Câmara de Natal aprova projetos de lei voltados para cuidados com crianças

Na retomada das sessões ordinárias vespertinas na Câmara de Natal, os vereadores votaram em, segunda discussão, o projeto de lei 479/2021, de autoria do vereador Hermes Câmara (PTB), que estabelece uma campanha de conscientização e conjunto de ações a serem desenvolvidas pelo Município, para prevenir e combater a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O PL prevê a utilização da mídia em geral e equipamentos urbanos, entre os quais unidades básicas de saúde, escolas e conselhos tutelares, bem como entidades conveniadas, em uma campanhas permanentes de informação, destinadas ao público em geral, com informações de combate a castigos corporais; agressões psicológicas; exploração sexual; violência sexual; atentado violento ao pudor; trabalho inadequado, entre outros.

“Grande parte da violência contra crianças continua camuflada por causa do medo. Muitas crianças têm medo de denunciar incidentes de violência contra elas. Em muitos casos, os pais, que deveriam proteger os filhos, permanecem em silêncio e, principalmente, se a violência tiver sido cometida por um cônjuge ou outro familiar, ou alguém da sociedade como um empregador, um policial ou um líder comunitário. O presente projeto tem por objetivo ampliar o raio de ação da proposição em tela, na medida em que se acrescenta um treinamento dos funcionários públicos municipais e membros dos Conselhos Tutelares quanto aos diversos tipos de violência e exploração sexual que vitimam crianças e adolescentes”, justificou o propositor.

O plenário também apreciou o PL 322/2021 do vereador Professor Robério Paulino (PSOL), que determina a instalação de espaços para cuidados infantis em supermercados, shoppings, casas de festas, clubes e espaços culturais e de lazer, praças e outros locais públicos de grande circulação de pessoas, como terminais de transportes coletivos. Esses espaços devem ser adequados com acessibilidade, fraldário, bancadas para alimentação e/ou amamentação, lavatório e higienização das mãos. O PL prevê de advertência à cassação de alvará de funcionamento para estabelecimentos que, no prazo devido, não atendem à exigência, depois da regulamentação da lei.

Para o propositor do projeto de lei, a instalação desses espaços garantem o direito dos pais de acesso a serviços públicos e básicos e o direito das crianças ao lazer em locais públicos.

Ainda na sessão desta terça-feira (04) foi aprovado o PL 40/2021 do vereador Heberth Sena (PSDB), que cria a Casa da Quadrilha Junina, um memorial destinado a conservar, catalogar, estudar e expor materiais históricos, artísticos, fotográficos, gastronômicos, e qualquer forma de expressão que contribua para a preservação, divulgação, e valorização das quadrilhas juninas de Natal. A Casa deverá ser aberta à visitação e, para o propositor do PL, será mais um ponto turístico da cidade.

“É importante ressaltar que cada grupo junino relaciona-se, diretamente, com os elementos culturais e sociais do bairro onde foi fundado, por isso, gera um sentimento de identidade que materializa-se em seu acervo. Esse, ao longo dos anos por ausência de estrutura para promoção da catalogação, estudo e preservação de material tem sido desperdiçado e esquecido. Diante de uma história de resistência e luta dos grupos juninos faz-se necessário a criação dessa Casa, que abrigará e imortalizará todo um legado dos quadrilheiros do Município de Natal”, defendeu o autor do PL.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.