Potiguar será o Secretário-Executivo do Ministério da Saúde

 

O Rio Grande do Norte está forte no Ministério da Saúde.

O cirurgião-dentista Swedenberger do Nascimento Barbosa será o Secretário-Executivo da pasta, por escolha pessoal da Ministra Nísia Trindade, em acordo com o presidente Lula.

Doutor em Ciências da Saúde pela UNB, Swedenberger é Cirurgião-Dentista, Especialista em Saúde Pública, e Mestre em Ciências da Saúde.

Como Gestor Público foi Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil do Governo do Distrito Federal (1995-1998 e 2012 -2014), Secretário Executivo da Casa Civil da Presidência da República, Assessor Especial do Presidente da República e Chefe de Gabinete Adjunto de Gestão e Atendimento do Gabinete Pessoal do Presidente da República (2003-2010).

Foi Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Saúde-CNS (1990-1994) e participante ativo das Conferências Nacionais e Distritais de Saúde. Foi coordenador geral adjunto da II Conferência Nacional de Recursos Humanos em Saúde (1993), Secretário Geral e Coordenador Geral, respectivamente, das I e II Conferência Nacional de Saúde Bucal (1986 e 1993).

É professor da Universidade de Brasília, pesquisador e professor da Escola de Governo da Fiocruz Brasília com ênfase em Saúde como Direito, democracia e Justiça Social e subáreas: Bioética, Ética Aplicada e Saúde Pública e Planejamento e Gestão de Políticas Públicas em Saúde.

É Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Odontologia, cadeira 22. Representa a Cátedra UNESCO de Bioética da UNB no Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Bioética e Diplomacia em Saúde.

É amigo pessoal da governadora Fátima Bezerra.

E primo de Simone, assessora da governadora.

Com informações de Heitor Gregório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.