UBSs Pajuçara e Esperança abrem no feriado e fim de semana para melhorar fluxo nas UPAs

Unidade da Esperança funcionará no feriado para suprir demanda

A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, vai disponibilizar, de sexta-feira (21), feriado do Dia de Tiradentes, a domingo (23), duas unidades de saúde para a população que necessitar de atendimento para casos leves de vírus respiratórios.

As Unidades de Saúde de Pajuçara e Cidade da Esperança vão funcionar das 7h às 19h, para atendimento de pacientes adultos que apresentarem sintomas gripais leves como febre de até 38 graus, tosse seca não persistente e dor no corpo ou nas articulações.

“Neste período do ano há o aumento na circulação de vírus respiratórios na cidade, também acontece a proliferação de mosquitos que podem causar diversas doenças como dengue, zika e chikungunya. Estamos montando essa estratégia para facilitar o acesso das pessoas que apresentam casos leves e que não precisem de atendimento de urgência e emergência, amenizando assim o tempo de espera desses usuários”, afirma o Secretário Municipal de Saúde de Natal, George Antunes.

A medida tem a intenção de auxiliar o fluxo das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Pajuçara e Cidade da Esperança, facilitando o atendimento para pacientes que apresentem casos não urgentes que são classificados, de acordo com os sinais e sintomas apresentados, nas cores verde e azul no sistema de Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR dos serviços de saúde do município.

Classificação de Risco

O Acolhimento com Classificação de Risco – ACCR serve para distinguir os graus de riscos ou de sofrimento para os pacientes que procuram os serviços das Unidades Pronto Atendimento (UPAS) de Natal, evitando que casos mais graves não tenham atendimento no tempo adequado. Essa distribuição é feita por quatro cores que elencam os níveis de classificação, do mais grave aos menos graves.

Os casos de emergência e risco de vida são identificados na cor vermelha e são encaminhados para atendimento em no máximo 15 minutos. A cor amarela representa os casos urgentes, que podem levar no máximo até 30 minutos para receberem atendimento. Já as cores verde e azul identificam os casos de urgência menor, que podem levar um espaço maior de tempo para receber atendimento, a avaliação da consulta ambulatorial acontecer por ordem de chegada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.