Luiz Eduardo desiste da pré-candidatura a prefeito

Deputado estadual Luiz Eduardo (SD) não é mais pré-candidato a prefeitura da cidade do Natal – Foto: João Gilberto

O deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) confirmou desistência da pré-candidatura a prefeito de Natal, mas negou que sua decisão tenha relação com o incidente ocorrido em 27 de janeiro, na praia de Pirangi, onde o parlamentar e o prefeito de Ceará Mirim, Júlio César Câmara, trocaram agressões físicas.
“Esse episódio que infelizmente ocorreu, não tem nenhuma influência nas minhas decisões, até porque eu não fiz nada que me envergonhe, ou que desabone a minha reputação e também não fiz nada que qualquer outro homem faria diante da situação”.

O deputado Luiz Eduardo disse que desistiu da disputa eleitoral em Natal, depois de uma conversa com a família e amigos: “Nós avaliamos que este não era o momento adequado para uma nova eleição. Fui candidato a prefeito de Maxaranguape por duas eleições consecutivas e em seguida candidato a deputado Estadual. Chegamos a conclusão que apesar da importância da candidatura a prefeito de Natal, neste ano seria mais importante a nossa participação nas eleições municipais dos mais diversos municípios onde fui votado na minha eleição de deputado estadual”.

Dessa forma, continuou Luiz Eduardo, “irei participar ativamente nas campanhas municipais dos nossos correligionários e parceiros nas diversas regiões do Rio Grande do Norte”.

Com isso o caminho fica livre para o partido Solidariedade compor aliança política com o PSD do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves. Embora o ex-presidente estadual do SD e ex-deputado estadual Kelps Lima venha negando a possibilidade de indicação do seu nome para vir a ser candidato a vice-prefeito numa coligação com o PSD, o deputado Luiz Eduardo, disse que após a sua desistência, seu partido “iniciou discussões quanto o rumo que iria tomar nestas eleições municipais”, inclusive “a direção do Solidariedade teve uma conversa inicial com o pré-candidato Carlos Eduardo, discutindo sobre os projetos políticos e estruturantes que serão desenvolvidos pelo mesmo para a capital potiguar nos próximos quatro anos”.

Segundo o deputado, nessa reunião “colocou-se a importância do desenvolvimento da cadeia turística na nossa cidade. Cadeia esta que é responsável pelo maior número de empregos diretos e indiretos em Natal”.

Mas, Luiz Eduardo expôs que “em nenhum momento, foi ventilada a possibilidade de participação do partido diretamente na chapa a ser formada. Óbvio que isso pode ser discutido durante o processo eleitoral onde cenários e possibilidades são vislumbrados”.

Para Luiz Eduardo, o Solidariedade “tem quadros políticos que podem certamente ocupar esta posição”, como o ex-deputado Kelps Lima e o ex-deputado e ex-vice-governador Fábio Dantas. “Estamos, nesse momento, mais preocupados em construir um programa/projeto para Natal. Esse deveria ser o foco principal de todos os candidatos nesse momento”, sinalizou.

Quanto a Carlos Eduardo, o deputado Luiz Eduardo disse que “o ex-prefeito é um político que sempre foi muito bem avaliado nas suas gestões. No atual momento político da cidade é oportuna sua candidatura para apresentar quais novos projetos para as esferas da educação, saúde e turismo da cidade, por exemplo, poderão ser desenvolvidos, caso o mesmo logre êxito como candidato”.

Luiz Eduardo acrescentou que “esse é o ponto importante a se destacar, pois enquanto partido estamos conversando exatamente sobre quais são esses objetivos a serem alcançados e quais os pontos onde poderemos contribuir no melhor plano de desenvolvimento para a cidade”.

Na opinião de Luiz Eduardo, a aproximação política entre entre o ex-prefeito Carlos Eduardo e o ex-deputado Kelps Lima, “é algo natural durante um processo democrático que é a eleição para prefeito de Natal. Nosso interesse e do ex-deputado é sempre contribuir e discutir os melhores meios para o desenvolvimento da cidade de Natal”.

Uma eventual aliança do SD com o ex-prefeito Carlos Eduardo começou a ganhar corpo, nos bastidores políticos, depois que o ex-deputado Kelps Lima compareceu, no sábado (2), ao ato de filiação partidária do vereador petebista Luciano Nascimento ao PSD.

Lima disse que foi ao clube Albatroz, em Petrópolis, a convite do vereador Luciano Nascimento, de quem é amigo e que se elegeu à Câmara Municipal de Natal em 2020 pelo SD juntamente com o vereador Klaus Araújo.

No entanto, Lima admite que o SD não vai ficar de fora da discussão sobre chapa majoritária em Natal, onde, por seu protagonismo, pode lançar candidato próprio a prefeito, cargo que o ex-deputado chegou a disputar por duas vezes. Em 2020, quando recebeu 20.190 votos (5,87%) e em 2016, ocasião em que o partido elegeu três vereadores e ele obteve 47.576 votos (13,37%), terminando atrás do então reeleito Carlos Eduardo.

Segundo Lima, a prioridade do SD é a eleição proporcional, “vamos eleger três vereadores”, mas defendo o protagonismo na eleição majoritária, por entender que esse capital eleitoral não pode ser desprezado, a começar dos 119 mil votos obtidos em Natal por Fábio Dantas na eleição para o governo do Rio Grande do Norte em 2022, da mesma maneira que não se pode descartar a força de um partido político que conta com duas cadeiras na Assembleia Legislativa, a do próprio Carlos Eduardo e a da deputada estadual Cristiane Dantas.

Tribuna do Norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.