7 de agosto de 2025

Extremoz encerra ciclo de oficinas do Rota 22 na região Metropolitana

Ao percorrer o Rio Grande do Norte com o objetivo de fortalecer a organização partidária e promover o alinhamento político de suas lideranças, o projeto Rota 22, iniciativa do Partido Liberal (PL), em parceria com o instituto Álvaro Valle, promoveu uma oficina em Extremoz nesta quinta-feira (7). A próxima agenda do Rota 22 será o Seminário da Região Metropolitana, em Natal, no dia 16 de agosto, no Olimpo Recepções. Se inscreva em www.plrota22.com.br.

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales (PL), durante a abertura do evento, foi enfática: “A cidade de Extremoz é comprometida com quem tem compromisso com ela. E todos os dias eu reúno minha equipe para dizer a eles quem tem compromisso com Extremoz. Nós vamos gritar por quem ajuda o nosso povo”, disse a gestora referindo-se às liderança do PL.

O presidente municipal do PL em Natal, Coronel Hélio, demonstrou ao público presente que todos são a mola propulsora da região. “A voz que propaga, impulsiona e faz crescer”, ressaltou. O empresário Paulo de Paula, ex-chanceler da UnP, foi um dos palestrantes em Extremoz. Paula de Paula diz que o foco reside na superação e na resiliência. Ele enfatiza a importância de tomar decisões, mesmo diante da adversidade, e de seguir em frente.

Idealizado pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), o Rota 22 já passou por diversas regiões do estado — como o Seridó, Alto Oeste, Mato Grande, Trairí, Agreste e Potengi — reunindo prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias, filiados e apoiadores em encontros regionais que debatem os desafios locais e as perspectivas para 2026.

Fique conectado com o Rota 22 — acesse o site plrota22.com.br e confira quando o projeto passará por sua região. Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais, pelos perfis @pl22rn e @plnacional22, e no canal de WhatsApp do Rota 22 no Rio Grande do Norte: canal.plrota22.com.br.

RN sedia maior evento de sustentabilidade do Nordeste

A governadora Fátima Bezerra participou nesta quinta-feira (7), em Natal, da abertura da segunda edição do Conexão ODS, evento que reúne representantes do poder público, setor privado e sociedade civil para debater temas ligados ao desenvolvimento sustentável. A programação segue até sábado (9) no Hotel Escola Barreira Roxa.

Durante o discurso de abertura, Fátima destacou a importância de políticas públicas que aliem inclusão social e preservação ambiental. Ela citou ações voltadas para a igualdade de gênero, acesso à saúde e educação, além da preservação da Caatinga. Segundo a governadora, o Rio Grande do Norte lidera, no âmbito do Consórcio Nordeste, a proposta de criação de um fundo para financiar a conservação de biomas.

O evento é promovido pela organização Somos Um, Pacto Global – Rede Brasil, Sebrae RN e Centro Sebrae de Sustentabilidade. A programação inclui painéis sobre inovação, justiça climática, equidade financeira e economia solidária, além de atividades práticas como visitas a comunidades e uma feira de empreendedores locais.

Ticiana Rolim, fundadora da Somos Um, defendeu que os debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) sejam acompanhados de ações concretas. “A gente entendeu que podia plantar sementes no Nordeste”, afirmou.

Um dos destaques foi o painel sobre a nova economia no Nordeste, que abordou modelos de negócio com impacto socioambiental. Andreia Cardoso, da Somos Um, defendeu que lucro e responsabilidade social devem caminhar juntos. “Um negócio verdadeiramente sustentável cuida das pessoas e de todo o ciclo de seus produtos”, disse.

O empreendedor Francisco Medeiros, de Jandaíra, apresentou o trabalho da Ybi-Ara, que atua na valorização do mel de abelhas nativas. “Aprendi que onde dizem que só há escassez, existe muita potência”, afirmou.

A programação cultural do Conexão ODS tem apoio do Programa Câmara Cascudo, da Secretaria de Cultura do RN e da Fundação José Augusto.

Parnamirim cria Grupo de Gestão para monitorar ações da Prefeitura

A Prefeitura de Parnamirim instituiu nesta quinta-feira (7) um Grupo de Gestão com a proposta de acompanhar de forma estratégica o andamento das ações implementadas pela administração municipal. O anúncio foi feito pela prefeita Nilda Cruz durante uma reunião com todo o secretariado.

Segundo a gestora, o grupo será composto pelos próprios auxiliares do Executivo e terá como principal missão garantir o cumprimento de prazos e metas, além de identificar entraves e propor soluções para melhorar a execução dos projetos.

“Uma gestão de êxito se faz com responsabilidade e compromisso. Esse grupo tem a função de acompanhar de perto nossas ações, verificando o andamento dos projetos, identificando possíveis dificuldades e apontando o melhor direcionamento a ser seguido”, afirmou a prefeita.

Ainda de acordo com Nilda, o foco do trabalho é otimizar recursos e prestar contas à população com agilidade. “Essa gestão trabalha com planejamento. Não podemos desperdiçar recursos públicos e precisamos dar a resposta ao cidadão de forma célere. Nosso estilo de trabalho tem feito a diferença e vamos continuar empenhados em fazer o melhor por Parnamirim”, concluiu.

Riachuelo realiza capacitação para fortalecer ações em prol do Selo UNICEF

O município de Riachuelo promoveu, na última quarta-feira (6), uma capacitação com foco na conquista do Selo UNICEF, que reconhece cidades comprometidas com a garantia de direitos de crianças e adolescentes por meio de políticas públicas eficazes.

O encontro reuniu o prefeito Joca Basílio, o presidente da Câmara Municipal, Rêmulo Basílio, e secretários das pastas envolvidas no plano de metas do Selo: Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Agricultura e Governo. Técnicos das secretarias também participaram da capacitação, reforçando o compromisso coletivo com a causa.

A proposta é integrar ações entre as diversas áreas da gestão para garantir mais oportunidades, proteção e dignidade a crianças e adolescentes do município. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e tem como objetivo incentivar os municípios a melhorarem indicadores sociais por meio de ações intersetoriais e participativas.

Sancionada lei de autoria de Ubaldo que cria Política Estadual de Prevenção e Conscientização sobre Varizes

Foi sancionada pela Governadora do Estado e publicada no Diário Oficial do Rio Grande do Norte desta quinta-feira (07), a Lei nº 12.372/2025, de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que institui a Política Estadual de Prevenção, Conscientização e Orientação sobre Varizes. A nova legislação tem como objetivo promover ações de educação em saúde, ampliar o acesso da população a informações sobre prevenção e tratamento, e contribuir para a redução das complicações causadas por essa doença vascular que atinge uma parcela significativa da população potiguar.

Segundo o deputado Ubaldo Fernandes, a criação dessa política pública se justifica pela necessidade urgente de abordar um problema de saúde que impacta diretamente a qualidade de vida das pessoas. “As varizes, além de serem uma condição comum, podem evoluir para quadros graves, como trombose venosa profunda e úlceras venosas. É fundamental que a população tenha acesso à informação, diagnóstico precoce e tratamento adequado”, justificou o parlamentar.

A política compreende a realização de campanhas educativas, com distribuição de material informativo sobre sintomas, fatores de risco, formas de prevenção e tratamentos disponíveis. Também prevê a implantação de um sistema de dados sobre os casos registrados no estado, com o objetivo de orientar pesquisas e políticas públicas mais eficientes.

Outra importante medida estabelecida é a garantia, por parte do Poder Público, do acesso a tratamentos cabíveis, inclusive o tratamento por radiofrequência para casos de insuficiência vascular, por meio do SUS, quando houver indicação médica.

A Secretaria Estadual da Saúde Pública será responsável por coordenar as ações previstas na lei, podendo firmar parcerias com entidades públicas e privadas para ampliar o alcance e a efetividade das medidas. A nova política visa ainda estimular hábitos saudáveis, como a prática regular de atividades físicas e o uso de roupas adequadas, fatores que contribuem para a prevenção do surgimento de varizes.

Para Ubaldo Fernandes, a implementação dessa política representa um avanço significativo na promoção da saúde e no cuidado com a população. “A proposta tem como base o compromisso com a saúde pública. A falta de informação sobre a doença e suas consequências agrava o problema e aumenta a demanda por tratamento. Com essa política, o Estado assume um papel ativo na prevenção e no cuidado com os pacientes, promovendo mais dignidade e qualidade de vida para os Norte-rio-grandenses”, destacou o deputado.

Servidores de Extremoz podem sacar saldo do FGTS referente a 1997 a 2013: confira como garantir seu direito

A Prefeitura Municipal de Extremoz, por meio da Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio, informa que servidores e ex-servidores municipais com valores vinculados ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), referentes a contribuições realizadas em de 1997 a 2013, devem comparecer à sede da Secretaria de Recursos Humanos para garantir o saque do saldo.

No local, será realizada a entrega da chave de liberação e do extrato do FGTS, documentos essenciais para efetuar o saque junto à Caixa Econômica Federal. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para ser atendido, é imprescindível apresentar um documento oficial com foto.

Esta ação visa assegurar que todos os direitos trabalhistas sejam respeitados. A Prefeita de Extremoz, Jussara Sales, enfatiza: “Trabalhamos constantemente para garantir que cada servidor e ex-servidor municipal tenha acesso aos seus direitos. O respeito aos trabalhadores é um compromisso da nossa gestão.”

Serviço:
• Quem pode comparecer: Servidores e ex-servidores municipais com saldo de FGTS referente a 1997 a 2013.
• Local: Secretaria de Administração, Recursos Humanos e Patrimônio – Prefeitura de Extremoz
• Horário: 8h às 12h (segunda a sexta-feira)
• Documentação necessária: Documento oficial com foto

Ao facilitar o acesso à documentação necessária para o saque do FGTS, a Prefeitura reforça o compromisso com a transparência, eficiência administrativa e valorização dos servidores.

Extremoz sedia oficina regional do Rota 22 com participação de lideranças da Região Metropolitana

O projeto Rota 22, iniciativa do Partido Liberal (PL) que tem percorrido o Rio Grande do Norte com o objetivo de fortalecer a organização partidária e promover o alinhamento político de suas lideranças, realiza uma nova etapa em Extremoz nesta quinta-feira (7), a partir das 14h, no espaço Alegria de Saber, no Centro da cidade.

Desta vez, o encontro reunirá representantes e lideranças políticas não apenas de Extremoz, mas também dos municípios de Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante e da Zona Norte de Natal, ampliando o diálogo sobre os desafios comuns da Região Metropolitana e as estratégias do PL para 2026.

Idealizado pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), o Rota 22 tem mobilizado filiados, prefeitos, vereadores, presidentes de diretórios e apoiadores em encontros regionais por todo o estado. Durante as oficinas, são debatidos temas como estrutura partidária, comunicação estratégica, prestação de contas, planejamento eleitoral e mobilização de base.

A anfitriã desta edição é a prefeita de Extremoz, Jussara Sales, que também preside o PL Mulher no RN. Para ela, o momento é de escuta e união:

“A construção de um projeto forte para o RN passa pelo fortalecimento da Região Metropolitana. Esse encontro é uma oportunidade para ouvir, propor e organizar.”

Vereadores de Parnamirim e Natal apresentam propostas em resposta à violência contra mulheres

O vereador Michael Borges, de Parnamirim, apresentou na terça-feira (6), um projeto contra feminicídio que busca impedir a nomeação de pessoas condenadas por feminicídio ou tentativa do crime para cargos públicos no município. A proposta, apresentada durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Parnamirim, surge após o caso da mulher agredida com mais de 60 socos em um elevador no bairro de Ponta Negra, Zona Sul de Natal.

De acordo com o parlamentar, a intenção é homenagear a vítima de 35 anos e todas as mulheres que enfrentam situações de violência diariamente. “Não podemos permitir que pessoas condenadas por feminicídio ocupem funções públicas e representem a população. A violência contra a mulher é uma chaga social que precisa ser combatida com leis severas e exemplos claros de intolerância a esse tipo de crime”, afirmou o parlamentar.

Michael também ressaltou que, embora a Câmara não possa legislar sobre a matéria penal, pode definir critérios para nomeações públicas. “Sabemos que não podemos legislar sobre a matéria penal, mas podemos definir que tipo de pessoas queremos no município de Parnamirim”, disse.

O PL foi apresentado em regime de urgência e agora seguirá para tramitação nas comissões da Câmara Municipal.

Já em Natal, a vereadora Samanda Alves (PT) propôs um projeto de lei que obriga a instalação de câmeras de videomonitoramento nas áreas comuns de condomínios com dez ou mais unidades habitacionais. O objetivo é reforçar a segurança e prevenir casos de violência doméstica e familiar.

O texto prevê a instalação de câmeras em locais como elevadores, halls, portarias, academias e salões de festas. As imagens devem ser armazenadas por, no mínimo, 30 dias, e entregues às autoridades em caso de solicitação.

Ambas as iniciativas reforçam o debate sobre políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher no Rio Grande do Norte.

Fonte: Ponta Negra News

Rio Grande do Norte comemora 524 anos de história nesta quinta-feira (7)

Foto: Canindé Soares

O Rio Grande do Norte celebra, nesta quarta-feira (7), seus 524 anos de história, marcados pela chegada dos portugueses ao litoral potiguar em 1501. A data remete à instalação do Marco de Touros, considerado o mais antigo monumento do período das grandes navegações em solo brasileiro.

Para pesquisadores do estado, o Marco simboliza a primeira presença portuguesa registrada na costa do Brasil, fruto da expedição comandada por André Gonçalves e Gaspar de Lemos, que contava ainda com o célebre cosmógrafo Américo Vespúcio.

A data comemorativa foi oficialmente instituída por meio da Lei estadual nº 7.831, sancionada em 30 de maio de 2000.

Apesar do marco ter sido implantado no início do século XVI, a colonização efetiva do território só começou quase um século depois, no dia 25 de dezembro de 1597, com a chegada de uma expedição liderada por Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque. Como medida estratégica para garantir a defesa da nova ocupação, iniciou-se a construção da Fortaleza dos Reis Magos, no dia 6 de janeiro — data que dá nome ao monumento, em alusão ao Dia de Reis.

Curiosidades históricas

Durante as comemorações pelo aniversário do estado, o historiador Henrique Lucena destacou curiosidades que compõem a rica trajetória do Rio Grande do Norte. Entre elas, o projeto inusitado de transformar o território potiguar em residência de Napoleão Bonaparte, a influência judaica nas raízes culturais do Seridó e a marcante presença holandesa no estado — impulsionada, principalmente, pelo interesse na produção de sal.

Fonte: G1 RN

Justiça condena ex-secretário e servidores de Parnamirim por irregularidades no uso de diárias

Justiça

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), por meio da 6ª Promotoria de Justiça de Parnamirim, conseguiu na Justiça a condenação de um ex-secretário e dois ex-servidores da Prefeitura por uso irregular de dinheiro público. A decisão foi da 2ª Vara da Fazenda Pública de Parnamirim e se refere a uma ação movida em 2020.

De acordo com o MPRN, o ex-secretário de Obras Naur Ferreira da Silva recebeu mais de R$ 26 mil em diárias sem comprovar as viagens que justificariam esses pagamentos. Já os ex-servidores Marcos Aurélio Freitas e Holanda e José Inácio Dantas Cavalcanti Neto, que trabalhavam na Secretaria Municipal de Finanças, foram condenados por não fiscalizarem esses pagamentos, permitindo que o dinheiro fosse liberado sem prestação de contas.

A investigação começou após documentos suspeitos serem encontrados por acaso durante a operação Implosão, realizada pelo MPRN em 2015. Um inquérito civil confirmou as irregularidades, com base em um parecer técnico que apontou falhas nos registros e na documentação das diárias.

A Justiça entendeu que Naur Ferreira enriqueceu de forma ilegal com os valores recebidos. Já Marcos Aurélio e José Inácio foram responsabilizados por terem contribuído para o prejuízo aos cofres públicos ao não cumprirem seu dever de fiscalização.

A sentença determina que o valor de R$ 26.340,00 seja devolvido aos cofres públicos. Desse total, Naur deve pagar 50%, Marcos Aurélio, 30%, e José Inácio, 20%. Além disso, os três foram punidos com outras sanções, como a suspensão dos direitos políticos e pagamento de multa.

O processo agora segue para a fase de execução da sentença, quando será calculado o valor final a ser devolvido, incluindo juros e correção monetária.