Viroses aumentam em 30% atendimentos na UPA de Macaíba

Em razão do período propício ao adoecimento por arboviroses e síndromes gripais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba registrou nas últimas semanas um aumento de 30% no número de pacientes atendidos. Os quadros virais têm representado cerca de 80% dos atendimentos totais realizados.

A Secretaria Municipal de Saúde alerta a população sobre os cuidados a serem tomados nesta época do ano. Febre, dor no corpo, dor nos olhos e indisposição são alguns dos sintomas comuns de arboviroses como dengue, chikungunya e zika e de doenças virais e transmissíveis como covid-19 e influenza.

O gestor da UPA, William Cordeiro, explica que o aumento de fluxo de pacientes representa cerca de 30% na unidade nas últimas semanas. “Caso apareçam alguns desses sintomas, é necessário procurar primeiramente a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para passar por avaliação por um profissional médico. Todas as unidades de saúde estão prontas para atendimento e com as medicações necessárias”, afirmou.

A médica Maylla Eduarda, plantonista da UPA, explica que se o paciente já tiver passado por uma avaliação e seja classificado com suspeita de dengue ou outra arbovirose, é importante aumentar a hidratação, com a ingestão de muitos líquidos e de sais de reidratação; manter repouso e ficar alerta para sinais de agravamento, como dor abdominal.

Em caso de sintomas mais graves como dor abdominal ou sangramento, é necessário procurar atendimento na UPA, que se trata de uma unidade para atendimento de urgência e emergência.

Se tiver sintomas gripais, é importante usar máscaras para evitar o contágio. William ainda frisou que a vacinação contra a gripe está em andamento e que o público-alvo (idosos, gestantes, crianças dos 6 meses a menores de 6 anos e pessoas com comorbidades) deve se vacinar nos postos de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.