Em audiência com ministro da Saúde, secretário pede apoio ao Rio Grande do Norte

Foram apresentados pleitos importantes da agenda da Saúde no RN

O secretário estadual da Saúde, Cipriano Maia, esteve na manhã desta quarta-feira, 29, em Brasília, onde se reuniu com o secretário executivo do Ministério da Saúde e ministro da Saúde em exercício, Rodrigo Moreira. Também participaram da audiência o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e a chefe da representação do Rio Grande do Norte em Brasília, Danúbia Costa.

Na agenda, vários pleitos para a Saúde do Rio Grande do Norte foram apresentados, principalmente em relação à necessidade de financiamento federal de projetos importantes, como a instalação das policlínicas, além dos pleitos mais urgentes, como a retomada das cirurgias eletivas.

“Foi uma audiência bastante proveitosa, pois apresentamos todas as demandas do SUS no estado, tanto em assuntos que afetam o Estado e os municípios, como a necessidade do financiamento dos leitos de UTI abertos durante a pandemia e que deverão permanecer assistindo à população, visto que hoje não contam com nenhum recurso federal para sua manutenção”, explicou o secretário da Sesap.

Outro ponto abordado foi o pedido de aumento do teto financeiro, de modo a garantir o financiamento da produção hoje realizada pela Sesap e pelos municípios, que enfrentam extrema dificuldade.

“Solicitamos também o pagamento da emenda de bancada relativa ao custeio das ações de enfrentamento à covid-19, ainda não regulamentada, e o apoio à expansão do SAMU para cobrir 100% das regiões do estado, além do apoio à implantação das policlínicas e dos consórcios de saúde”.

Cipriano afirmou que espera em breve poder dar andamento aos projetos de melhoria da saúde pública potiguar. “O secretário executivo ficou de apreciar as demandas e nos responder em curto prazo para que possamos apresentar à população do Rio Grande do Norte. As demandas também serão apresentadas à bancada federal do RN para que possam monitorar e acompanhar a resposta a essa agenda”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.