Câmara Municipal presta homenagem a comandos do Exército Brasileiro em Natal

Dia 19 de abril é Dia do Exército Brasileiro, e a Câmara Municipal de Natal, tradicionalmente, homenageia a corporação com a realização de uma sessão solene. A proposição da solenidade, mais uma vez, foi do vereador Aroldo Alves (PSDB).

“Tenho muito orgulho de propor as solenes em homenagem à força armada do braço forte e da mão amiga, como reconhecimento do trabalho que o Exército Brasileiro presta à população e pela importância dele na defesa da democracia”, explicou o propositor. A sessão foi aberta pelo presidente da CMN, Eriko Jácome, e ainda teve a participação das vereadoras Nina Souza (PDT) e Camila Araújo (União Brasil).

A data para celebração do Dia do Exército foi fixada em memória à Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, em Pernambuco, onde foram realizadas as principais ações bélicas no Nordeste do país, contra a presença dos holandeses na região.

Este ano, a corporação está completando 375 anos de existência. No Rio Grande do Norte, é a 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Natal, desde a década de 40, por ocasião da 2ª Guerra Mundial, que comanda as organizações militares da Força no Estado. No entanto, antes dela, desde 1917, 16° Batalhão de Infantaria Motorizada, chamado pelos natalenses de 16RI, já estava instalado na capital potiguar.

Durante a sessão solene desta terça-feira(19), foram homenageados os seguintes comandos do Exército, através dos respectivos comandantes: 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, Base Administrativa da Guarnição de Natal, Hospital de Guarnição de Natal, 7º Batalhão de Engenharia de Combate, 16° Batalhão de Infantaria Motorizada, 17° Grupo de Artilharia de Campanha, Companhia de Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, 17ª Companhia de Comunicações e o 7° Pelotão de Polícia do Exército.

“Para nós é uma grande alegria receber essa homenagem aqui, na casa do povo de Natal, porque a história do Exército Brasileiro, que a gente comemora hoje, deve muito a esse povo, pois o potiguar Felipe Camarão foi um dos heróis da Insurreição Pernambucana. Graças a ele e a outros tantos brasileiros que lutaram na Batalha dos Guararapes, é que o Exército Brasileiro é o que é hoje”, lembrou o general de brigada Erb Lyra Leal, comandante da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, agradecendo à homenagem.

“Nos sentimos muito honrados, porque essa homenagem nos integra cada vez mais com o povo Potiguar, que é parte integrante da nossa instituição. Todos os anos, incorporamos cerca de 220 jovens potiguares, além dos alunos do núcleo de preparação de oficiais da reserva que aprendem nossos valores”, completou o comandante do 16° Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente-coronel André Luiz de Melo Franco.

Durante a solenidade a Polícia Rodoviária Federal foi representada pelo superintendente executivo da corporação no RN, Hudson Araújo; a Prefeitura de Natal, pelo inspetor chefe de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), Carlos Eugênio, e o Corpo de Bombeiros Militar, pelo Cel. Lucena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.