5 de agosto de 2025

Governo do RN apoia medidas para enfrentar “tarifaço”

Ao participar da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República, em Brasília, na manhã desta terça-feira, 05, a governadora Fátima Bezerra elogiou a conduta do Governo Federal em buscar saídas para o tarifaço anunciado pelo Governo dos Estados Unidos que pretende impor taxação de 50% nos produtos exportados pelo Brasil àquele país.

“Nós, governadores do Nordeste, nos colocamos à disposição do governo federal para enfrentar a situação e, se necessário, adotar ações emergenciais para apoiar exportadores, incluindo crédito e compras governamentais”, afirmou a chefe do Executivo do RN.

A governadora do RN participou da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável da Presidência da República ao lado do secretário da Fazenda, Cadu Xavier, e dos governadores do Piauí, Bahia, Maranhão, Pernambuco e de representantes do Ceará e Alagoas. Como presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles, governador do Piauí, reforçou a necessidade de buscar saídas para o tarifaço e a união dos governadores dos estados do Nordeste em apoio ao Governo Federal.

Ériko Jácome anuncia pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026

Foto: Maria Trigueiro/98 FM Natal

Durante reunião na última segunda-feira (04), com lideranças políticas para alinhamento do mandato, Ériko Jácome (PP), presidente da Câmara Municipal de Natal e da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte, anunciou publicamente sua pré-candidatura a deputado estadual nas eleições de 2026, e também afirmou que a primeira-dama de Natal, Nina Souza, será candidada a deputada federal.

À frente da Federação das Câmaras, o vereador tem atuado na articulação de pautas municipalistas e na integração entre os legislativos do interior e da capital. Com a pré-candidatura, ele busca avançar na carreira política rumo à Assembleia Legislativa do estado.

De acordo com Ériko Jácome, a decisão foi tomada após diálogo com sua base e está alinhada ao objetivo de fortalecer a representatividade de Natal na ALRN.

Projeto Rota 22 realiza oficina política em Parnamirim nesta quarta-feira

Parnamirim recebe nesta quarta-feira (6), a partir das 14h, uma oficina do projeto Rota 22, promovido pelo Partido Liberal (PL). O encontro será realizado na Câmara Municipal e reúne lideranças políticas da Região Metropolitana de Natal.

Idealizado pelo senador Rogério Marinho (PL-RN), o projeto tem percorrido diferentes regiões do Rio Grande do Norte com atividades voltadas à organização partidária, prestação de contas, comunicação e planejamento eleitoral. Municípios como Caicó, Pau dos Ferros, João Câmara, Santa Cruz, Nova Cruz e São Paulo do Potengi já sediaram edições anteriores.

Durante os encontros, temas como valores conservadores, liberdade econômica e estratégias eleitorais para 2026 têm pautado os debates entre prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias e filiados.

A escolha de Parnamirim para sediar a nova etapa está relacionada ao peso político e demográfico do município, que é o terceiro mais populoso do estado. A expectativa é de que representantes de diversos municípios da Grande Natal participem do evento.

Outras atividades do projeto já estão programadas: uma oficina em Extremoz, no dia 7 de agosto, e um seminário em Natal, no dia 16, no Olimpo Recepções.

Com esparadrapo na boca, deputados fazem protesto por Bolsonaro na Câmara

Foto: José Cruz – Agência Brasil

Com esparadrapos na boca, parlamentares iniciaram nesta terça-feira, 5, a ocupação da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados em protesto à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A ideia é que os deputados permaneçam sentados nas cadeiras da Casa legislativa para impedir os trabalhos do plenário até que se aprove uma anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a proposta de emenda à Constituição do fim do foro privilegiado.

“Não sairemos daqui até os presidentes de ambas as Casas busquem uma solução de pacificar o Brasil”, disse o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ).

Oposição apresenta “pacote da paz” e propõe anistia e impeachment de Moraes
Rogério Marinho anuncia obstrução na Câmara e no Senado após prisão domiciliar de Bolsonaro
Um grupo de cerca de 15 deputados ocupa a Mesa e segue mudo, com esparadrapo na boca. Ocasionalmente, alguns deles tiram provisoriamente o item para beber água ou para falar ao telefone.

Mais cedo, oposicionistas anunciaram um “pacote da paz” para “abrandar” a relação entre os Três Poderes. Compõem o pacote uma anistia “ampla, geral e irrestrita” aos envolvidos no 8 de Janeiro, o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e a proposta de emenda à Constituição (PEC) do fim do foro privilegiado.

O tom é de ameaça – ou as propostas serão votadas ou não haverá votações na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. A ideia é ocupar as Mesas Diretoras das duas Casas e impedir que as sessões plenárias sejam iniciadas, como já iniciaram nesta tarde.

Fonte: Estadão Conteudo

Águas do Rio São Francisco são liberadas para o RN

O Rio Grande do Norte vive, nesta terça-feira (5), um marco histórico com a chegada das águas do Rio São Francisco ao estado que começarão a abastecer o estado. A entrega, autorizada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, simboliza a concretização de um sonho antigo e estratégico para a segurança hídrica do semiárido potiguar. A previsão é que entre os dias 18 e 22 de agosto, as águas finalmente cheguem à divisa com o RN.

Nesta terça, a água captada na Estação de Bombeamento EBI-1, no município de Cabrobó (PE), começou a ser liberada a partir da Estação de Controle Caiçara, na Paraíba, com uma vazão inicial de 10 mil litros por segundo (10 m³/s). Até esse ponto, foram percorridos 239 km de estruturas do PISF. A próxima etapa será o Túnel Engenheiro Avidos, onde a liberação prossegue a partir de 6 de agosto com vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s são destinados ao Rio Grande do Norte.

“Vale a pena sonhar, lutar e realizar um sonho que não é só meu enquanto nordestina e governadora. Agora é de verdade a chegada das águas do rio São Francisco ao Rio Grande do Norte, trazendo ao nosso sertão esta imensa contribuição rumo à segurança hídrica. Um sonho sonhado desde o Século XIX, retirado do papel pelo presidente Lula. Conhecemos a seca e suas agruras, vivendo de perto o que muitos brasileiros, em especial o nosso povo nordestino, vivencia de sol a sol: a escassez d’água. A transposição das águas do rio São Francisco é parte importante das ações de quem trabalha para levar dignidade, vida e esperança às pessoas. É água nas torneiras, nas plantações e aos animais. E aqui, por justiça também, estendemos nossa gratidão ao ministro Waldez (ministro da Integração e Desenvolvimento Regional), na sua incansável e sensível luta junto aos que trabalham para o bem comum”, enfatizou a governadora Fátima Bezerra.

O Governo do RN, por meio do Instituto de Gestão das Águas (IGARN), teve papel central na articulação e solicitação da operação do Projeto do Integração do Rio São Francisco (PISF), executado pelo Governo Federal, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da gestão das águas e o uso sustentável dos recursos hídricos.

A operação integra o Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e envolve um percurso técnico de aproximadamente 412 km até a divisa entre a Paraíba e o RN. As águas irão abastecer, em solo potiguar, a Barragem de Oiticica, em Jucurutu, e Armando Ribeiro Gonçalves, o maior reservatório do estado, localizado entre Itajá, São Rafael e Jucurutu, na bacia do rio Piranhas-Açu.

A próxima etapa será o Túnel Engenheiro Avidos, onde a liberação prossegue a partir de quarta (6) com vazão total de 12,5 m³/s, dos quais 10 m³/s são destinados ao RN. Na sexta (8), o fluxo seguirá até o Túnel São Gonçalo, em Sousa (PB), trajeto de aproximadamente 25 km.

Durante os cerca de 132 dias de operação, o volume total previsto para entrega ao RN é de 46,3 milhões de metros cúbicos (hm³), com uma vazão média de 4,06 m³/s. O mês de agosto será utilizado como fase de testes, permitindo ajustes conforme o comportamento do sistema hídrico.

A ação integra um conjunto de medidas estruturantes do Governo Federal para garantir o acesso à água no semiárido, beneficiando milhares de famílias potiguares com abastecimento para consumo humano, agricultura, dessedentação animal e outras necessidades essenciais.

Além do Seridó, O Governo Federal e o Governo do Estado estão trabalhando para levar a água da transposição ao Alto Oeste, por meio do Túnel construído no município de Major Sales, que já apresenta mais de 80% das obras concluídas. A previsão é que até abril de 2026 as águas cheguem também àquela região.

O secretário de Recursos Hídricos, Paulo Varella comemora a chegada das águas destacando o planejamento e o imenso benefício social e econômico à população potiguar “Hoje é um dia histórico. As águas do Rio São Francisco iniciam sua caminhada definitiva em nossa direção, com liberação a partir do Açude Caiçara, na Paraíba, de forma sustentável, planejada e estruturada, com contratos assinados, gestão definida e operação monitorada. Esta água tem um destino certo: garantir segurança hídrica para milhares de famílias, especialmente no Seridó, onde irá abastecer as barragens de Oiticica e Armando Ribeiro Gonçalves. A partir dessas reservas, será possível abastecer cidades como São Vicente, Florânia, Jucurutu, Caicó, Cruzeta e tantas outras, por meio da Adutora do Seridó, cujas obras estão avançadas e previstas para entrega no início de 2026”.

EUA condenam decisão de Moraes: “Deixem Bolsonaro falar”

Presidente Jair Bolsonaro (PL)/ Foto: Divulgação

Os Estados Unidos condenaram na última segunda-feira (4) a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de determinar a prisão domiciliar do ex–presidente Jair Bolsonaro.

Em uma postagem nas redes sociais, o Escritório do Departamento de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental criticou a medida do ministro Alexandre de Moraes, alegando uma ameaça a democracia:

“O juiz [Alexandre] Moraes, agora um violador de direitos humanos sancionado pelos EUA, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia”, diz a nota.

Impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender em público não é um serviço público. Deixem Bolsonaro falar! Os Estados Unidos condenam a ordem de Moraes que impõe prisão domiciliar a Bolsonaro e responsabilizarão todos aqueles que auxiliarem e forem cúmplices da conduta“, finaliza o comunicado.De acordo com a decisão publicada nesta segunda-feira (4), Moraes argumentou que o ex-presidente tem feito “reiterado descumprimento das medidas cautelares

Segundo a decisão, Bolsonaro está proibido de receber visitas, com exceção de seus advogados e pode ter contato apenas com pessoas autorizadas pelo Supremo.

O ex-presidente ainda está proibido de usar o celular, direta ou indiretamente, por intermédio de terceiros. No último domingo (3), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) fez uma chamada de vídeo de Bolsonaro na manifestação em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Moraes ainda reafirma na decisão que manteve as cautelares em proibir o ex-presidente de ter contato com embaixadores e se aproximar de embaixadas ou autoridades estrangeiras. Além manter a proibição do uso das redes sociais.

Fonte: CNN

Parnamirim inicia limpeza da Lagoa Nezinho Alves após mais de uma década sem manutenção

A Prefeitura de Parnamirim iniciou nesta segunda-feira (4) uma intervenção na Lagoa Nezinho Alves, localizada na Avenida Abel Cabral, no bairro de Nova Parnamirim. O local não recebia serviços de manutenção há mais de dez anos.

Equipes das secretarias municipais de Serviços Urbanos (Semsur) e Meio Ambiente e Urbanismo (Semur) estão atuando na retirada de resíduos sólidos dos taludes e da superfície da lagoa. A prefeita Nilda Cruz acompanhou o início dos trabalhos no local.

A intervenção será realizada em etapas. Após a limpeza, será feito o monitoramento da área para identificar possíveis ligações clandestinas à rede de esgoto. Caso encontradas, essas conexões deverão ser desativadas.

Em seguida, a água da lagoa passará por um processo de oxigenação para reduzir o mau cheiro. Por fim, as fendas nos taludes serão preenchidas com cal virgem, também como medida para minimizar odores na região.