O senador Styvenson Valentim (Podemos) caiu em uma fake news e publicou nas suas redes sociais, nesta terça-feira (1), um vídeo com ataques à candidata a prefeita de Parnamirim Professora Nilda (Solidariedade).
O material foi gravado por Styvenson a mando do prefeito Taveira, que tenta eleger Salatiel (PL) como prefeito da cidade. O atual gestor tem uma desaprovação na casa dos 70% em Parnamirim.
No vídeo, Styvenson mente sobre Nilda e afirma que a candidata seria a favor do fechamento de escolas cívico-militares em Parnamirim.
Isso não é verdade. Nilda já esclareceu que apenas recebeu uma lista de propostas de um sindicato no dia 19 de setembro, mas que não vai acatar todos os pedidos. Pelo contrário, ela já se comprometeu a reforçar a estrutura das escolas cívico-militares quando assumir a prefeitura.
Vergonha de Salatiel
O que chamou atenção no vídeo, porém, foi a dificuldade do senador de declarar seu apoio a algum candidato na cidade. Ele se limitou a dizer que os moradores de Parnamirim “têm opção”, sem citar o nome de Salatiel – com quem o Podemos está coligado em Parnamirim.
Apesar dos pedidos de Taveira e do senador Rogério Marinho, Styvenson tem resistido a declarar apoio a Salatiel devido ao fato de o candidato do PL ter no currículo duas condenações por corrupção. Os crimes foram praticados, segundo a Justiça, quando ele era vereador e secretário adjunto de Serviços Urbanos de Natal.
O eventual apoio do senador do Podemos a Salatiel seria uma contradição no discurso, já que ele tem adotado linha dura de combate à corrupção em sua trajetória política.
Mas, para não deixar de atender Rogério em Parnamirim, decidiu partir para o ataque contra a candidata Nilda com base em mentiras.