Prefeitura se reúne com Idema para discutir licenças ambientais para obras em Ponta Negra

Secretários da Prefeitura reunidos com o diretor técnico do IDEMA

A maior obra de infraestrutura do Rio Grande do Norte nos últimos 50 anos, a ser realizada em Ponta Negra com um investimento superior a R$ 100 milhões, ganhará um novo capítulo. Na manhã desta segunda-feira (10), na sede do Idema, uma comissão da Prefeitura do Natal, tendo à frente os secretários municipais de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, e o de Infraestrutura, Carlson Gomes, reuniu-se com o diretor-técnico do Instituto, Werner Farkatt, para tratar da Licença de Instalação e Operação da obra de enrocamento, bem como da audiência pública que vai debater o aterro hidráulico (engorda) da praia de Ponta Negra. A reunião também contou com representantes do Conselho Municipal do Turismo.

A boa notícia é que a emissão da Licença de Instalação e Operação (LIO) do Idema depende apenas da assinatura eletrônica do diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, e ela deverá ser efetuada até esta terça-feira (11), conforme garantiu o diretor Werner Farkatt. Com a LIO, a Prefeitura poderá iniciar a obra de enrocamento em Ponta Negra, etapa inicial do projeto. Primeiro, haverá a instalação do canteiro de obras para, em seguida, o início da obra propriamente dita.

A segunda pauta disse respeito a uma audiência pública com a comunidade, a Prefeitura e o Idema para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) no que concerne à drenagem e ao aterro hidráulico (engorda) da praia. A reunião ficou agendada para o dia 17 de novembro, em local ainda a ser definido.

A obra total da praia de Ponta Negra está orçada em mais de R$ 100 milhões. Reveste-se de importância para comerciantes, freqüentadores e moradores do bairro. É uma obra que vai dar uma nova feição à orla da Zona Sul, incrementando o Turismo na praia mais famosa da capital.

“Viemos ao Idema para tratar sobre aquilo que está faltando para liberar a primeira etapa do processo de enrocamento da praia de Ponta Negra, que é a Licença de Instalação e Operação. A segunda parte é o aterro hidráulico. As obras são indispensáveis para Ponta Negra, porque o mar avançou muito nos últimos anos. Tivemos em 2014, por exemplo, a queda completa do calçadão na parte mais próxima ao Morro do Careca. Então, as obras vêm para dar tranquilidade à linha de costa, como também ampliar a faixa de areia da praia”, sublinhou Thiago Mesquita.

O secretário disse, ainda, que futuramente a faixa de areia da praia chegará a até 50 metros na maré cheia e a até 100 metros na maré baixa: “Isto certamente dará uma outra dinâmica à infraestrutura e ao turismo na praia de Ponta Negra”.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, o Município está para executar uma obra de grande valor. A praia de Ponta Negra já possui dois quilômetros de enrocamento. Agora, devem ser feitos mais 1.170 metros. O enrocamento irá da extensão do atual empreendimento até as imediações do Hotel Serhs, na Via Costeira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.