O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a São Paulo na manhã deste sábado após ser solto. Acompanhado de Fernando Haddad , ex-prefeito de São Paulo, e da presidente do PT, Gleisi Hoffmann . O ex-presidente foi recebido por apoiadores no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, berço político do petista, onde deu início a um discurso às 15h.
Lula deixou a prisão na sexta-feira após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou com a possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. O ex-presidente passou a noite em Curitiba e embarcou em um avião fretado pago pelo PT. Ele desembarcou por volta de 11h30 no aeroporto de Congonhas.
Condenado pela primeira vez na Lava-Jato em junho de 2017, o ex-presidente estava preso desde 7 de abril de 2018 na capital paranaense, onde cumpria pena de 12 anos e um mês de prisão relativa ao processo do tríplex do Guarujá.
Em abril de 2019, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) reduziu a pena de Lula para oito anos e dez meses. Além disso, o petista responde à acusação de ter sido beneficiado por reformas em um sítio em Atibaia, no interior de São Paulo. Nesse processo, o petista já foi condenado em primeira instância a 12 anos e 11 meses de prisão. Resta ainda o julgamento no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que é responsável por julgar os casos de condenações da primeira instância.
O Globo