Notícias

  • Nova regra para licenciamento ambiental de parques eólicos é debatida no RN

    Parque eólico Cumaru em São Miguel do Gostoso, RN — Foto: Divulgação

    O Governo do Rio Grande do Norte apresentou uma proposta para que novos projetos eólicos com porte acima de 150 megawatts (MW) a serem licenciados no estado apresentem estudos e relatórios de impacto ambiental, o EIA-RIMA. A apresentação foi feita nesta quarta-feira (15) ao Conselho Estadual do Meio Ambienta (Conema).

    Até setembro de 2021, os projetos desse tipo no estado precisavam apenas de um relatório mais simplificado, seguindo uma lei estadual sobre o tema, mas o procedimento foi alterado após uma recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) seguisse a legislação federal relacionada às exigências aos empreendimentos ligados ao setor de energia, no caso de parques acima de 10 megawatts.

    A mudança no procedimento gerou repercussão negativa dos órgãos que representam os empresários, como a Federação das Indústrias do RN e principalmente de empresas que querem aproveitar descontos oferecidos pelo governo federal na Tarifa de Uso da Transmissão do Sistema (TUST), com prazo no final em março.

    De acordo com os representantes, como a elaboração dos estudos mais complexos demanda mais trabalho, as empresas não conseguiriam se adequar a tempo. Para se ter ideia, alguns estudos e relatórios de impacto ambiental chegam a conter 700 páginas. Algumas empresas buscaram a Justiça com pedido de liminar para poder receber o licenciamento com os critérios anteriores.

    A mudança que aconteceu após a recomendação da PGE divide opiniões dentro do próprio governo estadual. A nova proposta do Idema deverá ser analisada em até 90 dias pelo Conema. Um grupo de trabalho foi criado para discutir os pontos apresentados.

    O conselho ainda aprovou um requerimento de moção que será enviada à Procuradoria Geral do Estado para que o órgão suspenda a recomendação feita ao Idema pelo menos até a atualização da lei estadual, discutida no conselho.

    O grupo de trabalho que vai trabalhar sobre as nova medidas propostas foi formado com nove representações. Durante o período de 60 dias, o Conselho estará aberto para receber contribuições das diferentes representações.

    O diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, sugeriu uma Audiência Pública após 30 dias para que as análises possam ser feitas com diversos aspectos e colocações vindos de diversos setores da sociedade. Ele comentou que o órgão passou os últimos meses fazendo um levantamento das características dos empreendimentos do campo de energias ao longo dos anos e, também, as demandas do setor de renováveis atuante no RN.

    “Temos um inquestionável potencial eólico disponível no território potiguar e precisamos trabalhar com segurança jurídica para continuarmos atraindo investimentos para o Estado. Então, tentamos trazer objetividade ao documento que atenda às dúvidas no licenciamento nessa área. Fizemos todo um detalhamento das discussões nas análises processuais, para então podermos elaborar a proposição com o máximo de subsídios possível e apontar às áreas sensíveis, que requerem a conservação ambiental”, disse.

    Segundo o representante da Fiern no Conema, Roberto Serquiz, o pedido de suspensão da recomendação da PGE foi um posicionamento no sentido de “salvar essas empresas que estão dependendo de liminares”.

    Sobre a proposta apresentada pelo Idema, ele considera que cada ponto será apresentado. “Há um prazo razoável, o grupo é representativo, o setor produtivo está representado e deverá sugerir aspectos para parametrizar com os demais estados da região que tem avançado nesse setor, sempre observando as peculiaridades do Rio Grande do Norte”, destacou Roberto Serquiz.

    O Conema possui 22 conselheiros de diferentes secretarias, entidades e representantes da sociedade civil. O grupo é presidido pelo secretário estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti.

    Com informações do G1 RN

  • Brasil e Rússia iniciam diálogo político-militar em formato 2+2

    Os ministros das Relações Exteriores, Carlos França, e da Defesa, Braga Netto, participaram hoje (16) de uma reunião com seus homólogos russos, Sergey Lavrov e Sergey Shoygu, em Moscou. Por se tratar de um encontro entre quatro ministros, dois de cada país, a reunião é classificada no formato 2+2.

    Em declaração à imprensa, o chanceler brasileiro disse que o encontro entre os quatro ministros refletiu a maturidade das relações entre os dois países.

    “Hoje, com os ministros Serguey Lavrov e Sergey Shoygu, discutimos três pontos, basicamente. Em primeiro lugar, discutimos parâmetros para implementar a parceria estratégica Brasil-Rússia no campo da pesquisa e desenvolvimento de projetos comuns na área da Defesa. Tratamos de temas da conjuntura internacional, sobretudo em nossas regiões e também abordamos questões afetas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas”.

    França disse ainda que a Rússia é para o Brasil uma referência mundial em desenvolvimento tecnológico, sobretudo no âmbito da indústria de Defesa: “O Brasil privilegia oportunidades de transferência de tecnologia e suas parcerias internacionais nesse setor de Defesa”.

    Ainda de acordo com o chanceler brasileiro, o general Augusto Heleno (Ministro do Gabinete de Segurança Institucional) e seu homólogo russo firmaram um acordo de proteção mútua de informações classificadas.

    “É importante sublinhar que esse acordo adequa o teor desse instrumento internacional, além de acesso à informação no Brasil. A importância desse entendimento bilateral é de que devemos ter, então, uma cooperação facilitada em tecnologia de ponta e áreas sensíveis”.

    Com informações da Agência Brasil

  • Informe Publicitário Governo do RN avança na restauração de rodovias

    Acesso ao distrito de Boi Selado foi construído entre os anos de 1995 e 1996, e nunca recebeu a manutenção adequada – Foto: DER

    O Governo do RN concluiu a restauração do acesso ao distrito de Boi Selado, no município de Jucurutu, a partir da RN-118, um trecho de aproximadamente 4 Km de extensão, um investimento de aproximadamente um milhão e 600 mil reais. A base e o pavimento da rodovia foram totalmente recuperados, faltando apenas a sinalização para a entrega da obra à população. Essa foi a primeira entrega do pacote de recuperação de 29 trechos da malha rodoviária estadual que serão restaurados.

    O acesso ao distrito de Boi Selado foi construído entre os anos de 1995 e 1996, e nunca recebeu a manutenção adequada. A recuperação era uma reivindicação antiga dos moradores do local. A estrada é de fundamental importância para a economia e desenvolvimento do município, uma vez que registra alto fluxo e caminhões que abastecem o comércio local e empresas de massas e biscoitos instaladas no distrito.

    Outra rodovia com serviços de restauração iniciados é a RN-078, do município de Patu até a divisa com o estado da Paraíba — no trecho que chega ao município de Catolé do Rocha. São 9,6 Km de extensão. O trecho a ser recuperado tem 3,6 km de extensão, está bastante deteriorado e não comporta mais a operação tapa-buracos, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN). Serão investidos nesta obra R$ 1,5 milhão.

    Também serão recuperados 2,6 Km do acesso ao Santuário Nossa Senhora dos Impossíveis, na Serra do Lima, tendo a prefeitura de Patu como parceira, através de convênio assinado em outubro de 2021, no valor de R$ 1,86 milhão. A parceria faz parte da política do Governo do Estado de interiorização do turismo e de fortalecimento dos municípios. O investimento total nesses dois trechos é superior a R$ 3,3 milhões.

    “Compromisso assumido, compromisso cumprido. Esta foi uma reivindicação acatada pelo Governo do Estado em outubro de 2021. Vamos fazer o acesso à Serra do Lima, assim como a recuperação de um trecho da RN078, que liga Patu à Catolé [Catolé do Rocha-PB]. Isso significa respeito pelo povo de Patu e da região Oeste. Esse investimento contribui com uma melhor infraestrutura para o desenvolvimento regional”, disse a governadora Fátima Bezerra no ato de assinatura da ordem de serviço, no dia 26 de janeiro.

    Os serviços de restauração dos pontos críticos das estradas estaduais integram o Plano de Obras lançado pela governadora no mês de outubro de 2021, com benefícios nas áreas de infraestrutura viária, educação, saúde, segurança pública e habitação popular, que prevê investimentos de R$ 494,4 milhões até o final de 2022. O secretário de Infraestrutura do RN, Gustavo Coelho, explica que ao todo serão restaurados 29 trechos, todos concentrados em três contratos, resultado de uma única licitação, no valor de R$ 50 milhões.

    As obras estão sendo executadas pelo DER-RN, sob supervisão e fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura do Rio Grade do Norte (SIN/RN). O Governo do RN tem dado atenção especial à recuperação da malha viária do estado, aumentando a segurança de quem trafega diariamente pelas rodovias e impulsionando o desenvolvimento de várias regiões do Rio Grande do Norte, seja no turismo, no transporte de cargas e escoamento da produção de diversos setores.

    “O pavimento nesses trechos chegou a um nível extremo de criticidade que é preciso refazer a via. Para tanto, adotamos um sistema de reciclagem do material da própria rodovia como insumo da obra da nova estrada”, comenta o secretário Gustavo Coelho. O diretor-geral do DER-RN, Manoel Marques, esclarece que as obras de restauração atingirão todos os distritos rodoviários do Rio Grande do Norte. “Vamos restaurar os principais eixos rodoviários, num total de mais de mil quilômetros”, ressaltou.

    Serão restaurados os seguintes trechos:

    Acesso do entroncamento da RN-064/Boa Vista, em Ceará
    Mirim;Acesso do entroncamento da RN-118/Boi Selado (Jucurutu);
    Acesso do entroncamento da RN-177 com divisa RN/CE (São Rafael/Pereiro);
    RN- 016 (Entrada BR-304/Assú/ Carnaubais);
    RN-041 Entrada BR-304/Entroncamento RN-042;
    RN-078; (Entrada BR-226/Divisa RN-PB);
    RN-081 (Santana do Seridó/Entrada RN-086);
    RN-129 (Entroncamento BR304 [Lajes]/Pedra Preta);
    RN/BR-226 (São Vicente/Florânia);
    RN-288 (Carnaúba dos Dantas/Divisa RN/PB);
    RN-404 (Carnaubais/Vila do Alemão); Acesso ao Entroncamento RN003 (Espírito Santo/Jundiá); Acesso Tibau/Grossos;
    RN-001 (Entroncamento RN093/Lagoa D’Anta);
    RN-072 (Lucrécia/Umarizal); Acesso Entroncamento RN-120 – Entroncamento RN-269 (Nova Cruz);
    RN-082 Entroncamento RN089 (Ouro Branco) – Divisa RN-PB; RN-087/Entroncamento BR-226 (Florânia) – Tenente Laurentino;
    RN-088 (Jardim do Seridó) – Entroncamento RN-086 (Parelhas);
    RN-089 Entroncamento BR-427 – Entroncamento RN-082 (Ouro Branco; RN-160 Vera Cruz – Entroncamento RN-002 (A);
    RN-203 Entroncamento RN023 (São Tomé) – Entroncamento BR 104 (A) (Cerro Corá);
    RN-203 Entroncamento RN120 – Entroncamento RN-023 (São Tomé);
    RN-221 Entroncamento RN401 – Entroncamento RN-403 – Entroncamento BR 406 (Macau);
    RN-233 Olho d’Água do Milho – Entroncamento BR-405 (Apodi);
    RN-269 Barra do Cunhaú – Acesso a Vila Flor;
    RN-288 São José do Seridó – Entroncamento RN-118-BR-427 (A) (Caicó);
    RN-407 Mulungu – Entroncamento Estrada do Óleo; Acesso Leste/Oeste (Mossoró).

    Com informações do Agora RN

  • Concurso da PM para área da saúde tem inscrições até esta quinta-feira (17)

    Foto Divulgação

    As inscrições para o concurso de oficiais do Quadro de Saúde da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) estão abertas até esta quinta-feira (17). São 78 vagas para médicos, dentistas, farmacêuticos, nutricionistas, veterinários, psicólogos, assistentes sociais, biomédicos e enfermeiros. O salário é de R$ 9,3 mil e os interessados podem inscrever-se via site – a taxa é de R$ 188.

    O documento exige que o candidato seja brasileiro ou naturalizado, estar quite com as obrigações eleitorais, ter no mínimo 1,65m de altura (homem) ou 1,60m (mulher), possuir graduação na área pleiteada, e ter nascido a partir de janeiro de 1986, entre outras exigências. Como forma de seleção, os candidatos serão avaliados mediante a prova objetiva prevista para ser aplicada no dia 3 de abril em Natal a partir das 13h e duração de cinco horas.

    O conteúdo programático consistirá em questões de língua portuguesa, raciocínio lógico, noções de saúde pública e conhecimentos específicos. Serão realizadas ainda as etapas de além de avaliação física; avaliação de títulos, investigação social, inspeção de saúde, avaliação psicológica e entrevista de heteroidentificação.

    O prazo de validade do presente Concurso Público será de 90 dias, contado da homologação do resultado final, com possibilidade de prorrogação por igual período.

    Confira vagas (por formação):

    Medicina
    Anestesiologia (2)
    Cardiologia (3)
    Cirurgia geral (5)
    Clínica médica (4)
    Endocrinologia (2)
    Endoscopia/Colonoscopia (1)
    Gastroenterologia (1)
    Ginecologia e Obstetrícia (1)
    Infectologia (1)
    Mastologia (1)
    Medicina intensiva (2)
    Nefrologia (1)
    Neurologia (1)
    Oftalmologia (2)
    Ortopedia e Traumatologia (2)
    Otorrinolaringologia (2)
    Pediatria (2)
    Pneumologia (1)
    Proctologia (1)
    Psiquiatria (3)
    Radiologia e Ultrassonografia (2)
    Reumatologia (1)
    Urologia (2)

    Odontologia
    Endodontia (2)
    Periodontia (1)
    Odontopediatria (1)
    Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial (1)
    Dentística (4)
    Prótese Dentária (1)

    Farmácia
    Análises Clínicas (2)
    Farmácia Hospitalar (2)

    Enfermagem
    Enfermagem em Cuidados Intensivos (UTI) (3)
    Enfermagem Generalista (4)

    Psicologia
    Avaliação Psicológica (2)
    Psicologia Hospitalar (1)

    Fisioterapia
    Fisioterapia Cardiorrespiratório (1)
    Terapia Intensiva (1)
    Traumático Ortopédico (1)
    Neurorreabiliação (1)

    Fonoaudiologia
    Audiologia (1)

    Serviço Social
    Assistente Social (1)

    Medicina Veterinária
    Pequenos Animais (1)
    Grandes Animais (1)

    Nutrição
    Nutrição Clínica (1)
    Nutrição Hospitalar (1)

    Biomedicina
    Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico (1)

    Com informações da Tribuna do Norte

  • PSOL apresenta eixos programáticos para firmar aliança à candidatura de Lula

    ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva/ crédito: AFP / Carlos Reyes

    Ao lado de lideranças do PT, o PSOL apresentou na manhã desta quarta-feira, 16, na Câmara dos Deputados, os eixos programáticos que nortearão as conversas com outros partidos de esquerda e movimentos sociais na tentativa de firmar uma aliança eleitoral em torno da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da SIlva.

    A plataforma terá cinco eixos centrais: economia, trabalho e renda; ampliação dos direitos sociais; direitos humanos e combate às opressões; meio ambiente, crise climática e transição energética; democracia, instituições e relações internacionais. Desses, três pontos dentro dos eixos apresentados são colocados como prioridades: a revogação da reforma trabalhista, reforma da Previdência e do Teto de Gastos.

    O presidente nacional do PSOL, Juliano Medeiros, defendeu que é preciso romper com a ausência de debate público no País. “Para que a gente possa pautar um debate em torno de um programa para superação da crise, é claro, nós temos no nosso campo uma grande liderança popular já testada que é o ex-presidente Lula e tem expressado e vocalizado medidas que são importantes no combate à crise”. Medeiros afirmou porém, que isso não é suficiente e que “nós precisamos também dos governos, dos partidos, dos mandatos dos pré-candidatos nesse debate”.

    O pré-candidato ao governo de São Paulo, Guilherme Boulos, durante seu discurso no evento, enfatizou a necessidade de tributar lucros e dividendos, defendida no eixo programático. “Já passou da hora de fazer uma reforma tributária progressiva. Nós precisamos tributar lucros e dividendos, esse assunto é fundamental”, pontuou.

    Boulos disse ainda que é preciso ficar atento aos movimentos durante o pleito deste ano, ao citar a vantagem que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresenta frente às pesquisas de intenção de voto. Hoje o petista aparece com 43%. “Não tem já ganhou, vai ser um batalha duríssima que a gente vai ter que travar em cada canto desse país para aumentar o espaço da esquerda aqui dentro do Parlamento, para que a gente possa a partir de 2023 iniciar a reconstrução de um Brasil diferente”.

    A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann também participou do evento e afirmou que “eles o governo do presidente Jair Bolsonaro não fizeram tudo que fizeram no Brasil pra nos deixar ganhar facilmente”. “As pessoas olham no Lula e nesse campo da política veem uma esperança de mudança, por isso a importância da unidade nesse campo”. Gleisi defendeu ainda que a aliança que precisa ser construída para derrotar o bolsonarismo não deve ser apenas eleitoral mas “tem que ser uma aliança política para garantir o processo eleitoral.”

    A plataforma que foi ao ar hoje, receberá contribuições virtualmente em que qualquer brasileiro pode apresentar suas propostas, assim como terá debates e eventos em todas as regiões do país com especialistas das áreas, movimentos sociais, partidos de esquerda, militantes e ativistas.

    Com informações do Correio Braziliense

  • Surfe: potiguar Ítalo Ferreira avança direto para 3ª etapa de Sunset Beach

    Ítalo Ferreira. Foto: Reprodução/ Instagram

    O campeão olímpico Ítalo Ferreira iniciou a sua participação na segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe, nesta terça-feira (15) na praia de Sunset Beach, com a classificação direta para a terceira fase da competição.ebcebc
    O potiguar participou da quinta bateria da primeira fase com os havaianos Ezekiel Lau e Billy Kemper.

    O brasileiro, de 27 anos, liderava a disputa até os minutos finais, quando Lau tomou a primeira posição. Com isso, Ítalo passou em segundo lugar (com 11,67 pontos), atrás do surfista do Havaí (com 12,43 pontos).

    Além do campeão olímpico, o Brasil teve mais cinco representantes classificados direto para a terceira fase: Jadson André, Samuel Pupo, Deivid Silva, João Chianca e Filipe Toledo.

    Já Caio Ibelli também avançou, mas através da repescagem.

    Potiguar Ítalo Ferreira brilha e está nas oitavas da etapa de Pipeline
    O campeão olímpico Ítalo Ferreira brilhou no último dia 1 e avançou para as oitavas de final da primeira etapa da temporada 2022 do Circuito Mundial de Surfe, que é disputada em Pipeline (Havaí).ebcebc

    O potiguar enfrentou o peruano Miguel Tudela e brilhou demais nos tubos da praia havaiana para vencer a disputa por 13,67 a 9,60. Agora Ítalo protagonizará uma disputa brasileira nas oitavas com Miguel Pupo, que superou o australiano Connor O’Leary por 12,84 a 7,10.

    Com informações do Agora RN