Última mensagem à Assembleia, Fátima sinaliza disputa de 2026 e defende legado do governo

Ao levar a mensagem anual à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (10), a governadora Fátima Bezerra aproveitou o espaço para marcar posição política e sinalizar caminhos para a sucessão estadual em 2026, em um momento de antecipação do debate eleitoral no Rio Grande do Norte.

No discurso, Fátima concentrou esforços na defesa do legado da gestão, respondeu a críticas sobre a condução econômica e destacou ações na saúde e no desenvolvimento. A fala ocorre enquanto o PT trabalha o nome da governadora como prioridade para a disputa ao Senado, o que exigiria sua desincompatibilização do cargo até abril.

Ao abordar os incentivos fiscais, a governadora afirmou que encontrou um Estado em perda de competitividade e atribuiu o cenário a um modelo esgotado. Citou o antigo Proadi e destacou a aprovação de um novo marco legal, construído com o setor produtivo e aprovado por unanimidade na Assembleia. No trecho, fez elogios ao secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, apontado como pré-candidato ao Governo do Estado.

Na área da saúde, reconheceu dificuldades, mas afirmou que houve avanços estruturais. Como exemplo, mencionou a ampliação dos leitos de UTI, que teriam passado de cerca de 170 para mais de 330, além da interiorização do atendimento.

Confira também

  • Gestão do Prefeito GÁ sanciona leis de valorização do magistério, paga terço de férias e garante novo Selo Ouro da Alfabetização para São Tomé

    A Gestão do Prefeito GÁ, em São Tomé, segue fortalecendo a educação municipal com ações concretas de valorização dos profissionais do magistério e investimentos contínuos na alfabetização. Nesta semana, o gestor sancionou a Lei que garante o piso salarial do magistério para o exercício de 2026, assegurando o cumprimento dos direitos da categoria.

    Também foi sancionada a Lei que trata da reabertura do prazo para comprovação da jornada suplementar dos profissionais do magistério, medida que traz mais justiça, transparência e segurança para os educadores da rede municipal.

    Outro avanço importante é que a Gestão do Prefeito GÁ já creditou o terço de férias para todos os profissionais do magistério, reforçando o compromisso com o servidor público e o equilíbrio financeiro do município.

    Os resultados desse trabalho responsável foram reconhecidos nacionalmente com a conquista, mais uma vez, do Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação. O selo comprova que São Tomé vem alcançando índices positivos e mantendo políticas eficazes voltadas à alfabetização na idade certa.

    Para a gestão municipal, os avanços são fruto de planejamento, responsabilidade e respeito com quem faz a educação acontecer.

    “É mais trabalho, mais educação e mais valorização. São Tomé segue avançando e mostrando que investir em educação é investir no futuro”, destaca a administração.

  • MPRN instaura procedimento para acompanhar publicidade institucional com recursos públicos em Bom Jesus

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) instaurou o Procedimento Administrativo nº 34.23.2059.0000018/2026-94 para acompanhar e fiscalizar a regularidade da publicidade institucional realizada com recursos públicos no município de Bom Jesus.

    De acordo com informações disponíveis no portal oficial do MPRN, o procedimento foi instaurado no dia 05 de fevereiro de 2026 e tem como objetivo coletar informações e realizar diligências relacionadas à divulgação institucional em sites e blogs que eventualmente recebam recursos públicos municipais.

    Conforme descrição constante no sistema do órgão ministerial, a apuração busca verificar a regularidade desse tipo de contratação e utilização de verbas públicas, podendo, ao final, resultar na adoção de providências extrajudiciais e/ou judiciais, conforme a análise do Ministério Público.

    O procedimento está classificado como administrativo e não sujeito, neste momento, à instauração de inquérito civil, sendo utilizado para acompanhamento inicial e levantamento de informações. Ainda segundo o sistema do MPRN, o caso encontra-se em tramitação junto à 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macaíba.

    O espaço permanece aberto para manifestação da Prefeitura de Bom Jesus, caso deseje apresentar esclarecimentos sobre o assunto. O Blog seguirá acompanhando o andamento do procedimento junto aos canais oficiais.

  • Ano Letivo da Rede Municipal de Natal começa com atendimento de mais de 50 mil estudantes

    Ano Letivo da Rede Municipal de Natal começa com atendimento de mais de 50 mil estudantes

    A Prefeitura Municipal do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao Ano Letivo de 2026 com a recepção de mais de 50 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. O evento de abertura aconteceu nesta segunda-feira (9), na Escola Municipal Professor Antônio Severiano de Araújo, localizada no Conjunto Pirangi, bairro Neópolis, na zona Sul da capital. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita Joanna Guerra, do secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, dos secretários adjuntos Naire Capistrano (Gestão Pedagógica) e Lucas Bento da Silva (Administração Geral), além da equipe pedagógica da SME.

    A vice-prefeita Joanna Guerra destacou a importância do início do ano letivo para o futuro das crianças e adolescentes de Natal. “Começamos o ano letivo com a entrega da reforma da E. M. Prof. Antônio Severiano e, ao mesmo tempo, iniciamos um amplo diálogo com a comunidade escolar, pais, estudantes e gestores, conversando sobre o ano letivo que se inicia em 2026 com o município entregando obras. A gestão do prefeito Paulinho Freire vem fortalecendo as unidades de ensino, modernizando, climatizando, promovendo acessibilidade e trabalhando a inclusão junto às famílias atípicas. Estamos cada vez mais melhorando a merenda escolar e vamos entregar o fardamento, ressaltando a importância que a Educação tem para a cidade de Natal e para a transformação dos estudantes, proporcionando um caminho de aprendizado e crescimento para todos”, afirmou.

    O secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes, ressaltou que a Prefeitura do Natal dá início ao Ano Letivo de 2026 com uma agenda marcada por avanços, investimentos estruturantes e políticas públicas voltadas à ampliação do acesso, à valorização dos profissionais da educação e à melhoria da qualidade do ensino ofertado aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

    “Estamos iniciando com 50 mil estudantes nas salas de aula. Mais um ano de conquistas e realizações, em que mantivemos a Fila Zero, sem demanda reprimida e sorteio de vagas. Iniciamos com a Jornada de Educação (Jenat) e vimos o entusiasmo dos professores e gestores da Rede, que, nesta última semana, realizaram seus Planejamentos Pedagógicos Coletivos (PPC), somando aos nossos investimentos em livros didáticos, laboratórios de Ciências, Matemática, Robótica e Informática. Além dos 710 professores efetivos aprovados no último concurso, também chamaremos mais 300 professores e 274 professores temporários, totalizando 1.284 docentes que irão fortalecer a Rede em 2026”, ressaltou Fernandes.

    O secretário também comentou sobre a infraestrutura das unidades de ensino. “Destaco que 84% de toda a nossa Rede recebeu manutenção, reformas e pequenas obras. Além disso, a atual gestão assinou a ordem de serviço de sete CMEIs e iniciamos as obras, além da construção da nova escola do Guarapes. Até o final deste ano, vamos entregar oito novas unidades de ensino”, complementou.

    A Rede Municipal de Ensino de Natal é composta por 74 Centros Municipais de Educação Infantil e 73 Escolas de Ensino Fundamental, somando 147 unidades de ensino. O público atendido na Educação Infantil inclui 6.313 crianças na etapa creche, 8.742 na pré-escola e 32.892 no Ensino Fundamental. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) segue com 2.166 matriculados. Os números foram contabilizados pelo sistema e-Cidade na manhã desta segunda-feira (9).

    Na manhã deste primeiro dia de aula, professores, gestores e funcionários da Escola Municipal Prof. Antônio Severiano de Araújo acolheram os 188 estudantes do turno matutino. Pais e responsáveis também foram recebidos pela equipe da escola. Ao todo, a unidade vai atender 376 alunos, distribuídos em nove salas de aula e 16 turmas. A escola funciona do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e possui, em seu quadro de pessoal, 43 professores, 13 estagiários e 14 funcionários. A unidade localizada em Neópolis passou recentemente por uma obra de reforma, ampliação e acessibilidade nas instalações físicas.

    O diretor pedagógico da unidade, Helano Miranda, compartilhou a expectativa para o ano letivo. “Mais uma jornada educacional a ser cumprida. O ano de 2025 foi um período de muitas conquistas e objetivos alcançados, com resultados expressivos e aprovação no IFRN e na Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), além de alcançarmos 100% de fluência em leitura do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Para 2026, tivemos um aumento de 24% no número de estudantes matriculados, principalmente após a obra de reforma e acessibilidade. A escola é um espaço de acolhimento e de construção de saberes, e estamos preparados para oferecer todo o suporte necessário para que todos se sintam motivados a aprender e a crescer”, afirmou o diretor.

    Quem também demonstrou satisfação com o momento foi a mãe dos gêmeos Ítalo Lins de Melo e Heitor Manoel Lins de Melo, de 11 anos, Ana Cláudia Lins de Melo, que acredita que cada novo ano representa uma oportunidade para o desenvolvimento dos filhos. “As aulas são importantes para os meus filhos desenvolverem suas habilidades e conhecimentos. Estamos felizes com o início das aulas e também com a reforma da escola. Meu filho é cadeirante, e a obra de acessibilidade é muito importante para a sua locomoção dentro da escola”, declarou.

    Já Ítalo Lins, estudante do 6º ano, também demonstrou entusiasmo com o retorno às aulas e a entrega da reforma da unidade de ensino. “Estou feliz de voltar para a escola. Quero conhecer novos amigos e a minha nova professora. Este ano vai ser bem legal”, contou. Ele complementou: “Quanto à reforma, gostei bastante. Vou poder brincar e circular sem precisar de ajuda”.

  • Programa voltado às Mulheres Rurais tem nova fase do RN

    Ação estratégica de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) vai atender 430 mulheres algodoeiras e produtoras de alimentos do RN
- Foto: FAO/Reprodução

    O Rio Grande do Norte vai receber a segunda fase do programa Ater Mulheres Rurais II que integra o Programa de Organização Produtiva e Econômica das Mulheres Rurais (instituído pelo Decreto Federal nº 11.452/2023). A ação é uma parceria do Governo do Estado, através da Emater-RN, e Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Familiar (MDA) e pela Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

    O programa tem como público-alvo específico 430 mulheres algodoeiras e produtoras de alimentos do Rio Grande do Norte. O período de vigência é de 17 meses, tem valor contratado de R$ 2.142.978,58. Atualmente, de acordo com a Sedraf, o Ater Mulher está presente em 33 municípios.

    Os objetivos principais do programa são a promoção da autonomia econômica, elevando a renda e a independência financeira das participantes; desenvolvimento social, reduzindo a pobreza rural e promovendo a cidadania; sustentabilidade e gestão, fortalecendo processos produtivos agroecológicos e garantindo o acesso a alimentos saudáveis e participação em espaços de gestão social.

    Ao se reunir, na manhã desta segunda-feira (09), com Caramuru Paiva, gerente de Programas e Projetos da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater/MDA); Loroana Coutinho de Santana, diretora técnica da Anater/MDA; e Dário Andrade, superintendente do MDA/RN, a governadora Fátima Bezerra enfatizou a importância da iniciativa, “inclusive pelo fato de fomentar a produção e a comercialização pelas mulheres e suas famílias, e fomentar interações intersetoriais com a garantia da cidadania e até a interiorização da atividade turística”.

    Caramuru Paiva registrou que hoje todos os territórios no RN têm a presença do Ater Mulher com ações que transformam vidas. “Em Galinhos, por exemplo, o programa proporcionou acesso a canoas motorizadas e acesso ao Programa de Aquisição de Alimentos – Paa, tudo em ações conectadas entre os governos federal e estadual”, exemplificou. E de acordo com Loarana Coutinho, novas etapas do programa vai chegar para levar ainda mais assistência técnica e fomento e estruturar o trabalho e a produção no campo.

  • Estátua na Zona Norte deve ser concluída em abril

    Foto: Adriano Abreu

    A montagem da estátua gigante de Nossa Senhora de Fátima, na Zona Norte de Natal, segue na reta final e deve ser concluída ainda neste mês de fevereiro. Após essa etapa, os trabalhos se concentram na pintura e nos acabamentos, com previsão de finalização em abril. A data de inauguração do monumento, no entanto, ainda não foi definida pela Prefeitura do Natal.

    Responsável pela confecção da imagem, o artista pernambucano Ranilson Viana Barbosa explicou que a montagem exige um processo técnico cuidadoso, principalmente por questões de segurança e alinhamento das peças. Segundo ele, parte do corpo da imagem já foi erguida. “Até agora foi montada parte do corpo da imagem. Esse é um processo bem delicado de alinhamento das peças porque a gente evita trabalhar na parte de cima, visto que, por questão de segurança, é melhor trabalhar na parte de baixo”, afirmou.

    De acordo com o escultor, a programação prevê a conclusão da montagem estrutural ainda em fevereiro. “A previsão é que, no final de fevereiro, esteja toda montada e depois fazer só a questão de acabamento, a finalização na pintura. E a nossa programação é para que, em abril, ela esteja 100% pronta. No final de abril a gente vai fazer essa entrega. Mas a inauguração é por parte da prefeitura”, disse.

    Tribuna do Norte

  • Carnaval de Natal 2026 deve ampliar fluxo turístico e fortalecer economia da capital

    Carnaval de Natal 2026 deve ampliar fluxo turístico e fortalecer economia da capital

    Com expectativas positivas, o Carnaval de Natal 2026 deve consolidar ainda mais a capital potiguar como um dos principais destinos turísticos do Brasil durante o período de carnaval. A Secretaria Municipal de Turismo (Setur) projeta crescimento no fluxo de visitantes, impulsionado pelo fortalecimento da programação cultural, pela ampliação da divulgação do destino e pelos resultados expressivos registrados no ano passado.

    A programação do Carnaval de Natal 2026 tem papel estratégico na construção da imagem da cidade como destino turístico. A festa reúne uma grande manifestação cultural aliada a uma programação musical diversificada, distribuída em polos espalhados por diferentes regiões da cidade. Esse conjunto, somado às ações de promoção nacional e internacional do destino, fortalece a presença de Natal no circuito dos grandes eventos do país. Como destaca o prefeito Paulinho Freire, “Natal hoje está inserida no calendário de grandes eventos do Brasil”.

    Esse cenário já pôde ser observado no desempenho do Carnaval de 2025, que demonstrou o potencial do evento. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Sanclair Solon, mesmo sendo o primeiro ano da atual gestão à frente da festa e com pouco tempo de planejamento, Natal apresentou números superiores aos de anos anteriores. “Para 2026, a expectativa é de aumento tanto no número de turistas vindos de outros estados quanto no fluxo de visitantes de cidades do interior do Rio Grande do Norte”, afirmou.

    Os dados confirmam essa tendência de crescimento. No Carnaval de 2025, Natal recebeu foliões de 16 estados brasileiros. Pesquisa da Fecomércio apontou que o percentual de turistas saltou de 28,2% em 2024 para 40,5% no ano passado, reforçando a consolidação da festa no calendário turístico nacional.

    A rede hoteleira também já sente os reflexos positivos do evento. A capital registra média de quase 80% de ocupação para o período carnavalesco, índice considerado excelente pelo setor. Em relação ao impacto econômico, a expectativa é de que os números superem os R$ 196 milhões movimentados no Carnaval anterior, resultado que deverá ser confirmado a partir de pesquisas oficiais após o evento.

    A promoção do Carnaval é resultado de um trabalho conjunto entre a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e o trade turístico, com cada instituição desenvolvendo estratégias próprias para ampliar a visibilidade da cidade e fomentar o turismo de forma integrada.

    Mais do que os números de visitantes e a ocupação hoteleira, o Carnaval de Natal 2026 fortalece a economia criativa, impulsiona a cadeia de serviços e comércio ligados ao turismo e demonstra a capacidade da cidade de sediar grandes eventos com organização e segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.