16 de outubro de 2019

Câmara aprova nota de repúdio contra fechamento do Hospital Ruy Pereira

Por unanimidade, os 29 vereadores da cidade do Natal, aprovaram durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (16), a nota de repúdio feita pela Comissão de Saúde da Casa, que critica a possibilidade de fechamento do Hospital Estadual Dr. Ruy Pereira. A estrutura hospitalar atualmente é referência no Rio Grande do Norte em cirurgias vasculares e tratamento de diabéticos. Inaugurado em outubro de 2010, o Hospital Ruy Pereira tinha como principal função desafogar os corredores lotados do Walfredo Gurgel.

Os parlamentares explanaram suas críticas ao fechamento do hospital e aprovaram a união da casa em defesa da população do estado, diante do atual quadro crítico da saúde pública. O vereador Luiz Almir (Sem partido), ressaltou a participação de todos os vereadores na luta pelas pessoas que dependem do serviço público. “Todos nós assinamos a moção. Essa dor é nossa. Que nós façamos um grupo de vereadores e possamos ir com todas essas assinaturas até a Governadora e entregar em mãos para dizer a ela que a casa toda está solidária com o povo mais carente e que sem o hospital não pode ficar”, ressaltou Luiz Almir.

A vice-presidente da CMN, a vereadora Nina Souza (PDT), pediu o empenho dos parlamentares para que seja cobrado o apoio da bancada federal. “Eu quero lembrar que cada um de nós votou em um Deputado Federal e votou em um Senador. Tá na hora de pegar o telefone, pegar o papel e pedir a esse pessoal para colocar algum recurso para o Hospital Ruy Pereira. A hora é essa, a hora é agora. Não adianta só a moção. Obviamente a moção é importante, está dizendo à governadora da nossa indignação, mas é preciso que paralelo a isso façamos sim um trabalho junto à bancada federal pedindo urgentemente recursos de emenda parlamentar para o Ruy Pereira”, pontuou Nina.

“São leitos que serão fechados, não se trata de um, dois, três, se trata de muitos. Então fica aqui a minha indignação, aqui ninguém tem que ser de bandeira, tem que ser os 29 vereadores assinando e cobrando da bancada federal. Cada deputado tem 16 milhões de reais por ano. Se cada um desse tirar 1 milhão, mais os senadores, já resolve. Vamos cobrar e exigir também a participação deles”, acrescentou o vereador Klaus Araújo (SD).

O presidente da Comissão, vereador Fernando Lucena (PT) agradeceu o apoio de todos os vereadores e ressaltou a participação da casa. “Pela primeira vez eu vi a Câmara 100% fechada em prol do povo. Isso nos orgulha porque mostra que o vereador é uma pessoa do povo, sente a dor do povo. Então a Câmara responde de uma forma que me surpreende e mostra que esses vinte e nove que estão aqui representam a população. Aqui não discutimos cores partidárias, nem partidos e sim a saúde do povo.

Ele ainda explicou quais os próximos passos, a partir de agora. “Existem várias propostas, a de procurar a governadora, a de procurar a bancada federal, os senadores e deputados para buscar recursos para o Ruy Pereira, que tira esse discurso de que vai fechar por falta de verbas. Nós vamos resolver e o povo vai ficar com o Ruy Pereira aberto porque é uma necessidade do Rio Grande do Norte”, adiantou.

Segue Nota de Repúdio

Inaugurado em outubro de 2010, o Hospital Ruy Pereira tinha como principal função desafogar os corredores lotados do Walfredo Gurgel. Passados 9 anos de sua fundação, o Hospital Ruy Pereira é considerado referência em cirurgias vasculares e o destino certo de pacientes em tratamento de “pé diabético”. O motivo alegado pelo Secretário de Saúde para o fechamento do Hospital diz respeito às condições de estrutura do prédio. Contudo, o laudo do corpo de bombeiros não é de interdição do hospital, e sim de adequação do prédio às necessidades de um bom atendimento à população. O Governo Federal adota uma política de destruição do SUS, potencializando ainda mais a crise do sistema de saúde publica, aumentando as demandas de atendimento, tratamento e cirurgia da população. Fechar um hospital da importância do Ruy Pereira, quando salta aos olhos a necessidade de aumento de leitos no estado, é um retrocesso, um atraso sem precedentes, é um duro ataque ao direito sagrado à saúde da nossa população. Governadora, não vamos deixar a senhora cometer esse crime, contra aqueles/as que mais precisam de assistência à saúde.

São Paulo do Potengi: Com a presença da Diretora do Hospital, vereadores discutem pautas ligadas ao Hospital

Na manhã desta quarta-feira, 16, na Câmara Municipal de São Paulo do Potengi, vereadores do município e da região receberam no gabinete da Presidência, a diretoria do Hospital Regional Monsenhor Expedito de nossa cidade, Lígia Ribeiro, para tratar de assuntos voltado ao Hospital. A reunião contou com a presença de representantes de V URSAP e da Secretaria Estadual da Saúde Pública-SESAP.

Informações sobre o Termo de Cooperação entre Estado e Municípios; O novo funcionamento do Hospital Regional; Implantação da Classificação de Risco no Hospital e municípios e a criação da Comissão de acompanhamento a gestão do hospital, esses foram os assuntos que pautaram a reunião.

Participaram da reunião o Presidente da Casa Legislativa, Diogo Alves; Assis Araújo; João Cabral; Erinho; Telma; Marli; Kekeu e Allyson.

A diretoria do Hospital Regional Dr. Lígia Carneiro, Valneide Macêdo (Cond. Epidemiologia) HRSPP, Fabíola Medeiros (Cond. Da Enfermagem) HRSPP e Simone Melo (Assitência Social) HRSPP.

Estiveram também os Vereadores: Ivanaldo; Aldemir (ambos de Lagoa de Velhos) e Paulo Sérgio (Santa Maria).

Allyson Bezerra volta a cobrar do Governo do RN pagamento dos salários atrasados dos servidores

Em pronunciamento durante sessão ordinária nesta terça-feira (15), o deputado estadual Allyson Bezerra (Solidariedade) cobrou mais uma vez o Governo do Estado o pagamento dos servidores públicos, que seguem com salários atrasados.

“Nós temos servidores públicos com três salários atrasados de diversas áreas. Particularmente, fico constrangido ao andar pelo nosso estado e me deparar com servidores que passaram meses trabalhando, se esforçando e que ao chegar o final do mês não recebem seu pagamento. É um absurdo. Por isso, nós fazemos essa cobrança mais uma vez”, afirmou Allyson.

“Governo do Estado pague os salários dos servidores”, concluiu.

Por diversas vezes, o parlamentar se pronunciou em plenário cobrando o pagamento dos salários por parte do governo estadual. Os salários estão há três meses atrasados.

São Tomé: Sindicato dos Trabalhadores e a governadora Fátima receberam títulos honoríficos em sessão solene

Na próxima terça-feira, 29, na Câmara Municipal de São Tomé, dia em que é comemorado a Emancipação política da cidade, o presidente da Casa Legislativa vereador Emerson juntamente com os demais vereadores, entregaram títulos honoríficos em sessão solene.

A governadora Fátima Bezerra receberá a medalha Tom Rosado. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Tomé receberá o título de Instituição de Utilidade Pública.

Joana Darc Araújo Câmara e João Maria da Silva (João Borges) receberão a medalha do Mérito Desportivo. A deputada Cristiane Dantas e Eliomar Câmara da Fonseca receberão o título de cidadã-Sãotomeense.

São Tomé: Sindicato dos Trabalhadores e a governadora Fátima receberão títulos honoríficos em sessão solene

Na próxima terça-feira, 29, na Câmara Municipal de São Tomé, dia em que é comemorado a Emancipação política da cidade, o presidente da Casa Legislativa vereador Emerson juntamente com os demais vereadores, entregaram títulos honoríficos em sessão solene.

A governadora Fátima Bezerra receberá a medalha Tom Rosado. O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Tomé receberá o título de Instituição de Utilidade Pública.

Joana Darc Araújo Câmara e João Maria da Silva (João Borges) receberão a medalha do Mérito Desportivo. A deputada Cristiane Dantas e Eliomar Câmara da Fonseca receberão o título de cidadã-Sãotomeense.

DNOCS faz repovoamento de 100 mil alevinos na Barragem de São Paulo do Potengi

Em solicitação feita pelo grupo político do cirurgião-dentista, Dr° Ivan, junto ao deputado federal General Girão, o DNOCS realizou na manhã desta quarta-feira, 16, o repovoamento de 100mil alevinos para a barragem Campo Grande de São Paulo do Potengi.

A parceria se deu também com Colônia de Pescadores Z-24 de nossa cidade.

IFRN de São Paulo do Potengi conquista medalha de menção honrosa na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

IFRN conquista medalha de menção honrosa na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

O Campus São Paulo do Potengi do IFRN recebeu, no mês de setembro, uma medalha de menção honrosa na 2º edição da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). O aluno do curso de Edificações, Renhan Miguel dos Santos, conquistou a medalha e foi o único classificado do Campus. A conquista do estudante foi a terceira deste ano em olimpíadas de matemática, já obtendo classificações na Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e, agora, na OMIF.

A disputa aconteceu de 20 a 22 de setembro, no Instituto Federal Fluminense (IFF), localizado no Município de Campos dos Goytacazes/RJ. Para Renham, um evento deste porte, significa um incentivo para o ensino. “As olimpíadas, quaisquer que sejam, nos trazem um motivo a mais para estudar aquilo que mais nos identificamos, revelando, muitas vezes, novos talentos. Não é uma competição, mas sim para cada um dar o seu melhor e reconhecer o seu próprio esforço”, disse.

Quando perguntado sobre a experiência, o aluno revelou se sentir privilegiado. “Já tive o prazer de poder participar de olimpíadas assim, o que aumentou cada vez mais o meu interesse e amor pela matemática. Trocar ideias, conviver, interagir com pessoas de outras regiões que se identificam com você, traz um ganho incalculável para qualquer um. Para muitos, sair da 2ª fase da OMIF com uma menção honrosa no peito, é uma conquista mínima, mas para mim e para os envolvidos, sabemos que foi uma conquista em tanto”, contou Renhan.

O professor Genilton Cavalcante, em nome do IFRN, agradeceu o apoio e o êxito do estudante. “Agradecemos, inicialmente, a Prefeitura de São Paulo do Potengi que contribuiu significativamente para o custeio das passagens de Renhan. Sem este auxílio a viagem não seria possível. No mais, registro que fiquei radiante com o resultado dele. A medalha de menção honrosa, para nós, teve o mesmo valor que uma medalha de ouro”, comentou.

IFRN/SPP