TSE cassa votos do PSDB de Mossoró e Larissa Rosado perde mandato

TSE cassa votos do PSDB de Mossoró e Larissa Rosado perde mandato – Foto: João Gilberto

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, por unanimidade, na sessão híbrida desta terça-feira (9), que o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de Mossoró/RN usou “candidaturas laranjas” para fraudar a cota de gênero nas eleições. Como resultado, a vereadora Larissa Rosado, do União Brasil, perde o mandato, e o primeiro suplente do Democracia Cristã (DC), Marrom Lanche, assume o cargo.

A decisão do TSE também implica na cassação dos registros e diplomas de todos os candidatos do PSDB vinculados ao DRAP, bem como a inelegibilidade de Francisca das Chagas Costa da Silva e Maria Gilda Barreto da Silva, que foram usadas como “laranjas”. Os ministros determinaram ainda o recálculo dos quocientes eleitoral e partidários e a anotação da inelegibilidade das candidatas nos cadastros eleitorais.

O TSE impôs o cumprimento imediato da decisão, sem esperar pela publicação do acórdão, nos termos do voto do relator, ministro Carlos Horbach. Assim, o Tribunal Regional Eleitoral do RN será notificado prontamente para cumprir a determinação final.

A ministra Cármen Lúcia e os ministros Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Sérgio Banhos e Alexandre de Moraes (Presidente) acompanharam o relator.

Novo Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.