Prefeito do RN sofre impeachment por fraude em contratos para construção civil

Nesta quinta-feira (26), acontece na Câmara de Vereadores de Porto do Mangue a votação do processo de Impeachment do prefeito Sael Melo (MDB). No último dia 20, o juiz Vagnos Kelly decidiu que a suspensão da sessão do dia 29 de dezembro era equivocada, o que possibilitou o retorno do processo.

Sael Melo foi afastado em junho de 2021, pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), que investigava fraudes em contratos do município, através da operação Terceiro Mandamento.

O prefeito retornou ao cargo no dia 11 de outubro de 2022, na época a Câmara dos Vereadores protocolou o processo de impeachment. Segundo Hugo Melo, advogado da Câmara, foi entregue a Sael uma cópia do processo para ele apresentar uma defesa até 11 de novembro.

“No dia 23 de novembro o prefeito impetrou um Mandado de Segurança alegando que não teria recebido cópia integral, sendo deferida uma liminar no dia seguinte;

No dia 25 de novembro a cópia foi entregue e a comissão processante começou a contar o prazo de defesa de 10 dias a partir da segunda dia 28 de novembro”, explica.

Ainda segundo o advogado, os prazos não foram respeitados pelo prefeito, “a partir daí a Câmara teve que nomear um defensor dativo para defender o Prefeito, que continuou sem apresentar defesa mesmo após o prazo”, conta Hugo ao TCM Notícia.

Em dezembro, foi marcada uma sessão para o dia 29 daquele mês, mas houve um novo Mandado de Segurança suspendendo a sessão que já estava ocorrendo.

“A expectativa é que nesta quinta teremos o desfecho do processo. A Câmara espera que a sessão ocorra amanhã normalmente, uma vez que defendemos a regularidade do processo”, destaca.

Nos bastidores da Câmara, a informação é de que a bancada pró impeachment conta com oito votos, dois a mais do que o necessário – dois terços dos parlamentares – para cassar o prefeito.

Com informações do TCM Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.