O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves é o mais novo nome do Partido Social Democrático (PSD). A oficialização da filiação aconteceu neste sábado (13) em um evento no diretório estadual do partido, no bairro Nova Descoberta, em Natal. O político estava filiado ao PDT há 12 anos. Em suas primeiras palavras, Carlos Eduardo disse que irá visitar os bairros de Natal para decidir sobre uma eventual candidatura à Prefeitura em 2024.
Carlos Eduardo disse que chega ao PSD para “somar” e agradeceu a recepção dos novos colegas de partido. Carlos disse ainda não ter tido dificuldades para a escolha da nova legenda. “Tenho uma identificação muito forte com o partido, por isso não foi difícil minha opção pelo PSD. Sou um social democrata, um homem público que tem convicção de que o Estado é indultor do desenvolvimento em parceria com a iniciativa privada”, comentou.
“Vou aos bairros conversar com as pessoas. Tenho amizades em toda Natal. Se esse for o desejo da população, no ano que vem vamos reunir o partido e tomar a decisão. Se for o caso de disputar mais uma vez a Prefeitura do Natal se é um desejo do povo ou não. Mas isso sera uma discussão para o proximo ano. Creio que esse ano os gestores precisam esse ano ter tranquilidade para trabalhar, ja que essa atividade é um estado de espírito permanente”, disse Carlos Eduardo, que será presidente do diretório de Natal do PSD.
O evento contou com a presença de prefeitos do PSD no RN e nomes como o secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, e a senadora Zenaide Maia, presidente do partido.
“Acho importantíssimo para nós. O PSD está de portas abertas, temos 18 prefeitos e estamos conversando com cada um e convidando outros. Carlos Eduardo é um nome que qualquer partido gostaria de ter, então é uma felicidade grande para nosso partido”, disse.
Carlos Eduardo Alves, 63 anos, foi prefeito de Natal entre 2005 e 2010 e entre 2013 e 2018. Nas últimas duas eleições gerais, concorreu aos cargos de Senador (2022) e Governador do RN (2018), não conseguindo a eleição nas duas ocasiões.
A movimentação política do ex-prefeito Carlos Eduardo Alves ao deixar o PDT para ingressar no PSD, parece não incomodar o aliado PT, na eventualidade de uma disputa eleitoral em Natal contra a deputada federal Natália Bonavides, que já se lançou pré-candidata à prefeita em 2024.
Mesma coisa em relação a São Gonçalo do Amarante, onde se fala numa eventual candidatura a prefeito do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado dos Santos, contra o atual prefeito petista Eraldo Paiva.
Presidente estadual do PT, o ex-deputado estadual Júnior Souto, trata a questão com naturalidade: “PDT e PSD são partidos com os quais dialogamos em torno projeto nacional, quanto a expectativas e pretensões de Carlos Eduardo não vejo como essa mudança partidária, automaticamente, altere os cenários futuros no que se refere à candidatura majoritária”.
Apesar de ter conversado há alguns meses com o secretário, Júnior Souto também acredita que Jaime Calado não tentará o terceiro mandato de prefeito São Gonçalo do Amarante: “O secretário em última conversa que tivemos, assegurou que não será candidato”.
O chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Raimundo Alves Júnior, afirma que “a princípio a vida partidária das lideranças políticas aliadas não implica em alterações nas relações com o Governo, desde que guarde relações com a aliança que forma o Governo e o PSD liderado pela senadora Zenaide Maia, que já participa do Governo”. Com relação as eleições municipais, Raimundo Alves disse que “só serão tratadas em 2024”.
Tribuna do Norte