[ANÁLISE] PROJEÇÃO DO BG: Seis coligações disputam 23 vagas de deputado estadual; uma vaga está em aberto

A partir das projeções feitas com base nos números das 13 pesquisas realizadas pelos Institutos Brâmane (7), Consult (3), DataVero (1), SETA (1) e Agora SEI (1), é possível analisar que 23 vagas de deputado estadual nas eleições desse ano estão bem encaminhadas para seis coligações, o que termina deixando apenas uma vaga em aberto.

Pelos dados analisados das mais de 22.400 entrevistas aplicadas no Rio Grande do Norte pelos cinco diferentes institutos de pesquisa, disputam as vagas as coligações do PSDB, Federação PT/PV/PCdoB, PL, Solidariedade, União Brasil e MDB. As demais coligações praticamente não possuem chances de eleger candidatos.

As cadeiras já garantidas, segundo o estudo são 20, e vão para:

PSDB – Muito provavelmente elegerá 9 deputados estaduais.

Federação PT/PV/PCdoB – Muito provavelmente elegerá 5 deputados estaduais.

PL – 3 vagas – A possibilidade do PL eleger 3 deputados aumentou consideravelmente nos últimos 15 dias. Deverá eleger dois diretamente e um no saldo.

Solidariedade – 3 vagas – Caminha muito bem para eleger 2 estaduais direto e um no saldo dos votos.

União Brasil – 2 vagas – Vai eleger dois deputados com certeza, a terceira vaga analisamos como muito remota a possibilidade.

MDB – 1 vaga – Adjuto Dias está garantido, o partido dependendo dos concorrentes, de longe poderá eleger um segundo deputado.

A cadeiras em aberto, segundo o estudo:

A vaga remanescente, segundo os números analisados de todas as pesquisas, pode sobrar para o Avante, MDB ou União Brasil. Assim, caso se confirme: o Avante que, até então, não possui nenhuma cadeira pode conseguir garantir um deputado estadual; ou o MDB pode terminar conquistando a segunda vaga de deputado na Assembleia Legislativa; ou o União Brasil pode terminar conquistando a terceira cadeira. O PSD e o PMB também teriam chances de ficar com essa vaga, mas segundo o nosso levantamento, as chances não passariam de 5%.

Blog do BG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.