25 de abril de 2023

Deputado Paulinho Freire recebeu diversos vereadores do RN nesta terça (25) em Brasília

A XII edição da Marcha dos Vereadores começou nesta terça-feira. No gabinete do Deputado Paulinho Freire a movimentação foi intensa.

Representantes de vários municípios foram recebidos pelo parlamentar que priorizou os atendimentos na sua agenda neste primeiro dia de evento. Com uma trajetória política marcada por 6 mandatos legislativos municipais e ainda presidente da Câmara em todas elas, Paulinho Freire reconhece os desafios e a importância do trabalho realizado pelos vereadores.

“O vereador tem o contato direto com a população, conhece de perto seus problemas. Vem à Brasília e busca incansavelmente por solução e melhorias para o povo”, afirma o parlamentar.

Finalizando as atividades do dia, o deputado esteve presente na reunião da bancada federal potiguar com os vereadores e a Federação das Câmaras Municipais do RN- FECAM.

A Marcha tem o objetivo de fortalecer o poder legislativo municipal, levar qualificação e conhecimento aos parlamentares, e promover a integração entre as câmara municipais e os vereadores e vereadoras do Brasil. A programação se estenderá até sexta-feira dia 28.

Wolney França se reúne com vereadores do RN e Bancada Federal em Brasília

O Presidente Eleito da FECAM/RN, vereador Wolney França, se reuniu com vereadores do Rio Grande do Norte durante a tarde desta terça-feira (25) na Câmara dos Deputados, em Brasília. O encontro contou com a presença de seis Deputados Federais do RN.

Representando a FECAM/RN na mesa de condução, Wolney enfatizou a importância do momento para o desenvolvimento dos municípios. “Este é mais um momento de fazer esse alinhamento entre a vereança e os parlamentares da Bancada Federal. Isso já acontece no Rio Grande do Norte, mas é importante de ser feito aqui em Brasília também”, afirmou Wolney, que também é presidente da Câmara Municipal de Parnamirim.

Estiveram presentes na reunião os Deputados Federais Benes Leocádio, Paulinho Freire, Sargento Gonçalves, Girão, Mineiro e Robinson Faria. Mais de 400 vereadores potiguares são esperados em Brasília nesta semana para participarem da Marcha dos Vereadores.

Festa de São José no Riacho Fundo I inicia nesta sexta-feira (28) em Barcelona

Nesta sexta-feira (28) inicia-se a Festa de São José 2023, com o tema: “São José, servo fiel à missão.” A festividade em honra ao Santo pai adotivo de Jesus Cristo, Patriarca da Santa Igreja Católica, acontece na comunidade do Riacho Fundo I em Barcelona, que o tem como seu Santo Padroeiro.

As festividades contam com mais de 20 anos de uma história de fé e devoção ao Glorioso São José. Embora seja uma festividade local, o evento atrai fiéis de inúmeras cidades da região Potengi e até mesmo da Grande Natal, que peregrinam para prestar honra e devoção ao santo ao qual Jesus chamou de pai.

No decorrer da Festa os fiéis devotos de São José têm a oportunidade de aproximar-se de Deus através de experiências de fé vivenciadas nesse tríduo festivo em sua honra, e através de José ter um encontro com seu Filho Jesus e com sua a Virgem do Perpétuo Socorro.

Candidatos do concurso da PC lotam galeria da Assembleia e pedem apoio para que governo realize Curso de Formação Policial

Candidatos do concurso da Polícia Civil do RN lotaram as galerias da Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 25, para reivindicar apoio dos parlamentares no sentido de pressionar o governo do Estado para para realizar o Curso de Formação Policial (CFP), última etapa do concurso para a contratação de novos policiais civis. O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tomba Farias (PSDB) disse que irá lutar para viabilizar o pleito dos candidatos, já que atualmente a Polícia Civil enfrentar um déficit de cerca de 70% de efetivos no seu quadro funcional.

“A Polícia Civil há 12 anos não realizava concurso público. Desde 2008 não eram repostos os policiais que desocupavam os cargos por motivos de aposentadorias, exonerações, demissões e falecimentos. Em 2020 foi realizado o último concurso para o provimento de 301 cargos, como delegado, agente e escrivão. No entanto, foram classificados 2.000 candidatos, mas apenas foram chamados para o CFP 400 candidatos. Desses, somente 336 foram nomeados, um montante que sequer supriu as vacâncias que, à época, totalizavam 475 desocupações, tampouco comporia os 3.893 cargos vagos do quantitativo legal de 5.150 cargos prescritos no art. 11 da Lei Complementar Nº 417/2010 – Lei Orgânica e Estatuto da Polícia Civil do Rio Grande do Norte”, disse o parlamentar.

No Ofício nº 28/2023, encaminhando à Assembleia Legislativa, os candidatos destacam que o declínio do efetivo do órgão vem aumentando ao longo dos anos. “Em 2014 havia mais policiais civis do que em 2022, quando o tamanho populacional, naturalmente, está maior e, consequentemente, os conflitos sociais e os índices de criminalidade”, revela o documento, que aponta ainda o agravamento da situação diante de aposentarias que estão em curso para acontecer.

No documento, os candidatos denunciam ainda que os atuais agentes da segurança pública envelheceram, muitos adoeceram diante das excessivas horas de trabalho e os desgastes físico e psicológico inerentes à profissão, e, diante desse cenário, já não conseguem entregar à sociedade, em tempo hábil, as respostas dos crimes por ela sofridos.

“Ainda existem àqueles que estão desempenhando atividades administrativas nos Departamentos, Diretorias e Divisões da instituição, bem como os que estão cedidos a outros órgãos do Estado e Municípios, o que agrava ainda mais a situação. Tudo isso escancara a fraqueza gigantesca do braço armado do Estado no combate ao crime organizado e aos ataques orquestrados de grupos terroristas que vêm vitimando a população potiguar”, expõe o documento.

Presidentes da Câmara de Natal e OAB/RN reforçam diálogo entre as instituições


O presidente da Câmara Municipal de Natal, vereador Eriko Jácome (MDB), juntamente com 2° secretário da Mesa Diretora, vereador Felipe Alves (União Brasil), realizaram nesta terça-feira (25) uma visita ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RN), Aldo Medeiros. Na ocasião discutiram como o legislativo municipal e a instituição que representa a advocacia podem atuar juntos pela melhoria da população.

“É sempre importante mantermos essa harmonia entre as instituições. Já temos esse diálogo com a OAB e reforçamos, por exemplo, a importância de termos sempre representantes da entidade, enriquecendo as discussões nas audiências públicas que a Câmara realiza com frequência sobre os mais diversos temas que impactam na vida da população”, destacou o presidente da Câmara.

Em fevereiro passado, por exemplo, uma comitiva da OAB/RN visitou a Câmara para tratar sobre o combate à violência doméstica e a programação alusiva ao mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher. O legislativo natalense reconhece anualmente a importância da advocacia na solenidade de entrega da Comenda Desembargador Miguel Seabra Fagundes para os profissionais da área, em alusão ao Dia do Advogado.

“É fundamental que as entidades que representam a sociedade estejam nessa busca por manter parcerias comuns em favor das grandes causas da população. Esse vem sendo o objetivo da OAB e a visita do presidente da Câmara nos traz a certeza que o poder legislativo tem o mesmo pensamento que o nosso e, a partir daí, novas parcerias devem surgir”, destacou o presidente da OAB/RN, Aldo Medeiros.

TCE julga pela desaprovação de contas de Carlos Eduardo e ex-prefeito poderá ficar inelegível


O Tribunal de Contas do Estado desaprovou as contas do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT). O julgamento ocorreu na Segunda Turma do TCE e o voto do conselheiro Carlos Thompson, relator do caso, acompanhou a indicação do corpo técnico do Tribunal.

O conselheiro Paulo Roberto Alves, que é familiar de Carlos Eduardo, se declarou suspeito e a conselheira Adélia Sales acompanhou o voto do relator. Resultado: 2 a 0 pela reprovação.

Da decisão ainda cabe recurso ao Pleno no TCE. Além disso, vale lembrar que é a Câmara Municipal de Natal que dará a última palavra sobre o assunto. Caso seja mantida a reprovação das contas até lá, o ex-prefeito de Natal poderá ficar inelegível.

Com informações do Portal 96 FM

Urgência de projeto para derrubar aumento do ICMS é rejeitada pela ALRN

A sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte desta terça-feira (25) foi marcada pela discussão em torno do requerimento de iniciativa do deputado Adjuto Dias (MDB) que solicita urgência na tramitação do Decreto Legislativo que altera a lei que trata da cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Norte. Durante a discussão o líder do governo, deputado Francisco do PT, lembrou aos deputados que a referida matéria já está em análise nas Comissões da Casa Legislativa. Após debate o requerimento foi votado e rejeitado por não obter a maioria absoluta do quórum qualificado.

“A posição da bancada do Governo é pela rejeição da matéria visto que não há urgência na tramitação. É preciso lembrar aos colegas que tão logo a compensação do ICMS seja feita pelo Governo Federal e a alíquota única seja unificada, em relação aos combustíveis no Brasil, o Governo vai sentar-se com essa Casa Legislativa. Mas ao mesmo tempo é preciso dizer que ainda não entrou um real de compensação que justifique a suspensão da lei em vigor”, argumentou o líder do governo.

Por sua vez, o deputado Nelter Queiroz (PSDB) declarou que espera que o Governo Federal faça a compensação dos recursos, para que o ICMS do Estado volte a ser de 18% e não de 20% como está em vigor. “Esperamos que o Governo Federal arrume recursos para que o Estado seja recompensado e a população do RN não precise ter o ICMS aumentado e, consequentemente, não venha pagar mais impostos”, cobrou Nelter.

Os deputados José Dias (PSDB), Gustavo Carvalho (PSDB), Isolda Dantas (PT), Coronel Azevedo (PL), Dr. Bernardo (PSDB), Luiz Eduardo (SDD), Tomba Farias (PSDB), Divaneide Basílio (PT), Kleber Rodrigues (PSDB), Isolda Dantas (PT), George Soares (PV), Eudiane Macedo (PV), também discutiram a matéria que foi rejeitada.

Vereadores de São Paulo do Potengi em Brasília

Câmara de São Paulo do Potengi

Logo adianto, batam na porta dos parlamentares que vocês apoiaram nas eleições passada e peçam emendas para o município.

Pois bem, quem está em Brasília e irão participar da Marcha dos Legislativos Municipais são os vereadores de São Paulo do Potengi. Aliás, foram mais de 300 vereadores do RN.

Uma ótima oportunidade para solicitar emendas ao nosso município. Aproveitem, além da experiência na Marcha, tragam bons resultados para a população.

Mantida condenação de município por contratação de pessoal sem concurso público

A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte negou recurso e manteve sentença que condenou o Município de Touros, em uma Ação Civil Púbica ajuizada pelo Ministério Público Estadual, em virtude da realização de contratação de pessoal feita sem obedecer o caráter excepcional e temporário. Na ação, o MP também denunciou não ficou comprovado o vínculo laboral mediante prévia aprovação em concurso público e que o limite de gastos foi ultrapassado.

A decisão do órgão julgador ocorreu à unanimidade. Entre as condenações, mantidas pelo Tribunal de Justiça, está a que determina que o ente público local se abstenha de celebrar novos contratos temporários e a renovar os contratos que se vencerem, bem como realizar processos seletivos, quando não se tratar de necessidade comprovadamente temporária.

Ficou determinado ainda que, no prazo de 180 dias, o Município de Touros adote as medidas de redução de despesas com pessoal previstas no art. 169, §§ 3º e 4º, da Constituição Federal, especialmente a redução em, pelo menos, 20% das despesas com cargos em comissão, contratos temporários e funções de confiança.

Decisão

Os desembargadores que compõem a 3ª Câmara Cível também mantiveram a determinação para que o Município a realizar a contratação de pessoal com observância da Constituição Federal, em especial, a realização de concurso público, nos termos do art. 37 da CF.

Durante o julgamento, foi considerado as informações de um Inquérito Civil contendo: diversos contratos temporários para diferentes áreas de atuação; vários ofícios requisitando informações ao Município de Touros; relatório fornecido com nomes de pessoas contratadas temporariamente; Relatório do Tribunal de Contas do Estado do RN indicando que o Município ultrapassou limites de gasto com pessoal em 2015 a 2018, inclusive do segundo bimestre de 2019 e termo de alerta de responsabilidade fiscal do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O relator do processo no TJ, juiz convocado Diego Cabral, explicou que o contrato temporário tem o objetivo de suprir, a título emergencial, o interesse público. No entanto, ele observou nos autos como nítida a ilegalidade das contratações, pois não ficou evidenciada a situação excepcional necessária para o ajuste, daí estar configurada, com clareza, uma necessidade permanente, a qual deve ser suprida por concurso público o que, na sua visão, não ocorreu.

“No município de Touros há diversos processos propostos em desfavor do Município objetivando recebimentos de verbas não pagas oriundo de contratos temporários renovados por vários anos, caracterizando a ausência da temporariedade dos referidos contratos de trabalho”, diz um trecho do voto do relator, mantendo a sentença da Comarca de Touros.

(Processo nº 0800374-36.2019.8.20.5158)

Virose faz busca por atendimento aumentar 48% nas UPAs de Natal


Foto: Magnus Nascimento

A superlotação nas unidades de saúde de Natal tem provocado espera de até cinco horas e muita reclamação por parte da população. Sintomas relacionados a viroses são as principais queixas dos pacientes, que relatam febre, dor no corpo, tosse, coriza, diarreia e cólica.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS), o aumento na procura por atendimento é comum para a época devido à sazonalidade das doenças respiratórias. A procura cresceu 48,1% neste mês, quando os atendimentos passaram dos habituais 270 para 400 pessoas por dia, de acordo com a SMS.

A infectologista Marise Reis explica que com a chegada do período chuvoso, é comum que os natalenses percebam o aumento das viroses e procurem atendimento médico com mais frequência. Além da influenza e da covid, Marise estende o alerta para a virose da mosca, outra doença muito comum para a época.

As chuvas também contribuem para a proliferação das moscas, que podem hospedar vírus e bactérias facilmente transmissíveis para os humanos por meio de alimentos, água e utensílios.

Tribuna do Norte