
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, na terça-feira (12), que espera ter uma conversa com o líder dos Estados Unidos, Donald Trump, como dois seres humanos civilizados.
“Espero que algum dia eu possa encontrar com o presidente Donald Trump e conversar como dois seres humanos civilizados, dois chefes de Estado, como deve ser a relação”, disse Lula em entrevista à rádio BandNews FM.
Segundo Lula, houve tentativas de negociação com os Estados Unidos desde o anúncio das tarifas de 10%, em maio, mas sem resposta da parte norte-americana.
“No dia 16 de maio mandamos outra carta pedindo uma resposta com as conversações e mandamos também dez pontos que estávamos negociando. Quando foi mais recentemente mandamos outra carta pedindo reposta e fomos pegos de surpresa com uma carta endereçada ao portal do presidente Trump, porque não foi endereçada a mim, e eu fiquei sabendo pela imprensa de uma carta ofensiva ao Brasil com algumas inverdades”, citou Lula.
O tarifaço de 50% aos produtos brasileiros entrou em vigor na última quarta-feira (6).
Em mensagem a empresários na tarde desta terça-feira, o Palácio do Planalto convida para a cerimônia de assinatura da medida provisória de ajuda aos setores afetados pelo tarifaço dos Estados Unidos. O evento está marcado para as 11h30 desta quarta-feira (13) em Brasília.
Fonte: CNN Brasil