Câmara aprova projeto que cria Plano de Cargos para os servidores da Alimentar

O plenário da Câmara Municipal de Natal aprovou em regime de urgência, durante sessão extraordinária realizada nesta quinta-feira (26), o Projeto de Lei Complementar nº 20/2022, encaminhado pelo Executivo, que cria o Plano de Cargos, Carreira e Salários, além do Quadro Suplementar em Extinção para os trabalhadores da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar e Nutricional – Alimentar. A matéria, agora, segue para sanção da Prefeitura.

A vereadora Nina Souza (PDT), que presidiu a sessão e encartou emenda ao projeto, disse que a iniciativa representa uma conquista para os servidores da instituição. “A proposta vai proporcionar uma série de benefícios para o pessoal da Alimentar, que não podiam continuar no quadro da administração sem segurança jurídica ou qualquer instrumento que desse condição deles terem seus direitos garantidos”, pontuou.

“São mais de 120 funcionários que não tinham um Plano de Cargos e agora terão. O próximo passo será o acompanhamento da sanção da lei e o reenquadramento de todos os profissionais, para que possam ter, no futuro, uma aposentadoria mais segura. Aproveito para agradecer ao prefeito Álvaro Dias, à Procuradoria Geral do Município, vereadores, sindicatos e todos que contribuíram para essa vitória”, completou a parlamentar.

Na sequência, duas proposições do presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (União Brasil), receberam parecer favorável, também em regime de urgência: os PL 612/2021, que cria o “Selo Conformidade” a ser concedido pela Prefeitura de Natal, às empresas que adotem Programas de Integridade, e o PL 203/2022, que altera o nome da Rua Tenente Everaldo Borges de Moura no trecho compreendido entre o cruzamento com a Rua do Maruim, até o entroncamento com a Rua Francisco Ivo, passando a se chamar Rua Hélio Vasconcelos da Rocha.

“O ordenamento jurídico brasileiro prevê a aplicação de pesadas multas para empresas envolvidas em corrupção, e ao mesmo tempo, incentivando a adoção de mecanismos preventivos, estruturados a partir da adoção de programas de integridade. Então, a instituição do Selo Conformidade tem o objetivo de sugerir ao Município a implantação de mecanismos destinados ao controle de qualidade dos programas de integridade, através de uma ferramenta que vise estimular as pessoas jurídicas a adotarem medidas eficazes para implementar e manter políticas de conformidade em seu cotidiano”, explicou o autor do PL, que também acrescentou: “Hélio Vasconcelos da Rocha manteve em vida uma constante relação com a Redinha, local que visitava semanalmente, identificando-se como um nativo da região. Trata-se de uma justa homenagem”, concluiu Paulinho Freire.

Por fim, mais dois projetos em regime de urgência, dessa vez de autoria da vereadora Divaneide Basílio (PT), foram acatados pelo plenário: PL 240/2022, de autoria da Vereadora Divaneide Basílio, que institui a Semana Municipal da Compostagem, a ser inserida no calendário municipal na primeira semana do mês de maio, durante a programação da Semana Internacional da Compostagem, e o PL 289/2022, que institui o Dia Miguel de combate ao racismo e genocídio contra as crianças e adolescentes negros a ser realizado no dia 02 de junho.

“A Semana Municipal da Compostagem será realizada como instrumento de política pública socioambiental, com a intenção de promover ações práticas e educativas nas escolas municipais de separação de resíduos e produção de compostagem, fomentar a produção de hortas nas escolas, entre outras atividades. Já o segundo texto visa homenagear a vida das crianças e jovens negros/negras que foram mortos em razão do racismo institucional e estrutural brasileiro, e traz a figura de Miguel Otávio e da luta e resistência de sua mãe Mirtes Renata em busca de justiça”, afirmou Divaneide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.