IFRN de São Paulo do Potengi promove evento de conscientização sobre o câncer de mama

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) Campus São Paulo do Potengi, realizou uma roda de conversa para conscientização sobre a detecção precoce do câncer de mama, intitulado “outubro itinerante”. A atividade contou com a presença de profissionais da saúde do município, servidoras, servidores do IFRN, colaboradoras das empresas terceirizadas do campus e alunas do projeto de Extensão Mulheres Mil. O enfermeiro, Agnaldo França, falou mais sobre a ação: “A importância da parceria entre os órgãos é muito grande, isso acaba fomentando as ações de promoção e prevenção em saúde”.

Câncer de mama

Segundo o Ministério da saúde, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.