Notícias

  • Butantan entrega amanhã 10 milhões de doses da CoronaVac

    Lote será entregue ao Ministério da Saúde para vacinação de crianças/ Foto: Reprodução Breno Esaki/Agência Saúde DF

    O Instituto Butantan vai entregar um lote com 10 milhões de doses da vacina CoronaVac ao Ministério da Saúde amanhã cedo (17). A informação foi confirmada hoje (16) pelo presidente do Butantan, Dimas Covas. As doses, já envasadas e certificadas, serão utilizadas para a que a vacinação de crianças avance em outros estados brasileiros.

    “Nós entregaremos a totalidade das 10 milhões de doses que já saem amanhã para os depósitos do Ministério da Saúde. O contrato foi assinado e, portanto, a liberação será imediata. Neste momento, estamos nos preparando para fazer esta entrega amanhã de manhã”, explicou Covas.

    A vacina CoronaVac contra a covid-19 é produzida pelo Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. A vacina é segura e foi aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser aplicada em pessoas acima dos 6 anos. Nos próximos dias, o Instituto Butantan pretende solicitar à Anvisa que essa vacina possa também ser aplicada em crianças acima dos 3 anos.

    “Nos próximos 15 dias devemos completar o dossiê junto à Anvisa, solicitando a ampliação da vacinação para o público de 3 a 6 anos com a CoronaVac. Esperamos poder obter essa autorização e ampliar a cobertura vacinal dessa faixa etária”, disse Covas.

    Ômicron
    Segundo Dimas Covas, o laboratório Sinovac já está se preparando para desenvolver uma vacina específica contra a variante Ômicron. Os estudos clínicos, de acordo com ele, já se iniciam neste mês de fevereiro em Hong Kong.

    “Na semana passada, a nossa parceira Sinovac anunciou o desenvolvimento da vacina específica para a variante Ômicron, e essa vacina deve entrar em estudo clínico ainda neste mês. O estudo clínico deve se iniciar em Hong Kong, na China. E nós estamos nos preparando para fazer um braço desse estudo no Brasil”, disse.

    Com informações da Agência Brasil

  • Inmet alerta para chuvas intensas em 56 cidades do RN; veja lista

    Foto: Divulgação

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas com perigo potencial para 56 cidades do Rio Grande do Norte. O alerta é valido a partir desta quarta (16) até 11h de quinta (17).

    A chuva de perigo potencial é a segunda numa escala de quatro níveis de intensidade, de acordo com análise do órgão.

    Nesse nível, são previstas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos – de 40 a 60 km/h.

    Nesse tipo de chuva de perigo potencial, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas, de acordo com o Inmet.

    O órgão recomenda que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas, e que não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, é aconselhado evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

    A faixa de chuva que atinge o RN também vai afetar outros estados do Nordeste e do Norte do país, como Paraíba, Pernambuco, Bahia, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amapá e Amazonas.

    Veja lista de cidades do RN
    Açu
    Água Nova
    Alexandria
    Almino Afonso
    Antônio Martins
    Apodi
    Augusto Severo
    Baraúna
    Caraúbas
    Coronel João Pessoa
    Doutor Severiano
    Encanto
    Felipe Guerra
    Francisco Dantas
    Frutuoso Gomes
    Governador Dix-Sept Rosado
    Grossos
    Itaú
    Janduís
    Jardim de Piranhas
    João Dias
    José da Penha
    Jucurutu
    Lucrécia
    Luís Gomes
    Major Sales
    Marcelino Vieira
    Martins
    Messias Targino
    Mossoró
    Olho d’Água do Borges
    Paraná
    Paraú
    Patu
    Pau dos Ferros
    Pilões
    Portalegre
    Rafael Fernandes
    Rafael Godeiro
    Riacho da Cruz
    Riacho de Santana
    Rodolfo Fernandes
    São Francisco do Oeste
    São Miguel
    Serra do Mel
    Serra Negra do Norte
    Serrinha dos Pintos
    Severiano Melo
    Taboleiro Grande
    Tenente Ananias
    Tibau
    Triunfo Potiguar
    Umarizal
    Upanema
    Venha-Ver
    Viçosa

    Com informações do G1 RN

  • Caern faz desassoreamento de rios para melhorar abastecimento na região Agreste

    Para melhorar o abastecimento nos municípios atendidos pelo Sistema Adutor Integrado de Espírito Santo – Espírito Santo, Várzea, Passagem e Santo Antônio -, a Caern concluiu no início de fevereiro um trabalho de desassoreamento dos rios que integram a Bacia do Salto, onde ficam as captações de água da companhia.

    O serviço de desassoreamento das barragens das captações foi feito em parceria com a Prefeitura de Espírito Santo, nos rios Salto, Timbó e Una. Foram investidos mais de R$ 150 mil.

    “Essa foi uma solução de curto prazo que a companhia encontrou para melhorar a oferta de água dessas cidades”, explica o gerente da Regional Agreste da Caern, Francisco de Assis dos Santos. A Caern atuou com o apoio técnico e as máquinas usadas no serviço, como tratores e retroescavadeiras.

  • Sem citar transporte público e piso dos professores, Álvaro Dias faz leitura da mensagem anual na CMN

    Foto: Jaqueilton Gomes/NOVO Notícias

    Na tarde desta terça-feira (15), o prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), fez a tradicional leitura anual na Câmara Municipal de Natal, ato regimental que marca a abertura dos trabalhos na Casa.

    Em seu discurso, o chefe do executivo municipal prestou contas das ações desenvolvidas pela administração pública municipal à população natalense, dando uma atenção especial para o combate à pandemia da covid-19, primeiro tema pontuado por Álvaro na tarde desta terça.

    “Aqui em Natal tomamos as medidas certas. Mesmo que erros possam ter ocorridos, a quantidade de acertos foi muito maior e creio que o fato de termos vencido as eleições de 2020 no primeiro turno com quase 58% dos votos, mesmo disputando com outros 13 candidatos, mostra que a população aprovou a nossa atuação”, disse o prefeito.

    Álvaro Dias seguiu reafirmando as ações de contenção à propagação do vírus com medidas como a vacinação em massa que segue até os dias atuais.

    “Já foram aplicadas mais de 1,6 milhões de doses de vacinas contra a Covid em Natal. Isso significa dizer que chegamos a 92% da população acima de 12 anos com ao menos uma dose, mais de 83% com duas doses e 43% do público alvo já tomou a dose de reforço. São dados que mostram como a população aderiu à vacinação. Para tanto investimos substancialmente em campanhas de conscientização sobre a importância da vacina”, ressaltou.

    Em seu discurso, o prefeito ainda teceu críticas à gestão estadual. De acordo com Álvaro, a maior parte dos recursos aplicados na saúde foram decorrentes de investimentos próprios, já que segundo ele, a Secretaria Estadual de Saúde não cumpre com suas atribuições e investimentos. Segundo o chefe municipal, em 2019 os investimentos em saúde foram de R$ 378 milhões, em 2020 subiu para R$ 411 milhões e somente em 2021, foram gastos R$ 630 milhões.

    “Observem que metade desse valor foi realizado com recursos próprios, já que outros entes, notadamente o Estadual, não cumpre a parte que lhe cabe no financiamento da Saúde, como aliás já foi reconhecido judicialmente e até mesmo pelo próprio secretário estadual de Saúde que permanece inerte no sentido de cumprir a parte que cabe ao Estado no financiamento do Sistema Único de Saúde”.

    Por Jaqueilton Gomes – Novo Notícias

  • Indicação de banca organizadora do concurso da ALRN deve ser feita até março

    A diretoria-geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte se reuniu com o presidente da Comissão Especial do concurso público, Sérgio Freire – nesta terça-feira (15) – para tratar das próximas ações relacionadas ao concurso público para provimento de cargos efetivos na Casa Legislativa. De acordo com o procurador-geral da Assembleia e presidente da Comissão Especial da Casa, responsável pelo certame, Sérgio Freire, uma Comissão de Licitação deve ser constituída nos próximos dias e deve fazer análise das empresas interessadas em organizar o certame até a primeira semana de março.

    Segundo Sérgio Freire, a Comissão de Licitação teve que ser reconstituída porque quatro dos cinco membros titulares anteriormente nomeados alegaram suspeição, uma vez que eles terão interesse direto no concurso. Por causa disso, eles não podem participar como membros da comissão.

    O procurador explicou que já foi apresentado à Assembleia Legislativa o Termo de Referência para a contratação da empresa organizadora, já foi aberto o procedimento para habilitação das empresas interessadas e já existem as propostas das bancas. Agora é esperar que a nova comissão, que deve ser formalmente constituída nos próximos dias, faça a análise das propostas e a contratação da empresa seja realizada. O procurador-geral acredita que a escolha da possível banca deve acontecer até a primeira semana de março.

  • Novo “Comunista”: Filiação de Carlos Eduardo no PCdoB já tem data marcada e aliança com Fátima Bezerra está fechada

    Reprodução

    Carlos Eduardo irá se filiar ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB) no próximo dia 16 de março. A informação foi confirmada ao Blog do FM, através de uma fonte de dentro do projeto de articulação. A fonte revelou também que a aliança do ex-prefeito de Natal com a governadora já está fechada. A única pendência seria a filiação dele à nova casa partidária, situação já resolvida.

    Segundo a fonte do blog,  a secretária Júlia Arruda (PCdoB) seria a mentora de toda essa articulação. Conforme matéria publicada pelo Blog do FM Júlia é pré- candidata à deputada estadual, onde vai fazer uma dobradinha com o vereador Pedro Gorkyi, que vai concorrer à câmara federal.

    A filiação do futuro ‘comunista’ vai ocorrer em uma Sessão Solene que vai marcará os 100 anos de fundação do PCdoB no Brasil, datada para o próximo dia 16 de março na Câmara Municipal de Natal.

    Com informações do Blog do FM.

  • Coronel Ezequiel: MPRN move ação para que Prefeitura se abstenha de fazer contratação temporária e nomeie os candidatos aprovados no concurso público de 2018

    Coronel Ezequiel: MPRN move ação para que Prefeitura se abstenha de fazer contratação temporária e nomeie os candidatos aprovados no concurso público de 2018

    Pedido também inclui a necessidade de apresentação de um Estudo do Impacto Orçamentário-Financeiro com a substituição dos temporários pelos concursados

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) quer que o Judiciário obrigue a Prefeitura de Coronel Ezequiel a se abster de celebrar contrato temporário para preenchimento dos cargos que disponham de candidatos aprovados em concurso público vigente. Essa medida faz parte de uma ação civil pública que a instituição está movendo em desfavor do Município.

    O MPRN também está requerendo que seja determinado ao Município de Coronel Ezequiel a realização, no prazo de 30 dias, de estudo de impacto orçamentário/financeiro com a finalidade de verificação da possibilidade de nomeação dos candidatos aprovados no concurso vigente.

    Para isso, o Município deve observar se as nomeações irão afetar o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tomando-se como base o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) do quadrimestre de referência do período de criação do cargo.

    Outro pedido feito ao Judiciário pelo MPRN é que ordene ao Município a rescisão do contrato de trabalho dos agentes públicos contratados temporariamente para desempenho das funções dos mesmos cargos previstos no edital do concurso em tela. Inclui, ainda, que o Município abstenha-se de renovar ou prorrogar tais contratos de trabalho, enquanto houver candidato aprovado no referido certame ainda não nomeado e empossado. Portanto, será dever da gestão de Coronel Ezequiel promover a substituição dos contratados pelos aprovados no certame durante o ano de 2022, no qual se encontra em vigor o concurso público.

    O certame mencionado é o Concurso Público – Consórcio do Trairi – Edital nº 001/2018, cujo resultado final foi homologado para cargos como pedagogo, professor de ciências, e auxiliar de serviços gerais, dentre outros, bem como teve sua validade prorrogada em janeiro de 2021.

  • Parnamirim comemora o Dia Municipal do Esportista

    Crédito: Ascom Parnamirim

    O Dia Municipal do Esportista está sendo celebrado pela primeira vez em Parnamirim (RN). Quatro bairros da cidade irão receber uma semana de atividades esportivas diversificadas, que incluem capoeira, karatê, vôlei e futebol. Além disso, a Secretaria de Esporte e Lazer será responsável por um evento solene que homenageará esportistas parnamirinenses na Câmara Municipal. O evento é inédito, visto que foi inserido no calendário municipal no ano de 2022, após a sanção da Lei de número 2.121/2021, de propositura do vereador Thiago Fernandes.

    A programação irá levar aos bairros da cidade aulas dinâmicas promovidas por esportistas locais e pensadas especialmente para comemorar a data. Hoje (15), as comemorações tiveram início com uma aula de Capoeira, conduzida pelo professor Ranielle Nunes, às 8h15, no Clube das Mães, bairro de Santos Reis. Já na quarta-feira (16), a Cohabinal e o Parque das Árvores recebem, às 16h, treinos de vôlei e futebol, respectivamente. Os professores serão Sandra Deon e Bruno Furtado, ex-jogador de futebol. Quinta (17), às 16h, é a vez do bairro da Coophab receber uma aula muito especial de Karatê, conduzida pelos professores Braulinno Silva e Thiago Fernandes.

    “Antes de ser vereador, sou professor de educação física, faixa preta de Karatê e um defensor do esporte como elemento inclusivo e socializador que precisa ser incentivado e valorizado. Me tornei vereador para levantar essa bandeira e realizar um mandato voltado para o esporte, por isso, o meu primeiro Projeto de Lei, que deu origem ao Dia Municipal do Esportista, busca incentivar e valorizar os esportistas e todas as modalidades”, comentou o vereador Thiago Fernandes.

    Para encerrar a semana, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) realizará na sexta-feira (18), às 10h, uma cerimônia solene na Câmara dos Vereadores para prestigiar e presentear esportistas que fazem a diferença na cidade. “Ficamos muitos felizes com a criação do Dia Municipal do Esportista, uma data que veio para somar com o nosso calendário de atividades e tenho certeza que vai se popularizar e se consolidar como um grande evento de Parnamirim nos próximos anos”, afirmou o titular da SEL, Rodrigo Albuquerque Cruz.

    Para participar é necessário apenas entrar em contato pelo número 99858-0994 e se inscrever. Confira a programação completa abaixo:

    PROGRAMAÇÃO – Dia Municipal do Esportista

    Terça-feira | 15/02 | 8h15 – Capoeira no Clube de Mães Anunciada Caldas – Santos Reis.

    Quarta-feira | 16/02 | 16h – Vôlei na Associação de Moradores da Cohabinal e futebol no campo do Parque das Árvores.

    Quinta-feira | 17/02 | 16h – Karatê na quadra comunitária da Coophab.

    Sexta-feira | 18/02 | – 10h – Homenagem realizada pela SEL na Câmara Municipal de Parnamirim.