14 de março de 2023

Julgamento de processo contra Wendel Lagartixa é suspenso no TSE após ministro pedir vistas


A votação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que decidia pela manutenção ou revogação do indeferimento do registro de candidatura a deputado estadual de Wendel Cortez de Almeida, o “Wendel Largatixa” foi suspenso na noite desta terça-feira (14) quando o placar estava 3 a 1 contra ‘Lagartixa’. Três ministros ainda vão votar.

O ministro Raul Araújo pediu vistas e com isso o julgamento foi suspenso. O julgamento ainda não tem data definida para retornar ao plenário do TSE.

Blog do BG

Especulação sobre entendimento com Álvaro só interessa a Carlos Eduardo

Setores da mídia levantaram nos últimos dias a possibilidade do Prefeito de Natal Álvaro Dias entrar em entendimento com o ex-prefeito Carlos Eduardo para ser o seu candidato em 2024 e acomodar aliados do ex-prefeito em cargos na prefeitura de Natal já agora. Essas possibilidades, não passam de invencionice.
Preterido pela governadora Fátima Bezerra onde não teve força de indicar um auxiliar de primeiro escalão no governo do Estado, Carlos Eduardo sabe que também não terá o apoio do PT em um disputa pela prefeitura. Seu grupo político, mesmo pequeno, precisa de espaços para respirar politicamente.

As falsas noticias de um possível entendimento com Álvaro, só interessa a Carlos Eduardo. Assim, serve como pressão para a governadora abrir espaços no governo para o seu grupo.

Álvaro Dias sequer tem falado com o seu antecessor, o que dificulta qualquer entendimento. Outro ponto a ser levantado, é que se abrir diálogo com Carlos Eduardo, Álvaro estaria comprando uma briga com 80% da sua base na Câmara, dois ou três vereadores, não concordariam, mas ficariam calados.

Como afirmou o próprio Álvaro quando questionado sobre algum compromisso com o ex-prefeito: “O tempo dele passou. Ele já teve a vez dele.”

Blog Igor Costa

Prefeito Taveira se reúne com equipes de segurança para tratar de atentados no município

Fotos: Ana Amaral

O prefeito Rosano Taveira se reuniu, na tarde desta terça-feira (14), com representantes das forças de segurança pública para tratar dos atos de vandalismo no município. Agentes da Guarda Municipal, da Polícia Militar e da Polícia Civil estarão nas ruas para garantir a segurança da população.

Durante a reunião, o prefeito Rosano Taveira destacou que dará todo apoio necessário para que a segurança seja mantida. “A criminalidade não tomará conta de Parnamirim. Estamos trabalhando de forma integrada e com o efetivo nas ruas”, afirmou.

O secretário de Segurança do município, Marcondes Pinheiro, que também estava presente da reunião, explicou que a frota do transporte público está sendo mantida em 30% e que todos os espaços serão ocupados para levar segurança para a população. “Mais de 250 agentes estão nas ruas para garantir o bem-estar dos munícipes”, disse.

Ordem de Serviço para construção do Hospital Municipal de Natal será assinada nesta quinta, 16

Ordem de Serviço para construção do Hospital Municipal de Natal será assinada nesta quinta, 16

Na próxima quinta-feira (16), a partir das 16h, o prefeito Álvaro Dias, através da Secretaria de Saúde convida a população para participar do lançamento da Pedra Fundamental que marca o início da construção do novo Hospital Municipal de Natal. A solenidade conta a assinatura da ordem de serviço, e também será celebrada uma missa em ação de graças, realizada na área onde será construído o hospital, na Avenida Omar O’Grady, Pitimbu, em frente à UPA Satélite.

O Hospital Municipal de Natal será construído em uma área de 26 mil metros quadrados, em frente à UPA de Cidade Satélite. Uma vez finalizada, a unidade terá sete pavimentos para atender a diversas especialidades, como ginecologia, obstetrícia e atendimento neonatal. O investimento na obra é de R$ 135 milhões. Desse montante, a Prefeitura tem assegurados R$ 60 milhões, entre recursos próprios, emendas de bancadas anteriormente destinadas e recursos do governo federal, por meio do Ministério da Saúde.

O prefeito Álvaro Dias destaca que essa obra é fundamental para o desenvolvimento da cidade. “Quinta-feira será um dia que ficará marcado na história da nossa cidade. Após a assinatura da ordem de serviço iniciaremos a construção do nosso tão sonhado Hospital, uma obra que é aguardada pela população. O Hospital Municipal de Natal será moderno, completo e atenderá a todas as especialidades cirúrgicas e clínicas, recebendo pacientes de todas as regiões da cidade. É uma obra fundamental para o Município. Sou médico e sei do impacto gerado por um projeto dessa envergadura”, disse.

O Hospital Municipal será uma unidade referenciada em atendimento de serviços diversos, com capacidade para até 220 leitos.

Serviço

Lançamento da Pedra Fundamental e assinatura da Ordem de Serviço do novo Hospital Municipal de Natal, vai ocorrer às 16h na Avenida Omar O’Gray, bairro Pitimbu, ao lado da UPA Satélite.

As aulas em São Paulo do Potengi estão suspensas

Foto ilustrativa

Devido aos últimos acontecimentos violentos que estão ocorrendo na capital e em várias do RN, A Secretaria Municipal da Educação de São Paulo do Potengi publico a seguinte nota nas redes sociais:

“A Secretaria Municipal de Educação, em consonância com os gestores das redes municipal e estadual de ensino, tendo em vista a proteção e a segurança dos estudantes, suspende o transporte escolar, bem como a partir desta data 14/03/2023 a 15/03/2023.

Retornaremos a normalidade do transporte e o funcionamento das aulas na quinta-feira (16/03/23).

Agradecemos desde já a compreensão”.

Em tempo: O Colégio São José e a Sociedade Educadora São Francisco (escolas particulares) suspenderam suas aulas hoje (14) solicitando para que pais e alunos dos referidos estabelecimentos de ensino, fiquem atentos aos grupos de zap das escolas com relação a amanhã (15).

Silvério Alves

Styvenson pede intervenção federal para o RN e diz que Governo não teve capacidade de conter a criminalidade

O senador Styvenson Valentim pediu a intervenção federal para o Rio Grande do Norte. O parlamentar alega a incapacidade das forças de segurança do estado em combater o anunciado ataque de criminosos, que começaram na madrugada desta terça-feira(14).

No ofício, endereçado ao Ministro da Justiça Flávio Dino, o senador diz: “Com base na situação de terror, identificada na fala do próprio governo, que não teve capacidade de conter a criminalidade – mesmo sabendo antecipadamente do fato, da existência comprovada de um “salve” emitido pelos criminosos, clamo, mais uma vez, que os fatos sejam analisados com urgência por Vossa Excelência, e que possamos receber atenção do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Justiça, para uma possível intervenção pelas forças federais, no afã de devolver a paz e a segurança aos moradores do estado do Rio Grande do Norte”.

Confira a solicitação na íntegra.

Ofício 472023 MJ

Blog do BG

Flávio Dino revela que “medidas serão adotadas ainda hoje” sobre crise na Segurança Pública do RN

Valter Campanato/Agência Brasil

Flávio Dino (PT), Ministro da Justiça, informou que está em contato desde cedo com o Governo do Rio Grande do Norte para verificar o apoio possível, em decorrência dos diversos ataques criminosos no estado, ocorridos na madrugada e na manhã desta terça-feira (14).

Segundo o Ministro, já houve uma conversa com a governadora Fátima Bezerra (PT) e medidas serão adotadas ainda hoje.

“Desde cedo, o Ministério da Justiça está em contato com o governo do Rio Grande do Norte, a fim de verificar o apoio possível, à vista da crise local na Segurança Pública. Conversei com a governadora Fátima e ainda hoje medidas serão adotadas”, declarou Flávio Dino.

Grande Ponto

Governo do RN solicita apoio da Força Nacional para reforçar efetivo estadual no combate aos atos criminosos

Em reunião virtual realizada na tarde desta terça-feira (14), a governadora do Rio Grande do Norte, a professora Fátima Bezerra, solicitou apoio operacional do Ministério da Justiça e da  Segurança Pública, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com uso da Força Nacional, para reforçar o efetivo estadual no combate à criminalidade registrada nas últimas horas.

De forma virtual, por cumprir agenda em Brasília/DF, a governadora participou da reunião ao lado do secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli, do secretário Nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, do vice-governador Walter Alves, e também de deputados e senadores do Rio Grande do Norte.

Neste momento, todas as forças estaduais de segurança pública estão com os efetivos totalmente mobilizados para trabalhar diuturnamente pela garantia da ordem pública em todo o território norte-riograndense.

AÇÕES EM CURSO

Ainda na manhã desta terça-feira (14), a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) realizou uma coletiva de imprensa para apontar medidas adotadas em combate aos atos criminosos.

Até o momento, o Rio Grande do Norte registra 11 prisões de suspeitos, 1 foragido da Justiça recapturado, apreensão de armas, drogas, veículos, dinheiro e artefatos explosivos. Um homem morreu em confronto com a Polícia Militar.

Em meio à crise na segurança, Fátima muda agenda em Brasília, vai ao Ministério da Justiça e tenta antecipar volta ao RN

Governadora Fátima Bezerra – Foto: Sandro Menezes / Governo do RN

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), mudou a agenda em Brasília nesta terça-feira (14) em meio à crise na segurança pública do Estado após 17 municípios potiguares registrarem ataques coordenados a veículos e prédios públicos. A governadora já estava na capital federal quando os ataques começaram.

Por causa dos ataques, a petista se dirigiu ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e teve uma reunião com o secretário-executivo da pasta, Ricardo Capelli. A governadora espera agora para ter um encontro com o ministro Flávio Dino, que não está no local. Fátima está pedindo apoio para o enfrentamento da criminalidade.

Às 14h30, direto de Brasília, a governadora deverá ter uma reunião por videoconferência com a cúpula de segurança pública do Estado. Há a expectativa de que integrantes do ministério também participem da conversa.

Inicialmente, a agenda de Fátima em Brasília nesta terça-feira teria apenas reuniões com os ministros Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes). Na quarta, a governadora tem um encontro marcado com o ministro Fernando Haddad (Fazenda).

O encontro com Haddad, contudo, deverá ser adiado, já que a governadora tenta antecipar seu retorno ao Estado para esta terça-feira. Inicialmente, Fátima voltaria ao Rio Grande do Norte apenas na quinta (16) pela manhã.

Portal da 98 FM

“Iremos enfrentar com todas as forças”, diz secretário de Segurança do RN sobre ataques

Coronel Araújo, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN – Foto: Julia Galvão/Novo Notícias

Após uma série de ataques a prédios públicos e empresas privadas do Rio Grande do Norte desde os primeiros minutos desta terça-feira (14), o secretário Estadual de Segurança Pública informou que o Estado não vai tolerar as ações criminosas e que vai enfrentar, com todas as forças, todas as ações. “Não vamos tolerar. Vamos partir para cima, como se diz na linguagem policial. Com toda a segurança, todos os policiais, para defender a sociedade potiguar”, disse o Coronel Araújo durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça na Escola de Governo.

De acordo com o titular da pasta, o Estado começou a monitorar os possíveis ataques ainda na tarde da segunda-feira (13), quando mensagens sobre um suposto “salve” começou a ser divulgada nas redes sociais. “Nós recebemos informações do departamento de inteligência e ontem a tarde fizemos uma reunião com todas as forças de Segurança Pública do estado, tanto as estaduais quanto as federais. E fizemos ações preventivas durante a tarde, noite e madrugada. Fizemos ações com maior ostensividade da Polícia Militar, inclusive nas cidades do interior, nos destacamentos policiais, nas delegacias de Polícia e nos prédios públicos”, revelou Cel. Araújo.

A Polícia Civil informou que, na noite desta segunda, cinco pessoas foram abordadas em duas ocorrências distintas em Mossoró. Elas estariam com gasolina e coquetéis molotov para, provavelmente, provocar incêndios em prédios públicos.

Galões de gasolina e coquetéis molotov foram apreendidos em Mossoró na noite desta segunda (13) – Foto: Polícia Civil do RN

Motivação dos ataques

Sobre motivação para os ataques, os representantes da Segurança apontam as últimas ações das Polícias, tanto de prisão quanto de apreensão de drogas como possíveis justificativas.

“A motivação dos ataques que aconteceram cabe à investigação por parte da Polícia Civil e da Polícia Federal, através da Força-Tarefa de Mossoró e de Natal. Mas nós acreditamos que ações policiais anteriores, realizadas semanas atrás, onde houve um enfrentamento de infratores, alguns vieram a óbito e foram apreendidas grandes quantidades de drogas, inquietaram os criminosos. Mas nós não iremos adimitir e iremos enfrentar, com todas as forças, todos eles”, disse o secretário de Segurança do RN.

“Muitas vezes, quando uma ação como essa acontece, é uma represália ao trabalho que vem sendo feito pelos órgãos de segurança pública. A Polícia tem prendido muito, tem feito muitas apreensões de drogas. E, pra toda ação existe uma reação. Ainda é muito cedo pra gente dizer se esses ataques são uma reação a essas últimas ações mais fortes, mas posso dizer que estamos investigando”, revelou a delegada geral da Polícia Civil, Ana Claudia Saraiva.

De acordo com Cel. Araújo, a governadora Fátima Bezerra (PT) deu “total liberdade de ação para todas as forças de Segurança Pública e determinou dureza e penacidade para o enfrentamento da criminalidade”.

Apoio nacional

Após a divulgação dos ataques no RN, o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, colocou o Ministério da Justiça à disposição do Governo potiguar. “Nós recebemos ligação do doutor Tadeu Alencar, se colocando e colocando o Ministério da Justiça à disposição do Governo e das forças de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, e colocando a PF e a PRF para trabalhar junto conosco”, continuou o titular da Sesed.

Ainda segundo ele, as ações de enfrentamento aos ataques seguem ao longo desta terça-feira. “Estamos trabalhando desde as 00h, quando começaram as ações, até o presente momento. No decorrer do dia, vamos ter ações pontuais. Nós não iremos retroceder. Não iremos parar. Vamos avançar e enfrentar a criminalidade e todos esses infratores que estão trazendo prejuízo para o estado, depredando o patrimônio público e, muitas vezes, atacando as pessoas. Todas as forças de segurança do RN estão unidas para enfrentar essa situação. Não iremos tolerar. Já estamos tomando medidas, junto à Justiça Federal, para ações de repressão qualificada em cima desses infratores, tanto os que estão fazendo as ações quanto os que estão mandando fazer. Todo o sistema está junto e fortalecido”, afirmou.

Novo Notícias