Secretarias apresentam Plano de Contingência para enfrentamento das chuvas em Natal

Reunião discutiu a avaliou medidas sobre riscos com as chuvas

Todos os secretários municipais estiveram reunidos com o prefeito em exercício Ériko Jácome, na tarde desta segunda-feira (06), para a apresentação do Plano de Contingência para enfrentamento de riscos e desastres causados pelas chuvas. Os trabalhos foram realizados em conjunto pelas Secretarias de Segurança Pública e Defesa Social – Semdes, Trabalho e Assistência Social – Semtas, e de Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb. As secretarias manterão atualizados os planos de ações de combate e prevenção de sinistros.

Ériko Jácome elogiou o empenho e a integração das secretarias nas ações preventivas em relação às chuvas. “Vejo que as secretarias estão entrosadas e preparadas para dar solução aos problemas que possam surgir com as chuvas. Caso haja necessidade, nos reuniremos novamente para traçar novas ideias e, se preciso for, contar também com a ajuda da Câmara Municipal”, completou.

O Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas apresentou o plano de ações de resposta à emergência das equipes responsáveis pelo gerenciamento de riscos de desastres na cidade de Natal. Em períodos chuvosos, os locais que exigem maior atenção são: Mãe Luiza, Comunidade do Jacó, Passo da Pátria, e as lagoas de captação. As operações desempenhadas pela Defesa Civil se dividem em quatro etapas: Monitoramento, Alerta, Alarme e Acionamento de Recursos.

Leonardo Almeida, supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, explicou que a Secretaria trabalha no monitoramento e transformações do meio ambiente, identificando e corrigindo fatores que modifiquem os padrões tecnicamente desejáveis à manutenção da saúde, da segurança e da qualidade de vida da população. Paralelo a isso, a pasta controla o uso das encostas, dunas, mananciais e manguezais para identificar e prevenir a utilização de áreas de risco.

O Departamento de Proteção Social Especial da Semtas apresentou o Plano de Prevenção, Preparação e Resposta, caso haja necessidade de intervenção. Manterá atualizado o cadastro de locais para possíveis abrigos, por exemplo. Também dispõe de equipes que trabalham na prevenção aos riscos sociais e articulações de políticas públicas e acolhida e orientação dos indivíduos, identificando as principais necessidades realizando os devidos encaminhamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.