Prefeito Álvaro Dias inaugura UBS do Alto da Torre

Prefeito Álvaro Dias inaugura UBS do Alto da Torre

O Prefeito Álvaro Dias inaugurou a Unidade Básica de Saúde – UBS, do bairro Alto da Torre, nesta segunda-feira (17). Líderes comunitários, vereadores, secretários e a população lotaram o espaço em frente a Unidade para participar da cerimônia. O local vai atender uma população de cerca de 30 mil pessoas.

A UBS recebeu um investimento superior a R$ 1 milhão e já entra em funcionamento nesta terça-feira (18). “Esta é mais que uma obra comum. É a concretização de um sonho de toda a comunidade e meu também e demonstra muito claramente que nós estamos investindo alto na Zona Norte, essa região da capital que tem mais de 50% da população e que já foi negligenciada em gestões passadas”, comentou Álvaro Dias.

O prefeito citou obras por toda cidade, mas enfatizou os trabalhos realizados na região. Somente no entorno da UBS do Alto da Torre, foram cinco ruas pavimentados e drenadas. “Já pavimentamos mais de 400 ruas e vamos fazer muito mais. É um recorde. Nunca nenhuma gestão pavimentou tanto”, explicou.

Além das ruas já calçadas no bairro, estão na programação de obras já com recursos assegurados, as pavimentações das ruas: Alto da Floresta, Francisco Celestino, Proprietário, Alto da Torre, Torre do Mar e Torre da Esperança.

“Nós estamos entregando mais do que obras quando inauguramos essa UBS e essas ruas. Estamos trazendo cidadania para as pessoas. Muitos tinham que se deslocar para outros bairros para serem atendidos. Agora não. Eles têm uma UBS bonita, organizada e equipada para atender a todos”, falou Álvaro Dias, que ainda se comprometeu a lutar para construir uma escola de tempo integral na área. “Vamos conseguir fazer essa escola com tudo que tem direito. Dizem que é caro, mas as pessoas merecem e precisam”, explicou.

O secretário de saúde de Natal, George Antunes relembrou que a UBS do Alto da Torre é uma reivindicação antiga que se arrastava há quase 9 anos. E disse que o local vai atender a uma demanda reprimida muito grande na área.

“Nós vamos atender a todo o entorno uma vez que não existia um equipamento como esse no local. Vamos ter odontologia, assistência médica, consultórios de enfermagem, ações de prevenção, vacinação, curativos e distribuição de medicamentos. Ou seja, tudo que a população precisa em termos de saúde”, revela o secretário. “Isso mostra o compromisso do Prefeito com a população, mesmo com a pandemia, dificuldades financeiras e outros problemas”, completa.

Vários representantes das comunidades como Mar del Plata, Conjunto dos Garis, Sítio Serraria, Raio do Sol, Parque Floresta, Salinas, Niterói, entre outras, estiverem presentes. João Bilu, da Associação de Moradores do bairro agradeceu ao Prefeito e a gestão pela UBS. “Fui criado aqui e sei da importância e da necessidade dessa UBS. Agora não somos mais uns – fora de área”, disse, referindo-se ao fato de que as pessoas do bairro precisavam pedir fichas para consultas em outros locais.

O presidente do Conselho Comunitário do Conjunto dos Garis, Wílson Totó também relembrou o “sufoco” das pessoas para se consultarem em outros bairros. “É incrível, mas tinha gente sendo atendida no bairro de Mirassol. Temos uma gratidão muito grande ao Prefeito Álvaro Dias”, disse.

Após cortar a fita inaugural e descerrara placa da nova UBS, no Alto da Torre, o Prefeito Álvaro Dias fez uma “vistoria” por toda obra, passando sala por sala. Em um dos consultórios encontrou a senhora Maria Dantas do Nascimento, 76 anos. Acompanhada dos netos, ela foi “atendida” pelo Prefeito, que é médico pediatra. Após posar para foto dona Maria Dantas fez questão de falar sobre a alegria com a UBS. “Moro na rua aqui atrás. É uma benção termos isso por aqui. Tenho um filho que está doente e sendo atendido lá em Mirassol. Graças a Deus vamos poder tratar agora aqui”, festejou.

Investimentos na saúde
A gestão municipal tem investido fortemente na saúde pública de Natal. “Quando eu inauguro uma obra fico feliz e quando inauguro algo da saúde a minha alegria é dobrada, porque sou da área e foi isso que estudei”, disse.

Nesta terça-feira (18), a Prefeitura de Natal vai inaugurar a Ala Pediátrica da UPA da Cidade da Esperança e este ano já entregou à população as Unidades Básicas de Saúde – UBS do Parque das Mangueiras e Nordelândia.

Também foram entregues a ampliação do Hospital dos Pescadores e o Hospital Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto.

Ainda estão programadas para serem inauguradas outras obras na área da saúde. As Unidades Básicas de Saúde dos bairros de Mirassol e Dix-Sept Rosado devem ser abertas ainda neste mês de outubro. Além disso, avança o projeto para construção do Hospital Municipal.

“A gestão fez entregas históricas como as UBSs de Nordelândia e Planície das Mangueiras, entre tantas outras ações na área da saúde, tudo isso tendo enfrentado uma pandemia, crise econômica, um inverno rigoroso que causou muitos problemas para a cidade. O Prefeito encarou de frente e utilizando sempre recursos próprios como contra-partida e até mesmo apenas nossos recursos, como é o caso da UBS de Alto da Torre, fez muito pela área”, comentou o secretário George Antunes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.