeito eleito da cidade se licenciou para tratamento de saúde.
No início de fevereiro, o governo federal sancionou uma lei que reajusta os salários dos professores da educação básica de todo o Brasil em 33,24%. Estados e municípios têm negociado novos acordos e muitos deles encontram dificuldades. No RN, os professores da rede estadual deflagraram greve após recusarem as propostas oferecidas pelo governo.
Em São Gonçalo do Amarante, os professores alegam que nenhuma proposta foi feita até o momento pela prefeitura. Nesta quinta (17), havia uma reunião entre o prefeito em exercício e representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), mas o gestor não compareceu, o que revoltou a categoria.
“Nós viemos pra fazer um ato, pra tentar negociar com o prefeito. Chamamos a categoria na tentativa de persuadir o prefeito de pagar o reajuste do piso. Quando soubemos que ele não ia nos receber, foi deliberada aqui com a categoria de ficarmos aqui, acampar, até ele aparecer e oferecer uma proposta”, disse a coordenadora geral do Sinte em São Gonçalo do Amarante, Lindaci Freire.
O prefeito alegou aos professores outro compromisso nesta tarde. Segundo a assessoria da prefeitura, o gestor pediu à direção do sindicato para remarcar a audiência para sexta-feira (18), às 16h, quando a prefeitura apresentará uma proposta.
Os professores da rede municipal de São Gonçalo do Amarante também estão em greve desde o dia 14 de fevereiro, quando retornariam as aulas municipais.
Reajuste
Centenas de professores ocuparam o prédio, inclusive o gabinete do prefeito, embora haja guardas municipais impedindo a entrada na sala do prefeito.O quadro completo da categoria em São Gonçalo do Amarante tem cerca de 1.100 professores. Segundo o sindicato, o salário-base da categoria é de R$ 2,1 mil, um dos mais baixos da Grande Natal.
“São Gonçalo do Amarante paga o pior salário da Grande Natal e fica entre 3ª e 4ª arrecadação do estado. Então nós não iremos acatar a desculpa de que essa prefeitura não tem condições de acatar o piso para esses servidores”, explicou Jaciguara Nóbrega, coordenadora do Sinte em São Gonçalo do Amarante.
Os professores alegaramm dificuldades durante a pandemia, por causa das aulas remotas e agora a falta de negociação pela implantação da lei do piso provocou a paralisação das aulas e a ocupação da prefeitura.
“Foi uma forma que a gente encontrou de poder sentar com ele, que ele apareça, porque essa atitude de marcar com a categoria e não aparecer é um descaso, desrespeito. Nós queremos o que é nosso por direito, é lei, ele tem que cumprir”, reforçou a coordenadora Lindaci.
Com informações do G1 RN
Câmara de Natal cria comenda “Maria da Penha” para destacar combate violência contra a mulher
Sessão discutiu projeto que cria comenda “Maria da Penha” para destacar quem luta pela violência contra mulher – Foto: ALRN O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou durante a sessão ordinária desta quinta-feira 17 o Projeto apresentado pela vereadora Camila Araújo (PSD) que institui na Casa a Comenda “Maria da Penha”. A condecoração será destinada a agraciar pessoas ou instituições que tenham se destacado no combate a toda violência contra a mulher em diversas áreas.
A honraria será concedida pela Mesa Diretora do Legislativo natalense, acompanhada da concessão de diploma de menção honrosa aos homenageados, sendo um indicado por vereador a cada ano. A indicação para a comenda deverá, obrigatoriamente, vir acompanhada de uma biografia, currículo e justificativa para efetivação da homenagem.
Em seu discurso, a vereadora Camila Araújo disse que a aprovação da proposta legislativa constitui o reconhecimento da importância da temática. “Este foi o motivo pelo qual apresentamos este projeto ao plenário da Câmara. Se mostra imperiosa a criação de uma comenda reverenciar àqueles que, como Maria da Penha, alcançaram destaque no combate à violência contra a mulher”, defendeu.
Na sequência, foi acatado em segunda discussão um texto de autoria da vereadora Brisa Bracchi (PT) sobre a instituição do Censo da População Indígena de Natal com o objetivo de identificar a quantidade e o perfil socioeconômico destas pessoas no âmbito do Município do Natal, com consequente mapeamento do referido perfil para posterior direcionamento de políticas públicas que atendam plenamente aos anseios deste segmento.
“Registre-se que as comunidades indígenas estão à margem dos processos econômicos e das práticas sociopolíticas, pontuando ainda que esta mesma população não é considerada para o estabelecimento de políticas públicas específicas que atentem às especificidades do povo indígena. A partir destas considerações, no intuito de valorizar as culturas locais, as sabedorias tradicionais, é que se propõe a presente legislação”, justificou Brisa.
Outras três matérias receberam parecer favorável em segunda discussão: PL 794/2021, do vereador Herberth Sena (PL), que estabelece o reconhecimento de Utilidade Pública Municipal do Centro Comunitário São José – CCSJ, o PL 270/2021, do vereador Eribaldo Medeiros (PSB), sobre o replantio de árvores caídas e retiradas no âmbito municipal, e o PL 306/2021, do vereador Luciano Nascimento (PTB), que institui a política municipal de acompanhamento psicológico às crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade, cujo pai e/ou mãe faleceu em decorrência de epidemia, endemia e pandemia.
Pedro Gorki assume liderança da oposição na Câmara de Natal
O vereador Pedro Gorki (PCdoB) foi eleito novo líder da oposição na Casa. Ele assumiu o posto da vereadora Brisa Bracchi. O parlamentar vai liderar uma bancada formada por três partidos que fazem oposição: PT, PCdoB e PSOL.
“Por meio do diálogo com o conjunto dos vereadores e bancadas, buscaremos soluções para os problemas da nossa cidade, exigindo a licitação do transporte público, o cumprimento da data-base dos servidores municipais, a devida atualização do piso salarial dos profissionais da educação, as reformas estruturais dos equipamentos públicos municipais, a implantação de políticas públicas para a juventude e a geração de emprego e renda”, declarou Pedro.
Com informações do Agora RN
Bolsonaro usa lema fascista ao se encontrar com Orbán na Hungria
Presidente Jair Bolsonaro e primeiro-ministro Viktor Orbán / Foto Reprodução Em pronunciamento conjunto com o líder de extrema direita da Hungria, nesta quinta-feira (17/2), primeiro-ministro Viktor Orbán, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a utilizar o slogan do movimento fascista brasileiro Ação Integralista Brasileira (AIB).
Bolsonaro afirmou que as duas nações têm em comum “comunhão de valores” no que diz respeito a “Deus, pátria, família e liberdade”. A última palavra foi incluída ao lema usado na década de 1930.
O presidente também chamou Orbán de irmão, “dadas as afinidades” em “praticamente todos os aspectos”. O premiê é o principal responsável pela conjuntura autoritária vivida na Hungria.
Mais cedo, em nota, o Itamaraty destacou que o Brasil tem “afinidades de visões de mundo” com o país europeu.
“A aproximação com a Hungria, país com o qual o Brasil mantém afinidade de visões de mundo, tem propiciado convergências na relação bilateral e em posicionamentos no plano internacional, com base em valores comuns e na cooperação em diversas áreas”, dizia o texto.
Com informações do Correio Braziliense
Em novo encontro, policiais civis tentarão consenso com governo
Foto: Cedida Depois de recusarem a proposta do Governo do Estado sobre a não retirada do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS) da categoria, que é alvo de ação do Ministério Público e pode ser extinto, os policiais civis voltam à mesa de negociação na Governadoria no final da manhã de hoje (18). Eles querem construir na ocasião uma proposta de consenso.
As entidades que representam a categoria dizem que foram identificadas inconstitucionalidades na minuta de projeto de lei que foi entregue ao sindicato e associações pela equipe do Executivo, entre estas, a alteração da forma remuneratória para subsídio sendo mantida a parcela ou valor agregado e o condicionamento do projeto à decisão judicial do Tribunal de Justiça em relação ao ADTS, fato que para a categoria geraria insegurança.
Na reunião desta sexta-feira, os policiais apresentarão a recusa à equipe governamental e pretendem construir uma proposta de consenso que possa ser levada imediatamente à categoria em assembleia a ser realizada na sede do Sinpol/RN logo após o encontro.
O ADS é um benefício anual que incrementa 1% do salário nos vencimentos do servidor para cada ano de serviço. Portanto, um agente com 10 anos de serviço, por exemplo, perderia 10% de salário referente ao ADTS. Os agentes pedem que o Governo encontre uma solução para atender o pleito do MP, a partir da formulação de um projeto de lei para dar segurança jurídica à continuidade de pagamento.
Sem acordo, os policiais civis do RN decidiram segunda-feira (7), em frente à Central de Flagrantes, e decidiram paralisar as atividades por tempo indeterminado no último dia 7. Três dias depois o desembargador Ibanez Monteiro, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), determinou o retorno deles às atividades. A decisão pelo fim da greve ocorreu então no dia 11, mas os delegados mantiveram suspensos os serviços extraordinários, ou seja, sem trabalharem em horário de folga (à noite e finais de semana), afetando o funcionamento das delegacias de plantão.
Com informações da Tribuna do Norte
São Paulo fica no zero com a Inter de Limeira no Campeonato Paulista
Tricolor pressiona, mas peca na finalização e para duas vezes na trave/ Foto: Poulo Pinto/ São Paulo FC O São Paulo decepcionou os pouco mais de 15 mil torcedores que foram ao Morumbi nesta quinta-feira (17). O Tricolor pressionou, desperdiçou várias oportunidades e ficou no zero com a Inter de Limeira, pela sétima rodada do Campeonato Paulista.
O segundo empate no Estadual levou o São Paulo a oito pontos, na segunda posição no Grupo B, três a menos que o líder São Bernardo (que tem um jogo a mais). A Inter foi a sete pontos e ocupa o quarto e último lugar no Grupo A, mas com a mesma pontuação do terceiro (Guarani) e do segundo (Água Santa), ficando atrás por ter uma vitória a menos. Os dois melhores de cada chave avançam às quartas de final.
A pontaria esteve em falta do lado tricolor no primeiro tempo. Foram 14 finalizações, oito delas dentro da área, mas apenas uma delas na meta, uma cabeçada do atacante Nikão, aos 23 minutos, que o goleiro Rafael Pin defendeu sem problemas. A Inter, que pouco se aventurou ao ataque, acertou mais chutes (dois) em direção ao gol dos anfitriões, mas sem dar trabalho ao goleiro Jandrei.
Na etapa final, o São Paulo perdeu outras várias oportunidades. Aos nove minutos, o meia Matheus Galdezani salvou, com o peito, um chute do atacante Jonathan Calleri, na pequena área, que ficou com a sobra de uma cobrança de escanteio. Aos 26 foi a vez de a trave salvar a Inter, após um cruzamento do lateral Reinaldo pela esquerda, que foi direto para o gol. Oito minutos depois Reinaldo bateu escanteio pela esquerda e o atacante Eder desviou no travessão. Aos 43, Eder arriscou da entrada da área pela esquerda, mas parou em grande defesa de Rafael Pin, que garantiu o empate no Morumbi.
O próximo compromisso do São Paulo é o clássico diante do Santos, às 18h30 (horário de Brasília) de domingo (20), na Vila Belmiro, em Santos (SP). No mesmo dia, às 20h30, a Inter recebe a Ferroviária no estádio Major Levy Sobrinho, em Limeira (SP).
Com informações da Agência Brasil




