Lula para Trump: “estou plantando comida e não plantando violência e plantando ódio!”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo em rede social no sábado (16) em que aparece plantando uvas no Palácio do Alvorada. No post, ele se dirige ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e enfatiza que está “plantando comida e não plantando violência e plantando ódio”.
O vídeo, filmado pela primeira-dama Janja da Silva, mostra Lula plantando uvas da variedade vitória e comentando que espera receber Trump no Alvorada para que o presidente americano conheça o “Brasil verdadeiro”. “Por isso, presidente Trump, eu queria aproveitar este sábado plantando uva vitória aqui no Palácio, um lugar que espero que um dia possa visitar, e a gente conversar sobre o país”, disse Lula.
A publicação ocorre em meio à polêmica causada pelo aumento de tarifas impostas pelos EUA sobre produtos brasileiros, incluindo café e frutas, em um acréscimo de 50%. A medida afeta diretamente o setor agrícola e alimentício do país. Lula afirmou que “não adianta o presidente Trump taxar” a uva brasileira, pois, se necessário, ela será destinada à merenda escolar.
Além disso, o presidente convidou Trump a “aprender a qualidade do povo brasileiro”, ressaltando que o Brasil mantém relações com diferentes nações, incluindo Estados Unidos, Rússia, China e Venezuela. Desde que as tarifas norte-americanas entraram em vigor, o governo brasileiro tentou contato pelas vias diplomáticas, sem sucesso.