“Iremos enfrentar com todas as forças”, diz secretário de Segurança do RN sobre ataques

Coronel Araújo, secretário de Segurança Pública e Defesa Social do RN – Foto: Julia Galvão/Novo Notícias

Após uma série de ataques a prédios públicos e empresas privadas do Rio Grande do Norte desde os primeiros minutos desta terça-feira (14), o secretário Estadual de Segurança Pública informou que o Estado não vai tolerar as ações criminosas e que vai enfrentar, com todas as forças, todas as ações. “Não vamos tolerar. Vamos partir para cima, como se diz na linguagem policial. Com toda a segurança, todos os policiais, para defender a sociedade potiguar”, disse o Coronel Araújo durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta terça na Escola de Governo.

De acordo com o titular da pasta, o Estado começou a monitorar os possíveis ataques ainda na tarde da segunda-feira (13), quando mensagens sobre um suposto “salve” começou a ser divulgada nas redes sociais. “Nós recebemos informações do departamento de inteligência e ontem a tarde fizemos uma reunião com todas as forças de Segurança Pública do estado, tanto as estaduais quanto as federais. E fizemos ações preventivas durante a tarde, noite e madrugada. Fizemos ações com maior ostensividade da Polícia Militar, inclusive nas cidades do interior, nos destacamentos policiais, nas delegacias de Polícia e nos prédios públicos”, revelou Cel. Araújo.

A Polícia Civil informou que, na noite desta segunda, cinco pessoas foram abordadas em duas ocorrências distintas em Mossoró. Elas estariam com gasolina e coquetéis molotov para, provavelmente, provocar incêndios em prédios públicos.

Galões de gasolina e coquetéis molotov foram apreendidos em Mossoró na noite desta segunda (13) – Foto: Polícia Civil do RN

Motivação dos ataques

Sobre motivação para os ataques, os representantes da Segurança apontam as últimas ações das Polícias, tanto de prisão quanto de apreensão de drogas como possíveis justificativas.

“A motivação dos ataques que aconteceram cabe à investigação por parte da Polícia Civil e da Polícia Federal, através da Força-Tarefa de Mossoró e de Natal. Mas nós acreditamos que ações policiais anteriores, realizadas semanas atrás, onde houve um enfrentamento de infratores, alguns vieram a óbito e foram apreendidas grandes quantidades de drogas, inquietaram os criminosos. Mas nós não iremos adimitir e iremos enfrentar, com todas as forças, todos eles”, disse o secretário de Segurança do RN.

“Muitas vezes, quando uma ação como essa acontece, é uma represália ao trabalho que vem sendo feito pelos órgãos de segurança pública. A Polícia tem prendido muito, tem feito muitas apreensões de drogas. E, pra toda ação existe uma reação. Ainda é muito cedo pra gente dizer se esses ataques são uma reação a essas últimas ações mais fortes, mas posso dizer que estamos investigando”, revelou a delegada geral da Polícia Civil, Ana Claudia Saraiva.

De acordo com Cel. Araújo, a governadora Fátima Bezerra (PT) deu “total liberdade de ação para todas as forças de Segurança Pública e determinou dureza e penacidade para o enfrentamento da criminalidade”.

Apoio nacional

Após a divulgação dos ataques no RN, o secretário nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar, colocou o Ministério da Justiça à disposição do Governo potiguar. “Nós recebemos ligação do doutor Tadeu Alencar, se colocando e colocando o Ministério da Justiça à disposição do Governo e das forças de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, e colocando a PF e a PRF para trabalhar junto conosco”, continuou o titular da Sesed.

Ainda segundo ele, as ações de enfrentamento aos ataques seguem ao longo desta terça-feira. “Estamos trabalhando desde as 00h, quando começaram as ações, até o presente momento. No decorrer do dia, vamos ter ações pontuais. Nós não iremos retroceder. Não iremos parar. Vamos avançar e enfrentar a criminalidade e todos esses infratores que estão trazendo prejuízo para o estado, depredando o patrimônio público e, muitas vezes, atacando as pessoas. Todas as forças de segurança do RN estão unidas para enfrentar essa situação. Não iremos tolerar. Já estamos tomando medidas, junto à Justiça Federal, para ações de repressão qualificada em cima desses infratores, tanto os que estão fazendo as ações quanto os que estão mandando fazer. Todo o sistema está junto e fortalecido”, afirmou.

Novo Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.