Deputado defende uso eficiente das águas do São Francisco no RN

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB) chamou atenção, nesta quinta-feira (21), para a grave crise hídrica que atinge o Rio Grande do Norte, mesmo com a chegada das águas do Rio São Francisco. Durante pronunciamento na Assembleia Legislativa, o parlamentar defendeu união entre os poderes públicos e medidas imediatas para minimizar os impactos da seca.

Atualmente, 75 municípios potiguares estão em situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal. Diante desse cenário, o Governo do Estado avalia decretar emergência em todo o território potiguar. Para embasar a decisão, o Gabinete Civil solicitou relatórios técnicos à Secretaria de Recursos Hídricos, Caern, Emparn e Igarn, reunindo informações sobre abastecimento, chuvas e níveis dos reservatórios.

“O decreto vai permitir que ações emergenciais e rápidas cheguem àquelas pessoas que estão sem água”, afirmou Ubaldo.

Segundo dados do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), os reservatórios estaduais operam hoje com menos da metade da capacidade. O município de Ouro Branco já é citado como exemplo de risco de colapso no abastecimento.

Além de medidas emergenciais, o deputado defendeu soluções de longo prazo. “Tenho dialogado com os órgãos responsáveis para a perfuração e instalação de poços nos municípios. Mas não podemos ficar apenas nas ações emergenciais. A segurança hídrica do nosso Estado passa diretamente pelas nossas ações”, destacou.

Ubaldo reforçou ainda a necessidade de planejamento para o uso adequado das águas do Rio São Francisco, que já começaram a chegar ao RN. “É preciso pensar em como essas águas podem beneficiar de forma mais positiva a população potiguar”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.