Após chuvas no RN, açude Itans ainda acumula menos de 1% da capacidade de armazenamento de água
Açude Itans acumula pouco menos de 600 mil metros cúbicos de água. Capacidade é de 75,8 milhões — Foto: Hugo Andrade/Inter TV Costa Branca As boas chuvas que caem no Rio Grande do Norte desde janeiro aumentam a esperança de que os reservatórios de água recuperem o volume de água perdida durante os anos de seca. No entanto, em Caicó, no Seridó potiguar, o açude Itans, um dos maiores do Rio Grande do Norte, segue numa situação difícil.
O reservatório está com menos de 1% da capacidade total. A falta de água já fez com que o abastecimento fosse suspenso no município, além de prejudicar pescadores e agricultores.
A horta em que o agricultor Geraldo Jousé trabalha é irrigada com a água que vem do açude Itans. Os pés de coentro, cebolinha e alface são plantados na área do reservatório. Se ele estivesse cheio, toda a área de plantio estaria coberta de água. Mas com a seca do açude, e a cada dia a água indo para mais longe, está mais difícil manter a irrigação das hortaliças.
“Tem que colocar mais cano porque não dá. Se for acolá pra cima, aí é que é cano. Todo mundo vem sofrendo com isso aqui, todos os rendeiros sofrem quando esse açude não enche. E se não chover esse ano a tendência é secar mais ainda”, lamenta o agricultor Geraldo Josué.
A última vez que o açude Itans atingiu a capacidade total e transbordou foi em 2009. De lá pra cá, mesmo atravessando alguns invernos e períodos de estiagem, o açude não conseguiu atingir uma reserva hídrica satisfatória. Nos últimos anos, a situação só tem piorado. Em junho do ano passado, o açude atingiu o volume morto e está apenas com 0,7% do que pode armazenar.
Isso representa um volume atual de 500 mil metros cúbicos de água diante dos 75 milhões de metros cúbicos que o reservatório pode armazenar. Para o Instituto de Gestão das Águas, (Igarn), o Itans já é considerado um açude seco. O volume de água abaixo de 1% já atinge as atividades importantes de quem depende dele. O abastecimento de água foi suspenso quando o açude chegou ao volume morto.
“Se tem um volume morto, já corta o abastecimento de água, já corta a qualidade. O açude tá praticamente seco”, afirma o responsável pelo escritório Dnocs em Caicó, Ubiratan Machado.
As chuvas antecipadas pelo interior do estado, no mês de janeiro, não foram suficientes para mudar a realidade do Itans. De acordo com o responsável pelo escritório o motivo é que não choveu nos lugares fundamentais para que o açude recebesse água.
“Teve muita chuva no centro da cidade. Teve chuva aqui, mas foi fina e quando acontece uma chuva maior, passa dois dias sem chover e a evaporação vai embora. Se não chover nos rios, afluentes que jogam para dentro do açude, então tem que pelo menos chover na cabeceira do açude. E tá uma escassez muito grande de chuva na cabeceira do açude”, explica Ubiratan.
Praticamente sem água, a pesca já se tornou inviável. De acordo com o Dnocs, 11 irrigantes utilizam o perímetro irrigado da água que vem do Itans, além de 165 famílias em torno do reservatório que possuem concessões para utilizar a água que ainda resta.
“Fica difícil porque pelo movimento da pesca, o açude muito seco, muita lama, é complicado, dificultoso. Com relação ao abastecimento da estação, nós estamos usando uma pequena demanda de aproximadamente de 4 a 5 litros por segundo, é como estamos atendendo a estação para que a gente salve nossas matrizes” explica Jorge Luiz da Silva, responsável pela estação de piscicultura.
Com informações do G1 RN
São Paulo do Potengi será contemplado com o projeto de reuso de águas na agricultura familiar
O projeto “Reuso de Águas Cinzas na Agricultura Familiar do RN” será lançado nesta segunda-feira (21) pela governadora Fátima Bezerra. O evento de apresentação será no auditório da Governadoria, a partir das 11h30.
A iniciativa é fruto de um convênio entre a Emater e a Fundação Banco do Brasil. O objetivo é viabilizar o reaproveitamento de águas utilizadas em pias, chuveiros e tanques de roupa na irrigação depois de passar por filtro biológico. Alexandria, Alto do Rodrigues, Assu, Lajes e São Paulo do Potengi são os primeiros municípios contemplados.
A iniciativa será implantada inicialmente na zona rural de Alexandria, Alto do Rodrigues, Assu, Lajes e São Paulo do Potengi. No total, serão beneficiadas 44 famílias desses municípios.
TOTAL ECOFLEX – 2022-02-20 07:38:07
Ola ! Lucasthavares
Apresentamos os Carrinhos de Compras de Plastico Ecoflex .
***** Ecologicamente correto.
**** Ofereca o melhor para seu cliente *****
*** MODELO TOTAL S25L – DUPLO CESTO – REMOVIVEIS, ***** SENSACAO DO MERCADO ! A PRONTA ENTREGA.
– MODELOS CARRINHOS ECOFLEX 150L, 120L, 90L e 60L.
*** IDEAL para SUPERMERCADOS, EMPORIOS, CONDOMINIOS, PADARIAS, HOSPITAIS, FARMACIAS, PETS, ARMARINHOS e LOJAS.
– Presente nas principais redes de supermecados, Petshops, Drogarias, Papelarias, Bazar e lojas de todo o pais, entre outras redes.
****
– Livre de Ferrugens e Perda de Brilho
– Maior resistencia a choques com outros carrinhos, prateleiras e elevadores.
– Manutencao Simples. Basta lavar com agua e sabao.
– Nao apresentam trincas, ranhuras, desbotamento de cores.
– Rolagem sem ruidos.
– Otima resistencia aos raios UV e agentes atmosfericos.
– Ecologicamente correto e 100% reciclaveis.******** ******* ******
– CONHECA TODA A LINHA ECOFLEX
–
*** TOTAL S25L, ECOFLEX 60L COMPACTO (Ideal para lojas com pouco espaco e corredores estreitos.**** DIVERSAS CORES * PRONTA ENTREGA ***
*
CAPACIDADES: 25L, 60L, 90L, 120L, 150L-Abastecedor, Compacto 60L e Cestos de 12,5L*** VENDAS – VENDAS – VENDAS – VENDAS ****
***** Conheca todos os modelos nas redes sociais ou pelo site. ******
Acesse, Conheca e Consulte !
*
Instagram/Facebook: Total Ecoflex
*
www.totalcarrinhosecoflex.com.br
**** ATENCAO ! ***** SOMENTE RESPONDEREMOS, POR SEGURANCA, PELOS CANAIS ACIMA. Utilize o codigo abaixo no assunto para identificar-se..
CODIGO = CCs5eGJ6
–
atenciosamenteEquipe – Total Ecoflex
Vinicius Almeida
Ler Mais “TOTAL ECOFLEX – 2022-02-20 07:38:07”Júlia Arruda voltará ao cargo de vereadora e Pedro Gorki perderá vaga na Câmara
A vereadora licenciada Júlia Arruda (PCdoB), vai voltar ao seu posto na Câmara Municipal de Natal, em abril. Com isso, o vereador suplente Pedro Gorki (PCdoB), sairá da cadeira e seguirá em busca de votos para conseguir chegar à Câmara Federal.
Júlia se licenciou do mandato para assumir a SEMJIDH – Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, do Governo do RN.
No entanto, ela precisa se descompatibilizar do cargo até o mês de abril para concorrer nas eleições deste ano, pois será candidata à deputada estadual.
Júlia Arruda fará uma dobradinha com o “camarada” Pedro Gorki, que sairá para deputado federal.
Pedro assumiu, recentemente, a função de líder da oposição do executivo na câmara. Com 21 anos de idade, ele foi o vereador mais jovem a assumir um mandato na casa. Júlia é uma veterana na política, com quatro mandatos. Agora, ela tentar subir mais um degrau em sua carreira.
Com informações do Blog do FM
Ministro Rogério Marinho autoriza projetos para Adutora do Agreste Potiguar; obra estimada em R$ 260 milhões
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assina, às 10h deste sábado (19), em Natal (RN), Ordem de Serviço para o início da elaboração do projeto de implantação da Adutora do Agreste Potiguar. O ato ocorre conjuntamente a um seminário destinado a debater o Programa Casa Verde e Amarela.
Com investimentos estimados em R$ 260,5 milhões, a Adutora do Agreste Potiguar é uma das principais obras hídricas do Rio Grande do Norte e vai beneficiar 13 cidades do estado, sendo 10 na região do Agreste (Boa Saúde, Lagoa D’Anta, Monte das Gameleiras, Nova Cruz, Passa e Fica, Santa Cruz, Santo Antônio, São José do Campestre, Serra de São Bento e Serrinha) e três no Litoral Sul (Canguaretama, Montanhas e Pedro Velho). Além disso, outros 27 municípios também serão beneficiados com maior oferta hídrica por conta da redistribuição da água dos Sistemas Adutores Monsenhor Expedito e Espírito Santo.
Lançado pelo Governo Federal em 25 de agosto de 2020, o Programa Casa Verde e Amarela foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) com o objetivo de ampliar o acesso à moradia digna. A premissa da ação é combater o déficit habitacional em diversas frentes. Além da produção de casas e apartamentos, ela também inclui regularização fundiária, melhoria de residências, além de outras iniciativas, como a locação social.
Grande Ponto




