SENAI-RN oferece 2.840 vagas em cursos on-line gratuitos de qualificação profissional; Santa Cruz está incluída

Estudo/Trabalho

O SENAI do Rio Grande do Norte abriu, nesta quarta-feira (13), 2.840 vagas para cursos de qualificação profissional totalmente on-line. As inscrições podem ser feitas no site da instituição (https://www.rn.senai.br/oportunidades/) até que todas as vagas sejam preenchidas.

A iniciativa inclui formações em áreas como administração, metalmecânica, alimentos e bebidas, vestuário, telecomunicações e construção civil, oferecendo oportunidades para quem busca se qualificar, requalificar ou iniciar a vida profissional. As aulas começam em 1º de setembro e têm duração de 160 a 270 horas, o equivalente a dois a três meses de estudo.

Podem participar pessoas com 18 anos ou mais e Ensino Fundamental completo. A seleção será por ordem de inscrição, mediante apresentação da documentação prevista no edital 010/2025, disponível na página de publicações do SENAI. Cada aluno precisará ter acesso a computador, tablet ou smartphone com internet para acompanhar os cursos.

Apesar de a modalidade ser totalmente on-line, os participantes devem vincular sua matrícula a um dos municípios com unidades do SENAI: Natal, Mossoró ou Santa Cruz, independentemente da cidade em que residem.

Em Santa Cruz, as oportunidades são para os cursos de Instalador Hidráulico, Eletricista Instalador Residencial, Desenhista Técnico de Edificações, Assistente de Controle de Qualidade e Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças. Já em Natal, há vagas em 11 cursos, como Desenhista Mecânico e Instalador de Redes de Computadores, enquanto Mossoró oferece formações em áreas como Almoxarife, Operador de Microcomputador e Assistente Administrativo.

Segundo o diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Mello, a modalidade EAD amplia o alcance da qualificação profissional, permitindo que pessoas de diferentes municípios participem sem precisar se deslocar até as unidades físicas. A ação faz parte do Programa de Gratuidade Regimental, voltado para pessoas de baixa renda.

No primeiro semestre de 2025, o SENAI registrou 9.401 matrículas em cursos presenciais, semipresenciais e on-line no estado, de um total de 17.033 previstas para todo o ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.